quarta-feira, 22 de junho de 2011

Estado distribui 28 toneladas de batatas-sementes a famílias de agricultores familiares de Esperança e cidades vizinhas

Por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), o Governo do Estado está revitalizando a cultura da batatinha. Para isso, conta com a produção de agricultores familiares do Agreste paraibano. Atualmente, a cultura está em extinção.

Dentro do Programa Estadual de Distribuição de Sementes, a Sedap distribuiu nesta terça-feira (21), no município de Esperança, 28 mil quilos de batatas-sementes, beneficiando 76 famílias agricultoras.

As 28 toneladas de batatas-sementes foram selecionadas, tratadas e atendem agricultores familiares dos municípios de Areial, Esperança, Montadas, Remígio, Alagoa Nova, Lagoa de Roça e Lagoa Seca. É a primeira vez que o Governo do Estado distribui batatas-sementes com agricultores familiares. Antes, eles só eram beneficiados com sementes de milho e feijão.

Para o secretário da Sedap, Marenilson Batista da Silva, que presidiu o evento, a expectativa é que os agricultores deverão colher 188 toneladas de batatinha na safra deste ano. Segundo ele, toda colheita será vendida ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), às compras diretas locais, feiras agroecológicas e empresas que comercializam produtos agroecológicos. A expectativa é que a produção gere um retorno de cerca de R$ 376 mil.

Segundo o secretário da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo de Araújo, que também participou do evento, essa é mais uma ação do Programa Estadual de Distribuição de Sementes, que visa o fortalecimento da agricultura familiar no Estado.

“Vamos dar as sementes e a assistência técnica por meio da Emater, para que, na próxima safra, esses produtores estejam aptos a produzirem suas próprias sementes”, enfatizou.

Alexandre Eduardo afirmou que as lavouras serão conduzidas com o máximo rigor sanitário, para evitar o ataque de pragas ou infecção por doenças. As lavouras vão ser inspecionadas por técnicos da Defesa Vegetal da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca do Estado, com o objetivo de evitar pragas ou doenças que possam prejudicar o plantio da batatinha.

O Programa de Distribuição de Sementes tem como objetivo incrementar e diversificar a produção dos pequenos agricultores paraibanos, oriundos de áreas de assentamentos ou da agricultura familiar, com sementes de qualidade.

SECOM/REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário