quinta-feira, 26 de março de 2015

Mesmo com chuvas, açude de Boqueirão continua perdendo 1 cm de lâmina de água/dia

Mesmo com chuvas, açude de Boqueirão continua perdendo 1 cm de lâmina de água/dia
As chuvas registradas no último fim de semana elevaram o nível de alguns dos reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) localizados no Litoral e no Sertão. A exceção se deu no tocante ao açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

Principal reservatório responsável pelo abastecimento de água para Campina Grande e mais 18 cidades o açude de Boqueirão tem registrado a diminuição de um centímetro de lâmina de água por dia.

O açude de Boqueirão amanheceu nesta quarta-feira (25) apenas 20,8% de sua capacidade total, que é de 411.686.287 de metros cúbicos. O açude acumula 85,440,467 milhões de metros cúbicos de água. Boqueirão recebeu 3,3 milhões de metros cúbicos de água durante as chuvas de fevereiro, mas depois voltou a perder água.

Dentre os sete açudes que receberam recarga nesse período, o de Mãe D Água, localizado na cidade de Coremas, no Sertão, foi o que atingiu o maior índice de entrada de água. Segundo o levantamento da Aesa, o reservatório recebeu 911.693 metros cúbicos, quantidade suficiente para que a lâmina de água do reservatório subisse cinco centímetros. Com o acréscimo, o volume do açude subiu para 111.143.417 metros cúbicos, o que corresponde a 19,6% da capacidade total.

Dos outros seis reservatórios que receberam água nos últimos dias, apenas o de Gramame/Mamuaba não está localizado no Sertão. No caso desse açude, localizado na cidade do Conde, a recarga foi de 156.990 metros cúbicos. Com isso, seu volume subiu para 47.517.600 metros cúbicos, o que representa 83,5% de sua capacidade preenchida.

Os açudes com aumento no volumes são: Mãe D água, em Coremas; Coremas, na cidade de mesmo nome; São Gonçalo, em Sousa; Engenheiro Ávidos, na cidade de Cajazeiras; Lagoa do Arroz, também em Cajazeiras; Engenheiro Arcoverde, em Condado; Gramame/ Mamuaba, no Conde.


PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário