quinta-feira, 31 de maio de 2012

Polícia Civil prende acusados de homicídio foragidos de Esperança

Policiais civis da Delegacia de Esperança prenderam na manhã desta quinta-feira (31) os irmãos Adailton Correia dos Santos, 28 anos, e Joseliton Correia dos Santos, 39 anos, acusados no assassinato de Antônio Anísio dos Santos, no dia 13 de março deste ano.


A autoria do delito era desconhecida, mas a equipe comandada pelo delegado Cassimiro intensificou as investigações e conseguiu identificar os dois irmãos como sendo os responsáveis pelo crime. Já de posse de um mandado expedido pela Justiça da Comarca de Esperança, atendendo ao pedido da autoridade policial, a equipe continuou as diligências e, na manhã desta quinta-feira, capturou a dupla em João Pessoa e Lucena.

Após interrogatório, os irmãos foram encaminhados à Cadeia Pública de Esperança, onde aguardarão a decisão da Justiça.





Assessoria





FOLHA DE ESPERANÇA circula amanhã

A edição da FOLHA DE ESPERANÇA de junho começa a circular amanhã, dia 1º de junho, trazendo importantes reportagens. Em Esperança, você poderá encontrar o jornal no Fiteiro do Toinho, no calçadão da Praça Getúlio Vargas ao preço simbólico de R$ 1 real.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Anunciada a programação do São João de Bananeiras





A cidade de Bananeiras anunciou a programação do São João. De acordo com as informações, a festa acontecerá na Praça Epitácio Pessoa e na Rua Coberta. Local onde será instalado o palco principal das atrações musicais. Apesar de ser bastante conhecido, através das músicas juninas de origem, este ano, veja quem abrirá o evento junino.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO



21 de Junho



Ranieri Gomes



Forró Caçuá



Deijinha de Monteiro



Três do Chamego







22 de Junho







Amazan



Nordestinos do Forró



Aleijadinho de Pombal







23 de Junho







Luiz Bento



Três do nordeste



Sirano e Sirino



Zé Preto



OS três do Forró







O Município este ano deverá contar com o apoio do Ministério do Turismo, fato que não acontece há dois anos.







A participação do MTUR prende-se à estrutura do evento.







Do NoticiaPB



Vereador morre após perder controle de carro e bater de frente em Veraneio no Agreste

 O vereador da cidade de Alagoa Nova, José Pereira (PMDB), conhecido como ‘Zé Duda’, morreu na tarde desta sexta-feira (25), após bater de frente em uma Veraneio na PB 097, entre as cidades de Lagoa Seca e Alagoa Nova, Agreste paraibano.




Segundo informações do soldado Vandercio Oliveira, o político estava em um veículo Fiat uno com a esposa. Eles vinham da feira em Campina Grande quando ocorreu a fatalidade.



José Pereira morreu preso nas ferragens. A mulher foi socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. O motorista da Veraneio não teve ferimentos.



Na hora do acidente, chovia muito na estrada.





Cancelamento





O prefeito de Alagoa Nova, Cleber Morais, está reunido com os secretários para decidir sobre o possível cancelamento a tradicional Festa da Galinha da Capoeira que ocorre neste final de semana.





Portal Correio





quarta-feira, 23 de maio de 2012

TJ concede prazo de 10 dias a municípios devedores de precatórios e poderá bloquear valores


ESPERANÇA ESTÁ NA LISTA


Os municípios devedores de precatórios no Estado da Paraíba terão um prazo de 10 dias para apresentar, junto à Gerência de Precatórios do Tribunal de Justiça, cronograma de pagamento de seus débitos em parcelas mensais dos depósitos obrigatórios. A decisão foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça, desta quarta-feira (23), através do Edital de Convocação 001/2012, assinado pelo presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos.



De acordo com o edital, 109 municípios estão listados para comparecer ao Tribunal, no prazo fixado, visando tomar conhecimento das dívidas de precatórios. Na oportunidade, devem apresentar plano razoável para a regularização dos passivos em parcelas mensais, nas formas constitucionais que regem a matéria, sob pena da adoção das medidas coercitivas previstas na Resolução nº 115/2010, do Conselho Nacional de Justiça, entre as quais, sequestro e retenção de valores para pagamento dos precatórios, além de anotações no Cadastro de Entidades Devedoras Inadimplentes – CEDIM.



O Comitê Gestor de Contas Especiais do Estado (Precatórios) - representado pelo TJPB, TRT da 13ª Região e TRF da 5ª Região, encaminhou expediente ao presidente do TJPB, solicitando as medidas restritivas previstas nas resoluções nºs 115 e 123 do Conselho Nacional de Justiça, tendo em vista a não regularização das pendências em relação ao pagamento de precatórios, apesar das notificações.



Ao tempo, o Tribunal de Justiça já havia encaminhado advertência a todos os municípios em situação de inadimplência, no tocante às medidas que serão adotadas, em conformidade com os requisitos da Lei. O artigo 3º da Resolução nº 115 diz que: “Fica instituído no âmbito do SGP o Cadastro de Entidades Devedoras Inadimplentes – CEDIN, mantido pelo CNJ, no qual constarão as entidades devedoras que não realizarem a liberação tempestiva dos recursos de que tratam o inciso II do § 1º e os §§ 2º e 6º do art. 97 do ADCT.



A Resolução prescreve ainda, no parágrafo 1º, do artigo 3º, que, “ Para efeito do art. 97, § 10, IV, “a” e “b”, e V, do ADCT, considera-se omissa a entidade devedora que constar do cadastro, não podendo contrair empréstimo externo ou interno, receber transferências voluntárias enquanto nele figurar, bem como receber os repasses relativos ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal e ao Fundo de Participação dos Municípios”. Destaca também, em seu parágrafo 2º: “Para cumprimento do disposto no § 1º deste artigo, será conferido acesso às informações deste cadastro aos orgãos responsáveis pela elaboração, acompanhamento, execução e controle orçamentário e financeiro”.



RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS:



ÁGUA BRANCA



AGUIAR



ALAGOA NOVA



ALGODÃO DE JANDAÍRA



ARAÇAGI



ARARA



AREIAL



ASSUNÇÃO



BANANEIRAS



BARRA DE SANTA ROSA



BARRA DE SANTANA



BARRA DE SÃO MIGUEL



BAYEUX



BELEM



BOA VENTURA



BOM JESUS



BOM SUCESSO



BONITO DE SANTA FÉ



BOQUEIRÃO



BORBOREMA



BREJO DO CRUZ



CAAPORÃ



CABACEIRAS



CABEDELO



CACHOEIRA DOS ÍNDIOS



CACIMBA DE AREIA



CACIMBA DE DENTRO



CAJAZEIRAS



CALDAS BRANDÃO



CAMPO DE SANTANA



CARRAPATEIRA



CATINGUEIRA



CATOLÉ DO ROCHA



CONCEIÇÃO



CONDADO



CONDE



CONGO



COREMAS



CUBATI



CUITÉ DE MAMANGUAPE



CUITEGI



DAMIÃO



DUAS ESTRADAS



ESPERANÇA



GADO BRAVO



GURINHÉM



IBIARA



IGARACY



IMACULADA



INGÁ



ITABAIANA



JACARAÚ



JUAZERINHO



JURIPIRANGA



JURU



LAGOA DE DENTRO



LAGOA DE ROÇA



LASTRO



LUCENA



MALTA



MAMANGUAPE



MARI



MARIZÓPOLIS



MATARACA



MONTE HOREBE



NATUBA



NOVA FLORESTA



NOVA OLINDA



NOVA PALMEIRA



OLIVEDOS



PASSAGEM



PATOS



PIANCÓ



PICUÍ



PILAR



PILÕES



PIRPIRITUBA



POCINHOS



POÇO JOSÉ DE MOURA



PRATA



PRINCESA ISABEL



QUEIMADAS



RIACHO DOS CAVALOS



SALGADINHO



SALGADO DE SÃO FÉLIX



SANTA CECILIA



SANTA LUZIA



SANTA RITA



SANTA TEREZINHA



SANTANA DOS GARROTES



SÃO JOAO DO CARIRI



SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE



SÃO JOÃO DO TIGRE



SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA



SÃO JOSÉ DE PIRANHAS



SÃO MIGUEL DE TAIPÚ



SÃO VICENTE DO SERIDÓ



SERRA BRANCA



SERRA DA RAIZ



SERRA GRANDE



SERRARIA



SOLÂNEA



SOLEDADE



SUMÉ



TAPEROÁ



TEIXEIRA



TRIUNFO



UMBUZEIRO



VISTA SERRANA





Assessoria-PB Agora

Último adeus as vítimas do acidente de ontem

Uma grande multidão foi dar agora a pouco o último adeus as vítimas  do trágico acidente automobilístico ocorrido ontem a tarde em Esperança. Os corpos do motorista  Carlos César Morais Batista, de 32 anos( do caminhão do Armazém Paraíba) Givanilton Elias Batista, de 25 anos; foram sepultados em grande comoção agora pouco. Algumas lojas fecharam suas portas  em respeito as famílias enlutadas. Já a enfermeira  de São Miguel- Marleide Batista de Arruda, de 40 anos; também foi sepultada na tarde de hoje.

Imprudência na BR 104 mata seis pessoas e deixa sete feridas entre Esperança e Remígio



Atualizada às 21h30

Imprudência pode ter ocasionado a morte de seis pessoas e deixado pelo menos sete feridas em rodovia paraibana na tarde desta terça-feira (22).

O acidente grave envolvendo uma caminhonete Veraneio e um caminhão de uma grande rede de lojas da Paraíba aconteceu por volta das 17h40 na altura do quilômetro 96 da BR-104, no trecho entre as cidades de Esperança e Remígio, próximo ao distrito de São Miguel, no Agreste do estado.



De acordo com informações da Polícia Rodoviária, seis pessoas morreram – sendo que cinco no local e outra a caminho do hospital - e sete pessoas ficaram feridas. A PRF confirmou para repórter Ana Paula Araújo, da Tv Correio, que o caminhão foi fazer uma ultrapassagem perigosa e não deu tempo de completá-la, colidindo frontalmente com o veículo Veraneio que estava

As vítimas foram socorridas para o Hospital de Esperança e receberam os primeiros socorros. Como o hospital não tem estrutura foram encaminhados para o Hospital de Traumas de Campina Grande.

A caminhonete estava no sentido Esperança a Araras. Já o caminhão se deslocava de Remígio a Campina Grande.

Confira lista de mortos:

- Carlos César Morais Batista, de 32 anos; (Motorista do caminhão do Armazém Paraíba)

- Matias Ferreira de Medeiros, de 42 anos; (Motorista da Veraneio)

- Givanilton Elias Batista, de 25 anos;

- James Russeu do Nascimento, de 42 anos;

- Marleide Batista de Arruda, de 40 anos;

- (Sexta vítima ainda não identificada);

Da Redação com equipes da Tv Correio de Campina Grande e Guarabira (Fotos Arquivo e Andrade Notícias)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cachoeira chegou à CPI com 'pinta de celebridade'



Sem algemas e usando um terno escuro bem cortado, Carlinhos Cachoeira chegou para depor na CPI com pinta de celebridade. Ele teve escolta especial no traslado e foi poupado do constrangimento de passar pelo corredor polonês montado pela imprensa e curiosos à entrada do auditório de depoimentos. O bicheiro chegou por volta das 13h, escoltado por forte esquema de segurança montado pela Polícia Federal e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Um total de 36 pessoas, entre policiais federais, agentes penitenciários e membros da Polícia Legislativa do Congresso, atuaram na operação. Cachoeira foi trazido desde o presídio da Papuda, onde está preso, sob escolta de quatro viaturas. Ele veio em uma delas, uma van da PF e foi entregue sem algemas à Polícia Legislativa. Espalhados entre o auditório da CPI, corredores e salas anexas, agentes de inteligência da PF acompanhavam os movimentos do público e imprensa que se acotovelavam.
Para evitar o assédio, Cachoeira valeu-se do prestígio do seu advogado, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos. Ele entrou pela garagem do antigo serviço médico e chegou à sala de depoimento por uma passagem estratégica ao lado do gabinete do senador Humberto Costa (PT-PE). Preso em 29 de fevereiro, Cachoeira está recolhido atualmente na ala federal do presídio da Papuda, no Distrito Federal, à disposição da Justiça e da CPI.
Essa ala é destinada a presos provisórios e possui quatro celas de 12 metros quadrados cada. Cachoeira ocupa uma das celas com outros dois detidos na operação Monte Carlo. Ele tem direito a visitas familiares às terças-feiras, das 9h às 12h; e visita dos advogados, de segunda a sexta, das 9h às 16h, segundo informações do Depen.

Acidente na BR-104 deixa uma pessoa morta





Um acidente aconteceu agora a pouco, por volta das 17h40, na BR-104, próximo da cidade de Esperança, região metropolitana de Campina Grande, Paraíba, deixou uma pessoa morta.



