domingo, 9 de outubro de 2011

FPCC coopta jovens para fazerem parte de suas ações criminosas no Nordeste



Uma reportagem especial, publicada no Portal UOL deste domingo, 9, apresenta uma realidade assustadora: os estados nordestinos, entre eles a Paraíba, viraram sede de “filiais” da mais perigosa organização criminosa do País: o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo.
De acordo com a reportagem, investigações recentes das policiais estaduais do Nordeste e da Federal indicam que o crime organizado se deslocou para a região e está cooptando jovens para fazer parte do PCC.
Aqui, o Comando criminoso ganha força com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. A escolha do Nordeste como novo “endereço comercial” dos bandidos do Sudeste é por serem mais pobres e de estruturas policial e judicial precárias.
Hoje, os estados nordestinos passaram a viver estatísticas ainda piores que as encontradas no Rio de Janeiro e em São Paulo nos anos 90. Matéria publicada com exclusividade pelo Portal Correio em setembro já mostrava que a Paraíba apresenta índices de homicídios equivalentes ao de países em guerra, com registro de 1.100 homicídios nos oito primeiro meses deste ano.
Ainda de acordo com o Portal UOL, apenas no Piauí e no Rio Grande do Norte não houve registros de prisões de membros do PCC e, coincidentemente, são os dois estados com a menor e a terceira menor taxa de homicídios da região, respectivamente.
A reportagem lembra o caso de Anderson Michellon de Oliveira Lima, 23, preso em abril deste ano em João Pessoa e que confessou integrar o grupo paulista. Com ele foram apreendidos, além de quatro armas e mais de 3 kg de drogas, uma parte do estatuto do PCC. Anderson é apontado como autor do assassinato um comerciante em João Pessoa.
RECORDES DE VIOLÊNCIA
Para especialistas ouvidos pelo UOL, com o “aperto” policial no Rio e em São Paulo -que dominavam o ranking de violência-, os grupos criminosos subiram no mapa nacional e ramificaram a atuação onde o aparelho estatal se aparentava mais frágil. Hoje, o Nordeste tem a maior taxa de homicídios entre as cinco regiões do país.
Entre 1998 e 2008, segundo dados do Mapa da Violência, do Ministério da Justiça, o Nordeste viveu aumento de 78% na taxa homicídios para cada 100 mil habitantes, que saltou de 18,5 para 32,1. O país fechou 2008 com média de 24. Nesse período se multiplicaram casos de investigações que apontaram atuações de grupos criminosos de outras regiões no Nordeste.
E não para por aí. Os índices continuam crescendo anualmente e mesmo os estados menores, como a Paraíba, já vive rotina semelhante ao Rio de Janeiro de alguns anos. Mesmo mantendo a fama de violento, o Rio de Janeiro, hoje, é jardim de infância perto do que está acontecendo no Nordeste.
O PCC coopta jovens, muitos menores de idade, para atuarem em suas frentes. A promessa de poder, proteção e dinheiro fácil são os principais atrativos. Mas, vale lembrar que a expectativa de vida desses “peixes pequenos” é bem inferior a dos chefões, que comandam de longe, protegidos por fortalezas, as ações do grupo. Dos 1.100 homicídios registrados até agosto deste ano no Estado, a grande maioria era e jovens com menos de 25 anos.
Wanja Nobrega com informações do Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário