terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bebê enterrado vivo é resgatado; mãe é presa e confessa abandono






O caso de um bebê que foi encontrado coberto por pedras comoveu os moradores do município de Esperança, no Agreste paraibano, nesta terça-feira (8). Policiais rodoviários federais do posto do distrito de São Miguel foram chamados nesta manhã para socorrer o menino.
Jussara Alves dos Santos, de 19 anos, mãe do bebê, foi detida pela Polícia Militar no sítio Lagoa do Jogo, no assentamento Oziel Pereira, no município de Algodão de Jandaira, onde havia se mudado na man hã de hoje, de São Miguel e levada para a delegacia de Esperança para prestar depoimento. Ela foi apontada por moradores do povoado como sendo a responsável pelo abandono da criança, e acabou confessando no depoimento que o recém-nascido é seu.
Segundo a mãe, o menino nasceu na segunda-feira (7), e foi abandonado a noite. Ela disse ter deixado a criança no terreno porque o pai do bebê, um homem apelidado de ‘Capacete” não queria assumi-lo.
De acordo com o agente Diniz, que participou do resgate, vizinhos escutaram o choro do bebê no quintal de uma casa num sítio de São Miguel durante toda a madrugada. Eles teriam procurado a mãe ou algum responsável pela criança, e ao entrar no terreno acabaram se deparando com o menino escondido debaixo de pedras, aos pés de uma árvore, com a boca cheia de mato e terra, por volta das 08h00 da manhã.
Os moradores que acompanharam tudo suspeitam que a vegetação tenha sido colocada na boca do bebê para abafar o choro.
"Quando cheguei à rua, o bebê já estava enrolado num pano, nos braços de um pedreiro que o resgatou. Ele trabalha numa construção ao lado. Minha preocupação era levá-lo para um hospital o mais rápido possível e preservar sua vida", relatou o agente Diniz.
O menino foi encaminhado ao Hospital Municipal de Esperança, onde chegou por volta das 09h00 , acompanhado da Sra. Josefa Lúcio Santos e Francisco Taveira, moradores de São Miguel. Ele apresentava arranhões na cabeça, nos braços e nas pernas e lábios, além de um ferimento no olho, supostamente causado pela pressão de uma das pedras sobre sua cabeça.
Devido aos ferimentos, o menino recebeu os primeiros socorros em Esperança, pela equipe do Hospital, liderada pela enfermeira Maria Aparecida da Costa, mas precisou ser transferido para o Hospital Regional de Campina Grande, para receber cuidados intensivos.
A delegada de Polícia Civil Mairam Moura Ferreira foi até o hospital para acompanhar a situação do menino e checar as primeiras informações com as testemunhas. Ela é a responsável por interrogar a mãe.

por Kareline Zilah, com outras informações da redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário