sexta-feira, 15 de maio de 2015

Partidos devem promover mudanças em busca de sobrevivência política

Partidos devem promover mudanças em busca de sobrevivência política
A iminência de uma reforma política deve mexer na direção de alguns partidos, principalmente em João Pessoa, Capital da Paraíba, para as eleições municipais de 2016. È que as siglas têm até setembro deste ano para atender a legislação eleitoral, tornando seus candidatos aptos para o próximo pleito.

Uma das legendas que corre o risco de sofrer mudanças na Capital é o DEM, que em Joao Pessoa é comandada pelo vereador Bosquinho. O parlamentar integra a base que dá sustentação ao Governo Luciano Cartaxo (PT) na prefeitura de João Pessoa, mas a executiva estadual do partido já avisou que não tem pretensão de apoiar o PT nas eleições do ano que vem.

Outro partido que pode sofrer uma troca no comando na Capital é o PT do B, que na última eleição elegeu dois vereadores, sofreu dissidências, mas agora articula uma chapa competitiva, principalmente pela possibilidade de o voto se tornar distrital.

O PP, comandado pelo presidente da Câmara, Durval Ferreira, também pode mudar de direção, já que o parlamentar pode sair da legenda e se filiar ao PSB para disputar a reeleição em uma legenda com mais facilidade de vitória.

O PDT, que tem a frente o deputado federal Damião Feliciano também deve ser atingido com os novos arranjos partidários. A legenda está fortalecida no âmbito estadual, mas na Capital tem o vereador Raoni Mendes (PDT) como dissidente, que ameaça trocar de legenda.

O PEN, que não tem nenhuma representação na Câmara Municipal, passa por processo de reestruturação e também deve “mexer os pauzinhos” para garantir uma cadeira no legislativo da Capital.

Já o PMDB, atualmente, passa por um impasse sobre quem comandará o partido na Capital nas eleições do ano que vem. Os deputados Manoel Júnior e Gervásio Maia estão disputando o comando da sigla e cogitam lançar candidatura própria na Capital.

O PTB, do ex-senador Wilson Santiago, também já admitiu a possibilidade de lançar candidatura própria contra o prefeito Luciano Cartaxo em 2016. A legenda, no entanto, tem dois aliados na gestão Cartaxo, são eles: o vereador Pedro Coutinho e auxiliar Diego Tavares, e pode sofrer baixas caso coloque em prática os planos de uma candidatura própria na Capital.

Em sentido oposto o PSB, o PT e o PSDB e seguem uma linha tranquila, com seus dirigentes locais trabalhando em sintonia com seus aliados para ampliar suas bases nas eleições de 2016. As três legendas, inclusive, foram as que obtiveram mais votos na disputa pela prefeitura da Capital em 2012

Resta agora saber se os partidos conseguirão, até setembro, filiar todos os quadros necessários para obter êxito no pleito do ano que vem.


Com informações de Henrique Lima

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário