sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Menor morre em acidente de moto

Menor morre em acidente de moto
O adolescente Emanoel de Medeiros Vieira, de 15 anos, mais conhecido como “Arroz”, morreu, na noite de ontem, quinta-feira (27), após se envolver em um acidente de moto no município de Alagoinha.

A vítima seguia de Cuitegi para Alagoinha com outro colega, na moto, quando teria colidido lateralmente com outra motocicleta em que viajavam outros dois rapazes e que possivelmente estariam todos juntos.

Ao cair, Emanoel bateu com a cabeça no chão e como estava sem capacete morreu na hora. O amigo que seguia com ele, identificado como M.S.S. também de 15 anos, foi levado pela SAMU para o Hospital Regional de Guarabira.

O acidente aconteceu na entrada da cidade de Alagoinha, mais precisamente em frente ao Colégio Estadual Agenor Clemente. Os ocupantes da outra motocicleta fugiram do local.

As duas motos envolvidas no acidente, uma POP 100 e uma Trax, foram retiradas do local antes da chegada da Polícia Militar de trânsito.  


Fotos: Andeson Santos/Portalmidia


Portalmidia.net

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Carro oficial de Prefeitura bate em caçamba e motorista morre





Um grave acidente ocorreu na manhã desta terça-feira(18) entre as cidades de Teixeira e Desterro.

Um Fiat Uno da prefeitura de Desterro,tentou desviar de uma bicicleta naquele percurso,vindo a bater de frente com uma caçamba.




O motorista do Fiat Uno,o jovem de nome,Evanderbam,popularmente conhecido por Vando Araújo,faleceu no local do ocorrido,o Fiat Uno,ficou parcialmente destruído com o impacto.








fonte: http://www.erivaldoguedes.com/

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Adolescente acusado de Homicídio em Remígio foi executado em Campina Grande. Vítima vivia com mulher de 42 anos.



Foi encontrado morto no bairro do Jeremias, na cidade de Campina Grande, Gustavo da Costa Lucena, 17 anos, mas conhecido por Guga, irmão do Rei Leão de Remígio.


Guga tinha mandado de busca e apreensão em aberto por ter participado da morte de EMERSON NOBERTO DE OLIVEIRA vulgo "MOSQUITO" de 20 anos no dia 07/07/2014. Desde então estava foragido, e dois meses depois a polícia Militar de Remígio prendeu o adulto envolvido LUCAS LUCENA DA SILVA, 18 anos, vulgo "LUQUINHA" .


Em Campina Grande, Guga estava vivendo maritalmente com uma mulher de 42 anos, que tinha 8 filhos, e por volta das 8:00hs desta manhã de segunda-feira, 17 de agosto, ele foi baleado enquanto dormia.
O fato que intriga a polícia do brejo paraibano, é que Guga tinha mandado de Busca em aberto desde de 2014, mas a poucos dias ele havia sido detido portando um revolver no terminal de integração e permaneceu em liberdade ??

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Saúde deve prevenir 11 mil estudantes contra Hanseníase

 Saúde deve prevenir 11 mil estudantes contra Hanseníase
A Prefeitura Municipal e João Pessoa (PMJP) começou a imunizar os estudantes de cinco até 14 anos da Rede Municipal de Ensino pela Campanha Nacional da Hanseníase e Geohelmentíase. A ação, realizada por meio das secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Sedec) tem o objetivo de tratar verminoses e prevenir casos suspeitos das duas doenças.

Neste terceiro ano da campanha deverão ser tratados aproximadamente 11 mil alunos matriculados em 22 escolas municipais e nove Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da Capital. A ação intensificada segue até a sexta-feira (14), mas as escolas podem continuar as atividades inerentes à campanha ao longo do mês de agosto.

As equipes de Saúde da Família estão visitando as instituições de ensino que trabalham em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) em busca de crianças e adolescentes que apresentem sinais e sintomas das doenças. Os profissionais estão se reunindo também com os pais dos estudantes para fortalecer a participação na campanha.

Foram distribuídas fichas de autoimagem para as escolas que participam da ação. Nas fichas, com desenho do corpo humano, os responsáveis vão marcar onde as crianças possuem qualquer tipo de machas na pele, para serem avaliadas pelas equipes da atenção básica.

“A participação dos pais é essencial na autorização para o tratamento das verminoses com o medicamento albendazol e também para fazerem os exames junto às crianças para identificar as manchas no corpo, que pode ser caso de hanseníase”, afirmou Séfora Andrade, técnica da área de Tuberculose e Hanseníase da SMS. Os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento. “Vale ressaltar que o tratamento para as duas doenças acontecem diariamente nas Unidades de Saúde da Família e mesmo as crianças que estudam em escolas não incluídas na campanha podem ter acesso ao tratamento”, explicou Eveline Vilar, coordenadora da área de Tuberculose e Hanseníase da SMS.

Geohelmintíases – Também conhecida por verminoses, constitui um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes..

A lombriga e o amarelão são os tipos mais conhecidos, caracterizadas como infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas. Esses parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança.

Hanseníase – A hanseníase é causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae e transmitida pelas vias respiratórias superiores, através da tosse e do espirro. Os principais sinais são caroços e placas em qualquer local do corpo, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, bem como áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da sudorese.



PBAgora

UFCG abre vagas para professores de Engenharia Civil e de Enfermagem

Vagas são para os campi de Campina Grande e Cajazeiras A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou editais para seleção de professores de Engenharia Civil e de Enfermagem para os campi de Campina Grande e Cajazeiras, respectivamente. Campina Grande No campus sede, está sendo oferecida uma vaga para graduados em Engenharia Civil com doutorado em uma das seguintes áreas: Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Hidráulica e Saneamento ou outras áreas afins. Exige-se conhecimento em Engenharia de Recursos Hídricos e Sanitária. A carga horária é de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. As inscrições serão realizadas de 17 a 28 de agosto na secretaria da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil (Bloco CM), localizada no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), nos horários das 08h às 11h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição custa R$ 75. Cajazeiras Para o Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, a vaga ofertada é para professor substituto. O candidato deve possuir graduação em Enfermagem e especialização na área de saúde. A área de conhecimento objeto da seleção é Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente e Estágio Supervisionado I e II. A carga horária é de 40 horas semanais. As inscrições vão até o dia 14 de agosto na secretaria do CFP, nos horários das 08h às 11h e das 14h às 17h. A taxa custa R$ 30. Confira editais:

 Engenharia Civil
 
Enfermagem

Redação com UFCG

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Tabelião reage a assalto na Paraíba e assaltante atira

Tabelião reage a assalto na Paraíba e assaltante atira
 Uma tentativa de assalto e homicídio foi registrado na manhã desta segunda-feira (10) em um cartório no Centro de Campina Grande. Segundo a polícia, um jovem de 19 anos chegou ao local por volta de 11h e anunciou o assalto. O tabelião do cartório teria reagido e chegou a entrar em luta corporal com o suspeito. De acordo com um funcionário do estabelecimento, que não quis se identificar, o suspeito teria tentado atirar no tabelião, mas a arma falhou.


Segundo a polícia, uma diferença no tempo de fabricação das balas e do revólver teria causado a falha e impedido que o disparo fosse feito. O suspeito foi perseguido pela polícia e depois foi preso.

Na casa do suspeito, a polícia encontrou doze munições de revólver calibre 38 e ainda uma moto roubada, que estava com a namorada do suspeito, que também foi encaminhada para a Central de Polícia.


Redação com G1PB

Professores participam da formação do Pacto de Alfabetização na Idade Certa na Paraíba

Professores participam da formação do Pacto de Alfabetização na Idade Certa na Paraíba
 Cinquenta professores da rede estadual de ensino participam, até esta quinta-feira (13), no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, da Formação para Orientadores de Estudo do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A capacitação, que teve início nesta segunda-feira (10), é promovida pela UFPB para educadores das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), que serão multiplicadores para os demais professores do Estado. O programa é fruto de parceria entre os governos federal, estadual e municipais e visa desenvolver a metodologia de ensino em todo o País.


Este ano o foco da formação é na interdisciplinaridade, abordando conhecimentos nas áreas de português, matemática, ciências, história e geografia. “Este é um evento muito importante para que a metodologia de ensino dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental evolua cada vez mais”, disse a coordenadora do Pnaic da Secretaria de Estado da Educação, Maria dos Prazeres Bezerra.


Depois do evento, os professores, que atuam no Pnaic como orientadores de estudo (agentes multiplicadores), ficam responsáveis por repassar o conhecimento adquirido para outros profissionais, em suas cidades de origem. “Essa troca de conhecimento acontece em pólos de educação, distribuídos por todo o Estado. Como se trata de uma parceria entre União, Estados e Municípios, orientadores da rede estadual de ensino também podem repassar as informações para os da rede municipal e vice-versa”, explicou a coordenadora do Pnaic. “Isso depende da disponibilidade de profissionais envolvidos em cada pólo”, observou.


No encontro, os orientadores recebem instruções de como desenvolver técnicas mais atraentes para o trabalho de leitura, escrita e alfabetização dos alunos. “O reflexo da formação nós observamos em sala de aula, com a evolução de desempenho dos estudantes em cada disciplina”, finalizou a coordenadora.


Secom-PB

Paraíba inicia o uso unificado de medicamentos pós-exposição e risco do HIV

A Paraíba está iniciando o uso unificado de medicamentos para situações de exposição e risco ao vírus da Aids. Com a publicação do novo “protocolo clinico e diretrizes terapêuticas: Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de risco para infecção PELO HIV” na quinta (23), o uso unificado da profilaxia pós-exposição (PEP) ao vírus HIV, mais conhecida como “pílula do dia seguinte para AIDS”, passou a valer no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo país.


Todas as pessoas que estão enfrentando uma situação de risco ao vírus passam agora a ter acesso aos medicamentos em qualquer serviço de saúde especializado.


Segundo a coordenadora estadual de DST/AIDS e hepatites virais, Ivoneide Lucena, a nova portaria vem para fortalecer o atendimento às pessoas expostas ao vírus.


“Pessoas que foram expostas aos vírus HIV, até 72 horas depois da exposição, seja através de estupro, de um acidente ocupacional ou de uma relação sexual sem preservativo, devem iniciar o tratamento com os antirretrovirais, que são os medicamentos que tratam a AIDS.


“As pessoas vão tomar os medicamentos durante 28 dias seguintes, dando continuidade depois, controlando sua sorologia” explicou Ivoneide.


Os medicamentos já eram utilizados em casos de estupro e acidente ocupacional. Agora, o uso esta sendo ampliado, para uma situação de vulnerabilidade, como uma relação sexual desprotegida, onde se tenha duvidas da sorologia do parceiro.


Ivoneide ressaltou a importância da correta divulgação do tratamento, para evitar a banalização.


“Estamos percebendo que temos que explicar muito à população que não se deve banalizar o uso do antirretroviral. O medicamento tem muitos efeitos colaterais, além disso, o tratamento dura 28 dias, então não dá pra fazer sexo sem camisinha e no outro dia procurar um serviço e começar a tomar o remédio”, disse.


De acordo com o diretor do departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, a grande vantagem desse protocolo é a simplificação e unificação da PEP em apenas um esquema de medicamentos. “Isso não só irá ampliar o acesso à população de forma geral, mas também facilitar os procedimentos para os profissionais de saúde como um todo”, explicou Fábio.


Na Paraíba, os serviços de referência, que a população deve procurar, são: Hospital Regional de Patos, Hospital Regional de Sousa, Hospital Regional de Cajazeiras, Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e de Campina Grande e Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa.


 Ascom

Filho de empresário picuiense morre em acidente automobilístico entre Cuité e Barra de Santa Rosa


César perdeu o controle do veículo, na cabeça de uma ladeira na altura do KM 33







Foto compartilhada no WhatsApp


Um grave acidente automobilístico envolvendo dois carros foi registrado entre o trevo de Cuité e a cidade de Barra de Santa Rosa, no Curimataú paraibano. Segundo informações colhidas no local, uma caminhonete S-10 seguia sentido Barra - Picuí, no início da manhã desta segunda-feira (10), quando o motorista, identificado como César Medeiros, filho do picuiense Antônio de Jacinto, proprietário do restaurante Portal da Carne de Sol, em Recife, perdeu o controle do veículo, na cabeça de uma ladeira, na altura do km 33. O carro se desgovernou e acabou colidindo violentamente com a lateral de um Honda City, que estava sendo conduzido por um policial lotado no 9º Batalhão com sede em Cuité.
Informações de populares dão conta que o soldado France, ainda teria freado o veículo e tentado sair do acidente, mas não foi possível. A camionete ficou por cima do capô do Honda.




Veículo capotou com o impacto (Foto: Compartilhada no WhatsApp)

Os airbags do carro do soldado foram acionados, e ele e a esposa, que estava no banco no passageiro, ficaram feridos e levados por populares para a cidade de Barra de Santa Rosa, não sendo possível saber o estado de saúde do casal.


Já César, de apenas 22 anos, foi socorrido por uma unidade do Samu de Cuité e veio a óbito antes de chegar ao hospital da cidade de Campina Grande.

Araruna Agora

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Recomendação: escolas privadas não podem reter histórico por falta de pagamento

A Promotoria de Defesa dos Direitos da Educação de Bayeux recomendou aos proprietários de estabelecimentos de ensino privado de Educação Básica do município que, quando solicitado pelo interessado, expeçam histórico ou documentos de transferência dos alunos matriculados nessas instituições, independentemente de estarem adimplentes com as escolas.

Segundo a promotora de Justiça Fabiana Lobo, a Promotoria de Justiça de Bayeux recebe, rotineiramente, reclamações de retenção de histórico escolar ou documento de transferência por parte de instituições de ensino privado por causa, principalmente, do não pagamento das mensalidades referentes ao serviço educacional prestado.

A promotora ressalta na recomendação que a Lei nº 9.870/1999 proíbe a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento.

Ela destaca ainda que a retenção de histórico ou documentos de transferência inibe o acesso do educando à outra instituição de ensino privado ou público, impedindo a continuidade do processo de aprendizagem.




PBAgora

Polícia apreende armas em quatro cidades da Paraíba

Polícia apreende armas em quatro cidades da Paraíba
A Polícia Militar já apreendeu 37 armas de fogo no mês de agosto, conforme balanço feito pela corporação até as 16h desta terça-feira (4), após as apreensões realizadas em Mamanguape, Sapé, São Bento e Queimadas.


Durante a tarde desta terça-feira, policiais da Força Tática da 3ª Companhia do 12º Batalhão abordaram dois homens em uma moto, na zona rural de São Bento, e apreenderam duas espingardas e mais de 50 cartuchos com Edinaldo Farias da Silva, de 45 anos, e Thiago da Silva Gomes, 25.


Em Sapé e Mamanguape, foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma espingarda, durante buscas a suspeitos de crimes nos dois municípios.


Em Queimadas, no Agreste do Estado, foi preso Alex da Silva Xavier, de 22 anos, com uma arma e um carregador com munições.


Em João Pessoa – A 6ª arma apreendida pela PM até as 16h desta terça-feira (4) foi registrada na capital do Estado, em uma abordagem realizada pelos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) a José Victor Rodrigues Ferreira, de 21 anos. Ele estava portando um revólver calibre 38.

Comemoração aos 430 anos de JP terá concerto no Busto de Tamandaré nesta quarta-feira

Para saudar os primeiros raios do amanhecer da cidade que completa 430 anos nesta quarta-feira (5), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza um concerto de aniversário com o projeto Mosaico Coral, às 5h30, nas areias do Busto de Tamandaré.

No repertório, “Meu Sublime Torrão” (Genival Macedo), “Porta do Sol” (Flávio Eduardo Maroja, o Fuba), “Ai que Saudade D’Ocê” (Vital Farias) e “Chiclete com Banana” (Gordurinha/ Almira Castilho). Os arranjos são dos maestros Onivaldo Júnior, Eduardo Dias Carvalho e Tom K.

Os componentes do espetáculo são divididos em sopranos (Camila França, Dani Rabelo, Flaviana Dantas, Maria Bethânia, Trícia Nunes, Lara Oliveira, Mariana Adelino, Mônica Melo, Paula Regina e Publiana Martiliano), contraltos (Cristiane Braz, Juliana Araruna, Nathalia Andrade, Vanessa Dantas e Lourdes Jardelina), tenores (Abidias Cavalcante, Luciano Albuquerque, Crystian Sales, Diôgo Santos, Felipe Trovão e Moisés Fernandes) e baixos (Guilherme Jorvino, Max Ryan, Hugo Tavares, Raphael Rodrigues, Robson Lima e Thyago Freire).


Onivaldo Júnior assina a direção musical e regência. Concluinte da Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Paraíba, foi aluno de professores conceituados quanto à prática coral em João Pessoa, como Tom K, Eduardo Nóbrega, Geraldo Rocha e Eli-Eri Moura, com quem recebeu formação em harmonia e regência.

“Participar desta homenagem de aniversário a João Pessoa é uma emoção quase indescritível. Cantar para receber o sol, o primeiro sol deste novo ano de nossa Capital. Reproduzo a pergunta do meu coralista Abidias França: tem como não sentir essa energia?”, disse.

Projeto - O Mosaico Coral nasceu da união dos corais que regia até 2013: o Vocatus (pertencente ao Centro de Ciências da Saúde da UFPB) e o Legatto (grupo independente). Com uma proposta de coro performático, o grupo participa de festivais na Paraíba e fora, tendo por princípio a valorização musical a partir do canto coletivo, com destaque especial para a produção regional.

O Mosaico Coral investiu, este ano, na preparação de um espetáculo cênico-musical com composições populares nacionais e internacionais, com destaque para a produção original a partir da obra dos próprios coralistas.




Secom/JP

Ladrões promovem "arrastão" em Esperança

 Agora a pouco, em Esperança-PB, dois elementos armados, numa moto, cor vinho,
promoveram um arrastão e tomaram  de assalto vários celulares e dinheiro de alguns populares na Comunidade São Francisco.