quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bebê deve ser adotado pela tia

Criança que foi enterrada pela própria mãe continua internada no Hospital da Clipsi


Após 48 horas da ação da jovem Jussara Alves dos Santos, 19 anos, que enterrou o próprio filho recém-nascido, na zona rural de Esperança, o destino do bebê já está tendo um desfecho. A irmã da acusada, Jocélia Morena dos Santos Silva, 24 anos, conseguiu a guarda temporária do sobrinho e pretende adotar definitivamente a criança. Até o fechamento desta edição o bebê continuava internado no Hospital da Clipsi e o estado de saúde é regular.

De acordo com o coordenador do Conselho Tutelar de Esperança, Walter Oliveira, a irmã da acusada já demonstrou o interesse em criar a criança. Ela e os conselheiros estiveram ontem à tarde no Hospital da Clipsi, visitando a criança, que continua sem expectativa de alta médica. "Ela pretende ficar com a criança, mas nós ainda vamos avaliar a situação sócio-econômica de sua família. Ela é casada e não tem filhos, e o que se sabe é que ela tem muita vontade de estar com o menino", disse. O conselheiro também informou que a filha dequatro anos da acusada está sob guarda dos avós.

A mãe do bebê, que está reclusa no Presídio Feminino, deverá passar por exames psiquiátricos no Hospital Juliano Moreira, em João Pessoa.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Mairam Moura, a acusada passou por alguns exames, inclusive no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol), em Campina Grande. "O médico que a examinou acredita que o bebê não nasceu na última segunda-feira, como teria dito a acusada, e sim há mais tempo. Ele disse que já havia a cicatrização e elaborou um pequeno relatório sobre as primeiras impressões. Nós solicitamos exames psiquiátricos ao juizado de Esperança e devemos encaminhar a acusada ao Hospital Juliano Moreira, para saber se o crime teve influência do estado puerperal", contou.

A delegada informou que as investigações deverão continuar, mas a polícia já desconfia de que Jussara pode ter cometido o crime em perfeitas condições de saúde mental.

"Isso ainda será investigado. Só com o andamento da investigação é queteremos certeza se ela responderá por tentativa de infanticídio", disse. Conforme Moura, na próxima segunda-feira será interrogado o homem conhecido como "Capacete", que segundo a acusada seria o pai da criança. "Mas apareceu um outro homem, que coincidentemente chegou em Esperança no mesmo dia do crime. Ele veio de São Paulo e já seria um terceiro homem que manteve relações com ela. Um deles é o pai da menina mais velha, e os outros dois vão ser investigados para saber que é o pai do recém-nascido", contou a delegada.

Isabela Alencar // Diário da Borborema

Nenhum comentário:

Postar um comentário