segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tiririca raspa o cabelo e sofre com gozação dos colegas



O deputado federal Tiririca (PR-SP) resolveu mudar de visual e raspou o cabelo. Careca, o comediante virou alvo das piadas dos colegas deputados e já ganhou até o apelido de Tio Chico, personagem da Família Adams. Desde que se tornou parlamentar, Tiririca promoveu outras mudanças de visual e chegou a tirar o bigode, característico de seu personagem.

- Como eu sou artista circense, sempre fazia essa mudança de visual no circo. Eu não gosto de ficar na mesmice - contou Tiririca.

Desde que foi ao cabeleireiro, o deputado tem convivido com as gozações:

- É muita gozação. Já me chamaram até de Tio Chico, mas numa boa. Outros disseram: "esse cara está feio para caramba".

Colega de plenário de Tiririca, o deputado Ricardo Izar (PSD - SP) foi um dos que fizeram piada com o novo visual do comediante:

- Está horrível, parecendo uma lombriga. Está muito feio.

- Estou desconfiado que isso foi piolho - brincou Nelson Pellegrino (PT - BA).

Globo.com

Estão extraindo pedras do campo da rodoviária!



Diariamente, marreteiros são vistos quebrando pedras no Campo da Rodoviária. Até ai, tudo bem, uma atividade normal. Só que a população precisa de respostas às suas indagações: Quem teria autorizado a retirada das pedras do local, já que a área pertence ao Estado? Pra onde estão indo aquelas pedras? Quem estaria sendo beneficiado com isso? Qual o motivo, que objetivou a referida ação?

Folha de Esperança circula amanhã


Mesmo passando por dificuldades devido ao não recebimento de três faturas junto a tesouraria da Prefeitura Municipal de Esperança,oriundas de serviços prestados através de matérias de interesse do Chefe do Executivo, cujas notas fiscais avulsas já foram extraídas no setor de finanças e até os respectivos impostos já foram pagos antecipadamente aos cofres do município, a FOLHA DE ESPERANÇA sai às bancas, trazendo o melhor da informação para você. O Jornal, como é de praxe, poderá ser encontrado nos seguintes locais: Fiteiro Paraiban, do Toinho, no Calçadão da Praça Getúlio Vargas, Super Esperança em “stand” interno e em Joab Gravações. O jornal está sendo vendido ao preço de R$ 1,00 e contém 16 páginas, mostrando os principais fatos de Esperança, Areial, Montadas, Remígio e Areia, cidades onde tem circulação.

Criatividade ou falta de cavaletes?


A Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Esperança encontrou uma maneira não muito convencional para evitar a passagem de carros na José de Andrade. Colocou um tubo de cimento(foto), causando perigo aos motoristas apressadinhos e menos avisados. Hoje pela manhã, por pouco não houve um acidente no local. Um carro veio pela Floriano Peixoto e ao entrar para a José de Andrade, rumo a Manoel Rodrigues, por pouco não bateu no tubo colocado.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Número de assaltos a agências dos Correios na PB sobe para 47 este ano




Texto A agência dos Correios do município de Remígio, localizado no Agreste paraibano e que fica a 157 km de João Pessoa, foi assaltada na tarde desta quinta-feira (20). Segundo o delegado do município, Lamartine Lacerda, os bandidos fugiram quando seguranças de uma empresa particular chegaram ao local.

Ainda de acordo com o delegado, os seguranças atiraram para cima na intenção de coibir a ação dos bandidos, que fugiram em duas motos. A polícia não divulgou a quantidade levada pelos assaltantes. Até às 17h30, ninguém havia sido preso.

Funcionários dos Correios informaram que dois homens armados chegaram ao local e anunciaram o assalto. Os assaltantes renderam seis pessoas dentro da agência, roubaram o dinheiro dos caixas e dos clientes, assim como seus celulares.

Na tarde da quarta-feira (19) a agência dos Correios no município de Puxinanã, no Agreste paraibano, já havia sido assaltada pela segunda vez este ano. A última abordagem criminosa no estabelecimento havia acontecido no dia 28 de setembro, quando a agência funcionava, mesmo durante a greve nacional dos funcionários.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, com o assalto desta quinta-feira, já foram registrados 47 assaltos em Correios na Paraíba em 2011. No ano passado, foram 53 no total.

Confira a lista das agências paraibanas assaltadas este ano abaixo:

Agreste
Araçagi (2 vezes)
Alcantil
Arara
Bananeiras
Distrito de São José da Mata (Campina Grande) (3 vezes)
Montadas (2 vezes)
Areial
Esperança
Gurinhém
Pilõezinhos
Lagoa de Dentro
Puxinanã (2 vezes)
Curral de Cima
Remígio (último caso registrado)

Litoral
Cuité de Mamanguape
Cabedelo
Mulungu
Baía da Traição (3 vezes)
Santa Rita (2 vezes)
Mataraca
Lucena

Cariri
São Sebastião de Umbuzeiro (2 vezes)
Barra de São Miguel (3 vezes)
Camalaú
São Domingos do Cariri (2 vezes)
Passagem
Umbuzeiro (2 vezes)
Livramento

Sertão
Maturéia
Santa Terezinha
Bom Sucesso
Pedra Lavrada
São José de Piranhas
São Francisco

Cássio participa de evento em São Paulo e retorna domingo para PB



O senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) retorna para a Paraíba no próximo domingo (23). Através do twitter ele informou na tarde desta sexta-feira (21) que vai desembarcar no aeroporto João Suassuna de Campina Grande no início da tarde, por volta das 13h40.

A demora para chega é porque Cássio vai participar do Teleton no sábado (22), no SBT.

Pelo twitter Cássio disse que estava em São Paulo e participaria do anúncio da nova Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em Campina Grande.


PB Agora

Mesmo sem ter sido inserido em pesquisa eleitoral, Otílio Rocha reafirma que é pré-candidato em Esperança



O jornalista Otílio Rocha afirma que é pré-candidato a vereador de Esperança.

“Sou pré-candidato. Isto já está decidido. O meu nome está à disposição do PRTB, partido que sou presidente da legenda em Esperança. Apesar de aliados do prefeito terem pressionado para a saída de filiados pré-candidatos à vereador do nosso partido e mesmo migrando seis deles para outras legendas da situação, ainda assim, sairemos com seis candidatos e poderemos coligar na proporcional com outros partidos do nosso nível com chances de fazermos um ou dois vereadores no próximo pleito ”. A declaração é do radialista e rotariano Otílio Rocha, respondendo a entrevista a Imprensa de Campina Grande nesta sexta-feira, se estaria mesmo disposto a concorrer nas eleições do próximo ano para vereador no município de Esperança. “Já mim candidatei outras vezes e acho que o momento é de mudança e oportuno para tentar novamente uma vaga na Casa de Francisco Bezerra da Silva. Faço parte de uma família conhecida em Esperança. Sou cidadão esperancense, através de decreto-lei, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, desde 1992, sou brasileiro com minhas obrigações eleitorais em dia e tenho direito, como cidadão, a disputar qualquer cargo no município, inclusive de Prefeito, se assim achar conveniente”. “A eleição municipal será para o ano e daqui para lá, muitas águas irão rolar por debaixo da ponte. Ainda é muito cedo para se fazer previsão se este ou aquele candidato será eleito. Tudo vai depender do povo, do eleitor, que tem o poder de eleger ou derrotar alguém com pretensões políticas”, disse Otílio Rocha.



Otílio Rocha elogiou a Administração do prefeito Nobinho Almeida por suas realizações em favor de Esperança e que caso seja eleito fará um trabalho voltado para as camadas da população mais carente, dando prioridade aos bairros do Portal, Britador, Comunidade São Francisco, onde reside há muito tempo, e pista.

Lembrou que já foi candidato à vereador por cinco vezes, tendo ajudado a eleger três prefeitos em Esperança - Dr. Ledo, Arnaldo Monteiro e Nobinho Almeida - e que nunca teve oportunidade em nenhum governo dos prefeitos eleitos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

TRE ainda não recebeu notificação do STF e diplomação de Cássio Cunha Lima fica sem data

Em entrevista coletiva a imprensa às 18h desta quarta-feira (19), o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba declarou que ainda não foi acionado pelo STF para encaminhar a posse do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Apesar do ministro do STF Joaquim Barbosa ter declarado no início da tarde de hoje (19), posse imediata ao tucano, Leonardo Lívio Ângelo Paulino afirmou que o TRE ainda não foi comunicado da decisão.

Leia mais: Diretor do TRE concederá coletiva para explicar trâmites da diplomação de Cássio Cunha Lima


Sendo assim, ainda não foi marcada a data para a diplomação de Cássio Cunha Lima.

As informações foram veiculadas no programa Balanço Geral da Rádio 98FM, Correio Sat.



Pollyana Sorrentino

Ronaldo Cunha Lima se emociona com conquista do filho no Supremo







Ronaldo Cunha LimaO ex-governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima (PSDB), não conseguiu esconder sua emoção ao saber da decisão do Supremo Tribunal Federal garantindo a posse no Senado de seu filho Cássio. Em desabado a um sobrinho, o ex-governador abriu o coração e revelou o tamanho de sua alegria.

“Estou mais feliz do que se fosse comigo”, afirmou Ronaldo.

Nossa fonte revelou ainda que há muito não se via o político tão radiante. Segundo relata, o chefe do Clã Cunha Lima encara a posse do filho uma realização pessoal, ao ver seu herdeiro ocupando o mais importante cargo do legislativo brasileiro.

Para oficializar posse no Senado, Cássio aguarda sua diplomação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.



Do Mais PB

Diretor do TRE concederá coletiva para explicar trâmites da diplomação de Cássio Cunha Lima

O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, concederá às 18h desta quarta-feira (19), uma entrevista coletiva à imprensa com o objetivo de explicar os procedimentos burocráticos para efetivar a diplomação do senador Cássio Cunha Lima.

Leia mais: STF decide: Cássio Cunha Lima deve tomar posse no Senado Federal imediatamente

De acordo com a assessoria, o TRE ainda não foi acionado pelo Supremo Tribunal Federal determinando a posse de Cássio.


No início da tarde de hoje, o ministro Joaquim Barbosa - relator dos agravos impetrados por Wilson Santiago contra Cássio Cunha Lima - votou favorável a diplomação imediata do tucano.




Pollyana Sorrentino

Joaquim Barbosa rejeita agravos e vota pela posse de Cássio no Senado



Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou os agravos regimentais interpostos pela Coligação 'Paraíba Unida', Bivar Sousa Duda e José Andrea Magliano Filho e determinou a posse imediata do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) no Senado Federal.
O relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, rejeitou os agravos e determinou a comunicação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que Cássio seja diplomado e empossado senador, antes mesmo da publicação do acordão no Diário Oficial da Justiça .

Cássio teve seu recurso extraordinário nº634250 provido pelo ministro Joaquim Barbosa no dia 3 de maio e desde lá aguardava os julgamentos dos agravos regimentais para poder tomar posse no Senado.

O tucano foi o candidato mais votado para o Senado Federal, mas teve o registro de sua candidatura barrado pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Porém, com a decisão do STF de que a Lei só terá validade nas eleições de 2012, o tucano ganhou o direito de assumir a cadeira no Congresso Nacional.

Clickpb

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Greve dos Correios acaba, mas entregas só serão normalizadas em 03 dias



A Justiça do Trabalho determinou na última terça-feira, dia 11, que os trabalhadores dos Correios deveriam voltar a trabalhar na última quinta-feira, 13. Em Esperança, os servidores só voltaram a trabalhar em sua totalidade hoje.Desde quinta-feira, a Agencia dos Correios situada na Praça Getúlio Vargas se encontrava aberta com restrições no atendimento ao público.Para botar as entregas de correspondências e encomendas em dia, o setor de triagem organizou escalas de trabalho nos últimos dias. As entregas devem ser normalizadas até quinta-feira, dua 20, segundo previsões de funcionários locais. Os consumidores estão reclamando bastante das contas de cartões de créditos e faturas que estão sendo entregues pelos carteiros, pois estão com datas de vencimentos atrasadas e deverão pagar juros nas próximas faturas. Algumas pessoas estão querendo acionar o Ministério Público, objetivando atenuar o problema.

Bancários da Paraíba aprovam fim da greve e agências reabrem amanhã



Os bancários da Paraíba aprovaram na noite desta segunda-feira (17), por volta das 21h, o fim da greve, durante assembleia e as agências reabrem nesta terça-feira (18).
A princípio foi aprovada a volta dos bancários da rede privada, já os os bancos estatais apenas a Caixa Econômica e Banco do Brasil. A categoria segue negociando com o Banco do Nordeste - que ficaram sem o registro de piso salarial na carteira de trabalho -, em outros Estados do Nordeste foram rejeitadas a proposta da Fenaban.
Na última sexta-feira (14), depois de dois dias de negociação com representantes dos trabalhadores, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs reajuste salarial de 9% - a reivindicação inicial era de 12,8% -, que inclui a reposição da inflação dos últimos 12 meses (até setembro) mais 1,5% de aumento real, além de outras melhorias.
Os bancários vão ter aumento real pelo oitavo ano consecutivo, valorização do piso, distribuição de um valor maior de PLR e avanços nas cláusulas de segurança e saúde do trabalhador. Pela proposta, o piso da categoria sairá de R$ 1.250 para R$ 1.400 (reajuste de 12%), e o teto para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) subirá para R$ 2.800, mais 2,2 salários. Há ainda uma cláusula que proíbe a divulgação de rankings individuais de funcionários e o compromisso de novas contratações.

PB Agora

domingo, 16 de outubro de 2011

Paraibanos não acreditam mais em políticas públicas e revelam que parlamentares só administram pensando em interesses próprios

População paraibana não acredita mais em políticas públicas e revela que parlamentares administram em prol dos seus próprios interesses

A famosa dança das cadeiras teve início ainda entre o final do primeiro e início do segundo turnos das eleições 2010, com a surpreendente aliança ao bloco socialista da deputada estadual Iraê Lucena (PMDB), diga-se de passagem, na iminência de expulsão. Mas é bíblico, “quem nunca pecou que atire a primeira pedra”. Iraê foi apenas “Gênesis”, depois dela vários “discípulos” seguiram seu caminho.

As justificativas para o troca-troca de legendas são infindáveis, mas o Portal PB Agora selecionou algumas e publicou numa enquete na semana passada, fazendo o seguinte questionamento: “O que você acha das recentes intrigas e trocas de partidos por políticos veteranos?” As seguintes opções foram disponibilizadas: 1 – Interesses próprios (60%), 2 – Estratégias políticas (12,85%), 3 – Traições (15%), 4 – Brigas internas (7,5%), 5 – Articulações governistas (3,64%), 6 – Não sei opinar (0,91%), 7 – Nenhuma das alternativas (0%).

Como não poderia deixar de ser, o resultado leva a crer que a população não acredita mais nos políticos, menos ainda nos que prometem melhorias públicas e acabam praticando políticas baseadas em interesses próprios. 440 internautas responderam a enquete, confira abaixo o print e opine sobre se você concorda ou não com o resultado.











Simone Duarte

PB Agora

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SindiFisco garante que greve da categoria não atrapalha pagamento da folha estadual

O presidente do SindFisco, Victor Hugo, garantiu nesta sexta-feira (14), que a greve da categoria não vai prejudicar o pagamento dos servidores estaduais nos próximos meses.

Leia mais: Aracilba garante salários dos servidores de outubro, mas sinaliza: greve do Fisco ameaça próximas folhas

Ele concordou que a greve causa impacto na arrecadação dos impostos, mas não compromete o pagamento do funcionalismo.

Leia mais: Greve do Fisco barra entrada de mercadorias, desabastece indústria e faz Estado perder R$ 24 milhões

Hugo disse que o Governo do Estado tem outras fontes de rendas como transferências federais e a cobrança de outros impostos que aumentam a receita estadual.

O sindicalista criticou a secretária de finanças Aracilba Rocha pela propagação da possível falta de dinheiro para os proventos dos servidores e disse que foi uma forma do governo ‘colocar os servidores contra nossa categoria’.

Sobre as negociações para o fim do movimento grevista que já dura nove dias, Victor Hugo lamentou a falta de compromisso do Governo do Estado em solucionar o impasse. Ainda não há previsão de retorno ao trabalho.



Hyldo Pereira

Uma nova "Divina" surge em João Pessoa




Com a presença de convidados seletps, o casal empresário Odailson Teotonio dos Santos e Suaraia, inaugurou ontem, dia 13, às 21h00, em Manaíra,, em João Pessoa, uma nova Panficiadora Dinina Nisericórdia, dentro dos mais modernos padrões e conforto do segmento paraibano. Foram oito meses, segundo Odailson Teotonio, de muita luta e perseverança, para que chegasse ao objetivo. Seguindo uma linda sofisticada, a Panificadora Divina Misercórdia, surge no mercado pessoense como uma nova opção !delicatessen/café da manhã, com deliciosas tortas, bolos e salgados finos sob encomenda. Cerca de 12 funcionários farão parte, inicialmente da equipe da Divina em João Pessoa, que fica situada na rua João Cãncio da Silva, 1245, em Manaira, na capital do Estado.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Promotoria obtém liminar contra Areial e pede indenização


O juiz Jailson Shizue Suassuna, da 1ª Vara de Esperança, concedeu Liminar em Ação Civil Pública Ambiental proposta pela Promotoria de Justiça contra o município de Areial, estabelecendo o prazo de cinco dias para que o município adote as medidas que forem necessárias no sentido de cessar o lançamento a céu aberto nos Sítios São Sebastião e Areial, dos resíduos sólidos e líquidos trazidos pelo sistema coletor de esgoto do Município.

A decisão determina que os resíduos sólidos e líquidos devem ser colocados em local adequado, conforme determinado pelas autoridades sanitárias, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 1 mil pelo descumprimento.

De acordo com o promotor de Justiça Clístenes Holanda, que propôs a ação, a irregularidade na destinação dos resíduos sólidos e líquidos do município vem ocorrendo há muitos anos, causando gravíssimos prejuízos ao meio ambiente e colocando em risco a saúde da população, sem que o poder público adotasse qualquer providência no sentido de sanar o problema.

Ainda segundo o promotor, o lançamento dos resíduos naquelas terras, a céu aberto e sem qualquer tipo de tratamento, contaminou-as, inviabilizando tanto a criação de animais quanto a atividade agrícola. A ação foi instruída com inúmeras fotografias e laudos técnicos da Sudema que atestaram o grave problema ambiental e de saúde pública existentes.

“É inegável o direito da coletividade a um meio ambiente hígido, preservado e imune à violações dessa natureza, assim como o direito à saúde, flagrantemente ameaçado justamente pela conduta do Poder Público Municipal, a quem compete, em primeiro grau e por comando constitucional, o seu velamento”, disse Clístenes Holanda.

A Promotoria de Justiça pede, na ação, a condenação do Município à obrigação de se abster de continuar o lançamento dos resíduos da forma como vinha sendo realizada, dando início de imediato as obras que se mostrarem necessárias à sua correta destinação, a condenação à obrigação de recuperar toda a área ambientalmente degradada e a condenação ao pagamento, a título de indenização por dano moral coletivo, da importância de R$ 1 milhão de reais, a ser revertida em favor do Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Fonte:PB Agora

Retrato do tempo


Alheio a tudo e a todos, ele dorme tranquilamente na rua 04 de outubro, após tomar umacahacinha nos botecos da cidade.

Ainda tem muita água na Barragem de Camará






Apesar de ter arrobado, a Barragem de Camará ainda acumula muita água. É o que pôde comprovar a reportagem deste blog, que esteve no domingo(02), no local, município de Alagoa Nova. Os trabalhos de recuperação estão prometidos para este mês, segundo disse o governador Ricardo Coutinho, quando da assinatura do convenio na Praça da Cultura,em Esperança, juntamente com o Ministro da Integração Social, Fernando Bezerra.

Prefeito inaugura creche, tres salas de aula e calçamento de ruas da Bela Vista





O prefeito Nobson Pedro de Almeida, de Esperança, inaugurou, hoje a tarde, por volta das 16:00 hrs, a creche João Ariano Calandri, uma das mais modernas e equipadas da cidade,que ficou lotada de convidados. A professora Marilene Diniz, foi a primeira oradora, depois falaram outras pessoas e finalmente o prefeito. Logo após, sob a benção do padre João de Deus, da Paroquia de Nossa Senhora da Conceição, onde inaugurou festivamente três salas de aula, implantadas em sua gestão.
Depois, a comitiva do prefeito, esteve da Beleza dos Campos, onde fez falou a respeito do calçamento que está sendo implantado.

domingo, 9 de outubro de 2011

FPCC coopta jovens para fazerem parte de suas ações criminosas no Nordeste



Uma reportagem especial, publicada no Portal UOL deste domingo, 9, apresenta uma realidade assustadora: os estados nordestinos, entre eles a Paraíba, viraram sede de “filiais” da mais perigosa organização criminosa do País: o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo.
De acordo com a reportagem, investigações recentes das policiais estaduais do Nordeste e da Federal indicam que o crime organizado se deslocou para a região e está cooptando jovens para fazer parte do PCC.
Aqui, o Comando criminoso ganha força com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. A escolha do Nordeste como novo “endereço comercial” dos bandidos do Sudeste é por serem mais pobres e de estruturas policial e judicial precárias.
Hoje, os estados nordestinos passaram a viver estatísticas ainda piores que as encontradas no Rio de Janeiro e em São Paulo nos anos 90. Matéria publicada com exclusividade pelo Portal Correio em setembro já mostrava que a Paraíba apresenta índices de homicídios equivalentes ao de países em guerra, com registro de 1.100 homicídios nos oito primeiro meses deste ano.
Ainda de acordo com o Portal UOL, apenas no Piauí e no Rio Grande do Norte não houve registros de prisões de membros do PCC e, coincidentemente, são os dois estados com a menor e a terceira menor taxa de homicídios da região, respectivamente.
A reportagem lembra o caso de Anderson Michellon de Oliveira Lima, 23, preso em abril deste ano em João Pessoa e que confessou integrar o grupo paulista. Com ele foram apreendidos, além de quatro armas e mais de 3 kg de drogas, uma parte do estatuto do PCC. Anderson é apontado como autor do assassinato um comerciante em João Pessoa.
RECORDES DE VIOLÊNCIA
Para especialistas ouvidos pelo UOL, com o “aperto” policial no Rio e em São Paulo -que dominavam o ranking de violência-, os grupos criminosos subiram no mapa nacional e ramificaram a atuação onde o aparelho estatal se aparentava mais frágil. Hoje, o Nordeste tem a maior taxa de homicídios entre as cinco regiões do país.
Entre 1998 e 2008, segundo dados do Mapa da Violência, do Ministério da Justiça, o Nordeste viveu aumento de 78% na taxa homicídios para cada 100 mil habitantes, que saltou de 18,5 para 32,1. O país fechou 2008 com média de 24. Nesse período se multiplicaram casos de investigações que apontaram atuações de grupos criminosos de outras regiões no Nordeste.
E não para por aí. Os índices continuam crescendo anualmente e mesmo os estados menores, como a Paraíba, já vive rotina semelhante ao Rio de Janeiro de alguns anos. Mesmo mantendo a fama de violento, o Rio de Janeiro, hoje, é jardim de infância perto do que está acontecendo no Nordeste.
O PCC coopta jovens, muitos menores de idade, para atuarem em suas frentes. A promessa de poder, proteção e dinheiro fácil são os principais atrativos. Mas, vale lembrar que a expectativa de vida desses “peixes pequenos” é bem inferior a dos chefões, que comandam de longe, protegidos por fortalezas, as ações do grupo. Dos 1.100 homicídios registrados até agosto deste ano no Estado, a grande maioria era e jovens com menos de 25 anos.
Wanja Nobrega com informações do Portal UOL

33º Festa da Padroeira de Nossa Senhora de Lourdes encerrada hoje com missa solene


A Comunidade religiosa do distrito de Massabielle viveu, ontem a noite, o ápice de sua 33º Festa da Padroeira sw Nossa Senhora de Lourdes. No pavilhão, instalado na rua principal, centenas de fieis se aglomeraram, onde ouve leilões arrematados pelas autoridades e convidados presentes à aquele distrito de Esperança. O Prefeito Nobinho, acompanhado da primeira dama Tayana Grangeiro, estiveram presentes, juntamente com os Secretários de Agricultura Gilvan Salviano e Obras e Urbanismo Niedson e demais assessores, e juntos, abrilhantam o evento organizado pela comunidade daquele distrito. A festa prolongou-se até as primeiras horas da madrugada de hoje, com música ao vivo com algumas atrações que abrilhantaram a noitada. A programação religiosa encerrou-se hoje a tarde com a missa solene de encerramento, celebrada pelo padre Romualdo Vieira, administrador paroquial e a animação ficou por conta de Fabrício. Por outro as crianças se divertiram com um parque de diversões instalado na rua principal do evento.

Ministério Público Eleitoral já está de olho em pré-candidatos; deslize pode levar a impugnação de candidatura



O controle do que os candidatos farão na internet e a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 35/10) são os principais desafios do Ministério Público Eleitoral (MPE) para as eleições de 2012 na Paraíba. Mas o procurador Regional Eleitoral, Yordan Moreira Delgado, afirma que o órgão já está de olho para as ações dos pretensos candidatos e os próprios partidos atuarão como fiscalizadores dos atos dos adversários.

Segundo ele, os candidatos e partidos deverão respeitar os mesmos prazos garantidos para a propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio, para também fazerem o mesmo na Internet. Assim, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 21 de agosto de 2012, faltando apenas 47 dias para as eleições, a internet poderá ser bombardeada pelas campanhas políticas.

“Basicamente eu diria que a propaganda eleitoral continuará sendo feita pelos meios tradicionais, mas o que tem de realmente diferente, é o uso mais frequente da Internet e outros meios de divulgação da candidatura. Mas estarão valendo os mesmos prazos estipulados para TV e rádio e propagandas antecipadas serão fiscalizadas e coibidas”, assegurou o procurador.

Por isso, tendo em vista os riscos para os futuros candidatos desavisados e que possam tentar burlar a legislação eleitoral, o corregedor Yordan faz um alerta. “Primeiro, evitem propaganda antecipada e saibam da legislação eleitoral para evitar serem punidos por violá-la com propaganda antecipada ou captação ilícita do sufrágio, que são as formas mais usuais de irregularidades e que, infelizmente ainda são muito comuns na Paraíba”, afirmou.

O procurador explicou que antes do registro das candidaturas, se existir propaganda, ela será considerada como antecipada, o que é proibido por lei. “O que pode haver é propaganda do partido político, mas não de candidatos, até porque não podemos considerar que eles já são candidatos. Então a lei geral das eleições disciplina todos os prazos”, disse.

Yordan afirma que as captações ilícitas do sufrágio ocorrem geralmente após o registro da candidatura, como a “tentativa de distribuir tijolos e outras benesses, como cestas básicas”. Segundo ele, uma vez comprovado o ilícito com o intuito de obter votos, pode-se levar a cassação do mandato, no caso de eventual eleição.

Para ficar de olho no que rege a legislação eleitoral no que tange à utilização da Internet para fins de campanha, um dos poucos prazos estipulados é o que se refere a discriminação dos recursos para financiamento da campanha.

Segundo o TSE, no dia 6 de agosto de 2012 é o dia quem em que os partidos políticos, as coligações e os candidatos são obrigados a divulgar, pela Internet, em um site criado pela Justiça Eleitoral, um relatório discriminado dos recursos em dinheiro estimáveis que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que realizarem.

Partido será fiscalizador

Para Yordan, a Lei da Ficha Limpa é o diferencial de 2012 no combate às corrupções nos próximos mandatos de prefeitos e vereadores, já que irá barrar a eleição de candidatos com irregularidades em suas fichas. “Houve uma polêmica em torno da validade da Lei da Ficha Limpa e o Supremo entendeu por maioria de votos que ela não seria válida para as eleições do ano passado, mas que seria válida em 2012.

Possivelmente terão questionamentos pontuais sobre aspectos da lei, mas ela será a grande novidade”, afirmou.

O Supremo Tribunal Federal (STF) quer decidir a validade da Lei para 2012 ainda neste mês. A maioria dos ministros aguarda que a Suprema Corte adote logo uma posição para evitar a incerteza da eleição passada. Segundo o ministro Luiz Fux, o julgamento deve ocorrer na segunda quinzena deste mês

MPE estuda impugnações De acordo com o procurador, a

penas quando forem realizados os registros das candidaturas é que o MPE irá verificar e possivelmente realizará impugnações. “No momento oportuno é que poderemos avaliar quantos candidatos estarão, em tese, impedidos de serem eleitos em função de condenações criminais, improbidade administrativa e reprovação de contas”, afirmou.

Ele informou ainda que como se trata de eleições municipais, terá que contar com o apoio dos promotores eleitorais. “As impugnações serão feitas pelos promotores de justiça que atuam nas zonas eleitorais. A procuradoria fará um trabalho coordenado. Buscaremos fazer reunião com o procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, justamente para verificar com ele a necessidade de uma reunião com os promotores. Mas isso só será feito quando estiver mais próximo do processo eleitoral”, assegurou.

As impugnações podem ser feitas pelo MPE ou mesmo por partidos ou políticos adversários aos candidatos. O prazo para que os partidos políticos e coligações apresentem no cartório eleitoral o requerimento do registro de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador, se encerra no dia 5 de julho de 2012. As impugnações podem ocorrer a partir de cinco dias do registro da candidatura.

Ele lembrou ainda que candidatos à reeleição ou que já assumiram o cargo anos antes, também terão as contas de seus mandatos avaliadas e consideradas como critério para a impugnação. “Se as contas forem rejeitadas, ele estará enquadrado na Lei da Ficha Limpa”, explicou.


Jornal Correio da Paraíba

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Funcionários do Fisco continuam em greve


Desde a última terça-feira, dia 04 de outubro, que funcionários públicos que prestam serviços na Coletoria de Esperança estão em greve, Integrantes do Fisco estadual encabeçam o movimento paredista e não tem data prevista para o término. O Governo do Estado, por sua vez, ameaça cortar o ponto dos grevistas e descontar os dias nãotrabalhados em folha de pagamento.

Marido enciumado mata mulher com várias facadas




Um homem esfaqueou a própria esposa dentro de casa no município de Esperança, na tarde desta quinta-feira (6). A polícia informou que a vítima chegou a ser encaminhada para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o soldado Araújo, da Companhia da Polícia Militar de Campina Grande, Malvina dos Santos Emiliano, de 36 anos, foi esfaqueada pelo marido Emiliano José de Maria, que fugiu após o crime. Segundo informações das testemunhas, o suspeito pegou um táxi e teria seguido em direção ao município de Campina Grande.

O soldado Araújo informou que por volta das 21h desta quinta-feira o suspeito foi preso em Santa Terezinha. A prisão aconteceu após a policia receber uma ligação anônima informando o paradeiro do suspeito. Ele estava com a roupa manchada de sangue.

O soldado explicou que a polícia ainda não conseguiu colher mais detalhes sobre o homicídio porque os moradores da cidade estão abalados e por isso acabam passando poucas informações. O motivo do crime teria sido ciúmes.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Começa terraplenagem da Vila Olímpica





O ponta pé inicial para construção da Vila Olímpica aconteceu ontem, pela manhã, no terreno depois do Portal, em Esperança. Os recursos já estão disponíveis na Caixa Econômica Federal e a Construtora vencedora da licitação já iniciou os trabalhos de terraplenagem no local. O prefeito Nobinho e assessores diretos, esteve no local verificando o início da obra, cujos recursos foram carreados pelo ex-deputado federal Armando Abílio, atual presidente do P.T.B. no Estado.

Procurador Geral do Estado admite pedir ilegalidade da greve do Fisco

A greve dos agentes fiscais na Paraíba poderá acabar na Justiça. É que o procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro, admitiu que poderá pedir a ilegalidade da paralisação iniciada nesta quarta-feira.

Carneiro informou que aguarda apenas uma reunião com o governador Ricardo Coutinho, que se encontra em Brasília, pra discutir o assunto.


O Fisco cruzou os braços reivindicando pagamento do subsídio salarial aprovado no governo Cássio. O governo não se nega a pagar, mas pede para que a reposição seja feita a partir de janeiro de 2012.


A greve dos 800 agentes fiscais, que recebem de R$ 8 mil a R$ 17 mil, pode comprometer a arrecadação do estado e inviabilizar o reajuste salarial de outras categorias.


A informação está no Blog de Luis Torres.