segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Procon registra alta nas reclamações contra sites de compras coletivas
Uma opção mais barata e prática para as compras, os sites de compra coletiva viraram febre entre os consumidores no Vale do Paraíba, mas ainda não garantem um atendimento eficiente e correto.
Dados são do Procon de São José dos Campos e Taubaté, no interior de São Paulo, revelam um aumento de 53,5% nas reclamações contra essa modalidade de serviço no primeiro semestre deste ano se comparado ao mesmo período do ano passado .
Só em São José dos Campos foram 395 reclamações, 136 a mais do que em 2011. Em Taubaté foram 19 no ano passado e 32 neste ano. As duas unidades do Procon atendem outros municípios do Vale do Paraíba.
De acordo com o levantamento, as principais reclamações são por não entrega do produto, entrega do produto diferente do pedido e entrega de produtos com defeito.
Dicas Para a vendedora Talita Marine Pereira de Souza, 20 anos, comprar na internet agora, só com muita precaução.
Ela comprou dois celulares em menos de um mês e apenas um chegou. "Comprei dia 2 de julho, deveria chegar em atpe 10 dias e até hoje nada. Eu ligo na empresa e eles dizem que vai chegar, que o problema é do frete. Acionei o Procon, mas não foi resolvido", disse.
Para o coordenador do Procon em São José dos Campos, Sérgio Werneck, o aumento substancial das reclamações que demoram para serem resolvidas é preocupante.
Ele fez um alerta para evitar problemas ao efetuar compras em sites como este."Primeira recomendação que damos é não comprar por impulso. Depois checar se o site está em um domínio brasileiro e também consultar o Procon e outros clientes a respeito de reclamações que eles tenham contra a empresa", disse Wernec.
Registrar todos os passos da compra, como a oferta, dados de entrega e características do produto também é fundamental.
G1
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