quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Isabel Barbosa grava Terra Brasilis em João Pessoa


Gravações terão a participação do arranjador Alexandre Gismonti
A cantora lírica Isabel Barbosa e o músico Alexandre Gismonti estarão em João Pessoa, a partir do próximo sábado (19), para a gravação do CD Terra Brasilis, o primeiro trabalho solo da soprano paraibana radicada na Itália há mais de 15 anos. O disco enaltece a riqueza rítmica da música folclórica brasileira, através do estilo harmônico refinado de renomados compositores eruditos, destacadamente Ary Barroso, José Siqueira, Waldemar Henrique e Alberto Nepomuceno, com arranjos de Alexandre Gismonti.
O CD será gravado pelo SG Estúdio, no período de 19 a 30 de setembro, com a participação do quinteto de cordas Terra Brasilis, formado pelos músicos Luciano Carneiro de Lima e Silva, Sandra Kalina Martins Cabral de Aquino, Felipe José Avellar de Aquino, André Araújo de Sousa e Ulisses Carvalho da Silva.
O trabalho é resultado do projeto Terra Brasilis, uma realização da Eliro Produções, com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura/Funjope/Prefeitura Municipal de João Pessoa e apoio da Prefeitura de Esperança, Farma Vida, Hêda Heleny Assessoria, Gerardo Rabello, Salão Belas por Kintella, Celene Sitônio Designer, Celeide Farias, Ida Steinmüler e C&N Tecidos.
Isabel Barbosa
Isabel Barbosa se tornou uma das mais expressivas vozes do bel canto brasileiro interpretando clássicos da canção lírica mundial na Itália, pátria da ópera. Nascida em Esperança-PB, ela foi adotada ainda criança, indo morar em João Pessoa, onde foi iniciada na música, antes de partir para sua trajetória internacional.
Isabel debutou como cantora lírica em 1990, estudando posteriormente nosEUA e na Itália, especialmente no Conservatório Luigi Cherubini de Florença, onde concluiu o mestrado em canto lírico. Ela é especialista na interpretação das obras do compositor G. Puccini e de personagens buffos da ópera italiana e espanhola, como também do repertório da música vocal de câmera brasileira.
Alexandre Gismonti
Filho do multi-instrumentísta Egberto Gismonti e de raizes maternas Nordestina, o compositor e violonista Alexandre Gismonti se exibe com seu pai em tournées nacionais e internacionais desde 1997. Paralemanete, ele desenvolve sua carreira solo que remete ao universo do choro, classico e  maxixe, com forte sotaque nordestino. Em 2004 entrou para a lista dos melhores instrumentais brasileiros ao ser selecionado para o “7º Prêmio VISA de música brasileira”Em 2009, gravou seu primeiro disco, em duo com Egberto, entitulado “Saudações” e lançado pela conceituada gravadora alemã ECM.
Em 2010, Alexandre lançou o disco solo “Baião de Domingo” (Fina Flor),  que lhe rendeu a inédita indicação para o Prêmio Revelaçao da Música Brasileira 2010. No mesmo ano, seguiu Tournèe no Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, integrando o projeto International Guitar Night 2010/2011. Fruto desse trabalho, registrou o disco “IGN V” (Warner Canada). Atualmente, ele desenvolve seu próximo trabalho solo, que será lançado pela gravadora ECM Records.

Um comentário:

  1. Olá. Admiro o trabalho da cantora Isabel Barbosa e gostaria de saber como faço para ter acesso à agenda de apresentações dela na Itália

    ResponderExcluir