quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Após fuga de seis detentos, Governo derruba diretoria do Serrotão

O Diário Oficial do Estado publicou, nesta quarta-feira (23), a nomeação de um novo diretor para o Presídio do Serrotão, em Campina Grande, cinco dias após a fuga de seis detentos. No episódio, um sétimo envolvido morreu preso à cerca elétrica da unidade prisional. Além desta mudança, também houve alteração na Gerência Executiva do Sistema Penitenciário.

A administração da penitenciária agora está a cargo do capitão da Polícia Militar Alex Sandro Brito Araújo. O então diretor Ednaldo Correia assumiu o complexo em maio do ano passado como interventor após uma série de fugas. No lugar de Ivonilton Wanderley, o novo gerente executivo do Sistema Penitenciário é o capitão José Cláudio do Nascimento.

Ednaldo e Ivonilton já estavam 'desligados' oficialmente do Governo desde o primeiro dia de gestão de Ricardo Coutinho (PSB), quando ele assinou a exoneração em massa de todos os cargos comissionados e de confiança que integravam o funcionalismo do Estado. Desde então, os dois deram continuidade aos seus trabalhos de forma provisória, por meio de portaria.

O secretário executivo da Administração Penitenciária, sargento Denis, evitou dar um tom de 'punição' aos ex-gestores devido aos episódios recentes no Serrotão e no Presídio do Roger, em João Pessoa, onde um preso recebeu liberdade em nome de outra pessoa e saiu pela porta da frente.

No entanto, ele comentou que as substituições acontecem para que o sistema penitenciário possa trabalhar com pessoas que estão afinadas com o programa do novo governo, a fim de evitar fugas e mortes. “Eles fizeram bons trabalhos, mas acreditamos que o 'sangue novo' pode trazer outras soluções para os problemas. A corrupção vai sempre existir, mas a expectativa é diminui-la dentro do sistema. Tem que haver um combate diário”, comentou o sargento Denis.


De Karoline Zilah - Paraiba 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário