segunda-feira, 16 de maio de 2011

Subiu para 142 casos suspeitos de gripe A na Paraíba

Subiu para 142 o número de casos suspeitos de influenza na Paraíba, registrados desde o surgimento da gripe A-H1N1 em abril deste ano. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) atualizou, nesta quinta-feira (10), os números do último boletim epidemiológico divulgado no início desta semana e confirmou que, apesar de ter notificado mais 20 casos suspeitos nos últimos dias, a Paraíba continua registrando uma redução das notificações de casos de síndrome gripal (SG) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Destas 142 suspeitas, 18 foram confirmadas para o H1N1, 73 foram descartadas e 49 continuam em investigação.

A gerente de Resposta Rápida da SES, Diana Pinto, disse que os casos pendentes estão nos municípios de Bayeux (1), Cabedelo (4), Campina Grande (7), Coxixola (1), Fagundes (1), Itatuba (1), João Pessoa (30), Patos (1) e Santa Rita (2). Os 18 casos confirmados de H1N1 estão em João Pessoa (11), Cabedelo (3), Campina Grande (1), Coxixola (1), Guarabira (1) e Tavares (1). Duas pessoas com diagnóstico da doença morreram, sendo uma moradora de João Pessoa e outra de
Cabedelo, na região metropolitana.

O pico das notificações ocorreu na 32ª semana epidemiológica (de 9 a 15 de agosto), com 29 registros de casos suspeitos. Na semana seguinte, (de 16 a 22), o número baixou para 24. Na 34ª semana epidemiológica (de 23 a 29 de agosto), o número caiu para 14 e a 35ª (que terminou no dia 5) fechou com nove casos notificados. “Esta semana epidemiológica, que é a 36ª, vai terminar no próximo sábado e continua a tendência de redução, pelos registros feitos até agora”, disse Diana Pinto.

Boletim nas terças – Na semana passada, o Ministério da Saúde confirmou a tendência de queda na circulação do novo vírus e na ocorrência de casos graves e anunciou que o boletim epidemiológico divulgado semanalmente passaria a circular quinzenalmente.

“Por causa dessa redução e também pelo fechamento da semana epidemiológica, que começa no domingo e termina no sábado, a SES vai passar a divulgar apenas um boletim, por semana, sobre a situação da nova gripe no Estado, às terças-feiras. Se houver alguma mudança na situação epidemiológica, comunicaremos à imprensa para que a população fique sempre bem informada e possa contribuir na prevenção e controle da gripe”, disse Diana Pinto.

Assessoria de Imprensa da SES-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário