sábado, 29 de janeiro de 2011

Quadrilha acusada de roubar 70 carros


Grupo estaria agindo na região de Campina Grande. Três integrantes já foram presos e outros estão sendo procurados


Um trabalho de investigação da Polícia Civil de Queimadas, que começou em abril do ano passado, está desbaratando uma quadrilha especializada em roubos de carros que vinha agindo há mais de dois anos no interior do estado. De acordo com a Polícia Civil, o bando é responsável por no mínimo 70 ações criminosas nas cidades de Queimadas, Campina Grande, Lagoa Seca, Solânea, Casserengue, Arara, Remígio e Areia e possui ramificações também no vizinho estado do Rio Grande do Norte. Bandidos roubavam os veículos e repassavam para outros compradores que quando não desmontavam, vendiam para agricultores na zona rural que compravam os automóveis, muitas vezes, sem verificar a procedência.


José Nilton(destaque) foi preso em Solânea de posse de um veículo roubado. Foto: Fotos:Juliana Santos/Esp DB/D.A press. A investigação foi iniciada pelo delegado Fernando Antônio Zoccolla e está sendo concluída pelo delegado Heriberto Paulino da Costa Filho. Em abril, um dos bandidos furtou um veículo de um motorista de transporte alternativo nas imediações da cidade de Remígio, no Brejo, e prestou queixa informando como tudo havia acontecido. Os criminosos começaram a ser rastreados, foi quando, na semana passada, por meio de um mandado de prisão expedido pela juíza da 1ª Vara Criminal de Queimadas, os dois primeiros envolvidos foram capturados pela polícia.

Foram presos inicialmente o carioca Elton César Souza, 24 anos, que já cumpriu pena no Rio de Janeiro por prática de assaltos e formação de quadrilha e o paraibano Joseilton da Silva Assis, 36, também conhecido como "pinto", natural do município de Montadas. Os dois são apontados como os líderes da quadrilha. "Joseilton escolhia o veículo e traçava um perfil da rotina da vítima, depois, acompanhado do Elton e de outro criminoso, conhecido como 'dedo duro' que ainda está foragido, eles roubavam o carro e passavam para os outros membros da quadrilha que cuidavam do repasse. Quando prendemos os dois primeiros, eles começaram a contar os detalhes da ação do bando", comentou Heriberto.

Na tarde da última quinta-feira, uma ação especial foi preparada na cidade de Solânea, para conseguir localizar e prender mais um membro da quadrilha. O vendedor de carros José Mendes Cunha Silva, de 35 anos, também conhecido "Pirata" foi localizado em sua casa, onde os policiais encontraram peças de vários outros veículos. Ele seria o responsável pelo "repasse" dos materiais roubados e quando detido, acabou confessando onde estava o veículo modelo Fiat Uno, de cor preta e placas JFL-6978/PE que havia sido roubado do motorista de transporte alternativo. "Ele não reagiu, mas confessou. Esses bandidos vinham agindo há vários meses naquela região. Eles roubam os carros em Campina Grande e levam para região do Brejo, Solânea, Casserengue e em alguns casos, encaminham os carros até para o Rio Grande do Norte, onde conseguem revendê-los ou até desmontá-los. O destino do carro depende primeiro do modelo", comentou o delegado.

José Mendes Cunha confessou o envolvimento com o roubo de veículos. "Eu não tenho nada pra esconder mais. Estou errado mesmo. Eu recebi os carros de "Pinto", mas ele não me disse que era roubado, só depois de muito tempo", disse.

Márcio Rangel // Diário da Bor borema

Nenhum comentário:

Postar um comentário