De acordo com informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu dois veículos e têm ainda feridos.

Mais informações em instantes.









Wanja Nobrega

quarta-feira, 16 de maio de 2012

No Brejo: vereador líder do prefeito é condenado por crime contra o Sistema Financeiro




O vereador Françuá Marques da Silva (PP), líder do Prefeito de Alagoa Nova Kleber Moraes, foi condenado por crime contra o sistema financeiro nacional.

Em virtude do trânsito em julgado de sua sentença, o vereador teve seus diretos públicos e políticos suspensos. Com a decisão, o mandato ao qual o parlamentar exercia também foi extinto na Câmara de Vereadores de Alagoa Nova.

No âmbito penal o agora ex-vereador sofrerá as penalidades cabíveis, tais como: pena-base privativa de liberdade em 03 (três) anos de reclusão e a pena de multa em 97 (noventa e sete) dias-multa, ao valor unitário, em face das circunstâncias econômicas do Réu, de R$ 120,00 (cento e vinte reais), equivalente a 1/2 (metade) do valor do salário mínimo vigente na época em que forjadas as procurações (outubro/2003), o que totaliza o valor, a título de multa, de R$ 11.640,00 (onze mil, seiscentos e quarenta reais).

A pena ainda sofreu majoração em decorrência da continuidade delitiva, prevista no art. 71 do Código Penal, tendo sido aumentada em 1/5 (um quinto), diante da reiteração da conduta delituosa por diversas vezes, pelo menos 7 (sete) vezes devidamente comprovadas, o que se afigura bastante razoável, quando se constata que a variação é de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços).

Entendendo o caso:

O parlamentar induzia pessoas carentes a lhe nomearem procurador junto ao Banco do Nordeste e, em seguida, valendo-se dessa condição, promovia o saque, em proveito próprio, dos valores disponibilizados pela instituição financeira. As pessoas ficavam então a ver navios, na esperança de seus empréstimos serem aprovado, mas os valores já estavam “guardados”.

Autoria e materialidade dos fatos foram devidamente comprovadas através das procurações,depoimentos testemunhais e do ofício do Banco do Nordeste declarando ter efetuado os pagamentos ao vereador.












PB Agora com Alagoa Nova em Foco





segunda-feira, 7 de maio de 2012

Seca motiva vigilância maior do TC com festa junina



O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, anunciou, nesta segunda-feira (7), que os gastos das Prefeituras Municipais com as festas juninas terão fiscalização especial neste exercício. “A determinação é olhar isso a quatro lentes”, disse.



A decisão decorre do agravamento da seca no Estado que já atinge mais de 200 municípios, acarretando dramas pessoais e grandes perdas para a agricultura e a pecuária. Segundo ele, a Auditoria do TCE estará especialmente atenta para despesas que destoem do quadro de calamidade pública em muitas dessas localidades.



“O Tribunal, desse modo, estará atento a eventuais excessos ou desvios ocasionais (para os folguedos juninos) de verbas essenciais à educação, à saúde e à infraestrutura municipais”, adverte o conselheiro Catão, mesmo entendendo que tais festas fazem parte da cultura e tradição nordestinas e contribuem, positivamente, para o turismo regional. Ele observa, porém, que os problemas resultantes de mais um período de seca exigem do TCE atenções especiais.



RESOLUÇÃO – Mesmo em tempo de regularidade climática, o tema tem sido alvo da preocupação do TCE que, neste sentido, editou a Resolução Normativa nº 03, de fevereiro de 2009, a fim de regulamentar procedimentos a serem adotados por órgãos ou entidades públicas para a contratação de grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artístico.



O propósito é evitar, em qualquer época, a sangria dos cofres públicos. De modo geral, a norma estabelece que esses contratos sejam feitos mediante licitação, o que pode incluir serviços de iluminação, sonorização e montagem de palcos.



Pauta da 1ª Câmara do TCE contém 108 processos



A 1ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas da Paraíba reúne-se nesta quinta-feira (3), a partir das 14 horas, sob a presidência do conselheiro Arthur Cunha Lima, para o exame de 108 processos, 30 deles referentes a pedidos de aposentadorias e pensões para servidores públicos ou seus dependentes.



Serão julgados processos decorrentes de inspeções de obras, pregões presenciais, tomadas de preços, contratos e convênios oriundos, caso a caso, das Prefeituras de Alhandra, Areial, Caraúbas, Cuité, Gurjão, João Pessoa, Junco do Seridó, Livramento, Mari, Nova Floresta, Nova Palmeira, Picuí, Santa Luzia, São Miguel de Taipu, Sapé, Seridó, Serra Grande, Solânea, Sossego, Taperoá e Vista Serrana.



Também, das Secretarias de Administração e Educação e Cultura de João Pessoa, Secretaria de Estado da Saúde, Projeto Cooperar, Cehap, Departamento de Estradas de Rodagem, Suplan, Departamento Estadual de Trânsito, Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza e Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba.



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mudança na poupança começa a valer nessa sexta para novos depósitos








O rendimento da caderneta de poupança ganha cara nova a partir desta sexta-feira. O ganho da aplicação financeira mais popular do País passará a ser um porcentual da taxa básica de juros e não mais um valor fixo. A mudança não afetará as poupanças antigas, apenas as que forem abertas agora ou novos depósitos nas contas já existentes. A medida abrirá espaço para o Banco Central continuar a reduzir os juros como defende a presidente Dilma Rousseff.



Pela nova regra de remuneração, o dinheiro depositado na poupança será corrigido mensalmente pelo equivalente a 70% da taxa básica de juros mais a variação da Taxa Referencial (TR). Isso valerá sempre que a Selic estiver em 8,50% ao ano ou em patamar menor. Se a taxa estiver acima disso, o rendimento continuará sendo o atual: 0,5% ao mês mais a variação da TR.



A nova fórmula de remuneração das cadernetas foi aprovada ontem pela presidente Dilma, depois de uma longa reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Palácio da Alvorada.



Na avaliação do titular da Fazenda, a mudança na caderneta deve ser entendida como uma 'reforma estruturante', que irá reduzir os entraves para a queda da taxa básica de juros. Como a remuneração atual da poupança é fixa, o juro pago ao poupador acaba servindo como um piso para a Selic, que atualmente está em 9% ao ano. Pelas regras vigentes, a poupança paga hoje o equivalente a 6,17% por ano.



Entraves



'O Estado brasileiro está num processo de mudança, para que se tenha um desenvolvimento sustentável. Os alicerces estão sólidos: inflação sob controle, solidez fiscal, redução da dívida publica, segurança jurídica dos contratos', disse Mantega, ao receber o Estado em seu gabinete, no final da noite de quarta-feira, para explicar a medida. 'Precisávamos reduzir os entraves para a queda da taxa básica de juros', acrescentou.



Uma das preocupações do governo, que justificam a mudança nas regras de remuneração da caderneta, é o efeito que a manutenção de um ganho fixo para essa aplicação teria sobre os fundos de investimento, que pagam, normalmente, índices próximos a Selic. Sem alterações na caderneta e com a continuação dos cortes da taxa básica, poderia haver uma grande migração de recursos dos fundos para a poupança.



O próprio governo poderia ser um dos prejudicados com esse movimento, uma vez que os fundos de investimentos são grandes compradores de títulos públicos, ou seja, o Tesouro Nacional teria dificuldades de financiar sua dívida.



Data de corte



Todos os depósitos em caderneta efetuados até o final do expediente bancário desta quinta-feira seguirão a regra de remuneração antiga. Mas a partir desta sexta-feira, o dinheiro que for colocado na caderneta passará a seguir a nova fórmula. Segundo Mantega, os bancos indicarão no extrato das cadernetas o volume de recursos que seguirão as regras antigas e o dinheiro que será corrigido pelo novo modelo. O ministro fez questão de frisar que o governo continuará isentando os depósitos em caderneta do pagamento do imposto de renda.



A decisão de fixar em 70% a fatia da Selic que servirá de base para corrigir os saldos das cadernetas não foi aleatório. Segundo Mantega, o rendimento da poupança nunca foi superior a esse patamar, por isso, a equipe econômica considerou acertado manter esse teto.



A taxa de juros que servirá de referência para remuneração da poupança é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Composto pelos diretores do BC, o grupo tem reuniões de 45 em 45 dias, quando avaliam as projeções para a inflação e definem qual deve ser o patamar de juros que irá garantir que os preços sigam dentro da meta definida pelo governo.



A próxima reunião do Copom acontecerá nos dias 29 e 30 de maio. Analistas do mercado financeiro estimam que a taxa básica pode ser reduzida novamente. Desde agosto do ano passado, os diretores do BC iniciaram um ciclo de corte da Selic, que caiu neste período de 12,5% para 9% ao ano.