terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bandidos invadem casa de ex-vice-prefeito, levam mais de R$ 10 mil e ainda espancam deficiente mental em Montadas





Cidade de Montadas sofre com a insegurança

Um crime bárbaro e revoltante foi registrado no início da tarde de sábado, dia 26 de novembro, na zona rural do município de Montadas, no Agreste do estado, distante cerca 25 km de Campina Grande.
Um grupo formado por quatro homens, armados com revólveres e em duas motos, invadiram e assaltaram a propriedade rural do ex-vice-prefeito do município e fizeram três pessoas reféns. Na ação, os bandidos roubaram mais de R$ 10 mil em dinheiro e ainda espancaram um deficiente mental.
Era por volta 12h40 quando Luiz Gonzaga Araújo Simplício, de 70 anos, conhecido popularmente como “Lula de Dó”, retornava em seu veículo da feira na cidade de Esperança.
Ao se aproximar da porteira de acesso à propriedade, que fica no sítio Manguape, ele foi surpreendido pelos bandidos que já o aguardavam.
De forma rápida, o político foi rendido e obrigado a entrar com os ladrões para dentro da casa.
No local estavam o deficiente mental Heleno Simplício de Araújo, de 68 anos, e ainda a sua esposa, que também foram rendidos.
Agressivos, os ladrões pediam o dinheiro que estava guardado em casa.
Revoltados com a demora em localizar os pertences eles começaram a agredir as vítimas. O primeiro foi o ex-vice-prefeito, que além de socos e pontapé, foi ferido com uma coronhada de revólver na cabeça. Heleno, que sofre com problemas mentais, ficou muito nervoso e começou a gritar. “Eles bateram muito nos meus dois tios, mas o que é deficiente mental apanhou mais. Foram cerca de vinte minutos de ameaças e muito pânico. Foi uma covardia muito grande” comentou Gudânia de Araújo, sobrinha das vítimas.
Depois que conseguiram encontrar o dinheiro, os ladrões fugiram com destino ao vizinho município de São Sebastião de Lagoa de Roça.
O deficiente mental ficou com várias marcas pelo corpo e Luiz Gonzaga teve que ser socorrido para o Hospital de Emergência e Traumas Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, onde permanece internado. “Foi um corte muito grande na cabeça. Como sangrava muito achávamos que tinha sido um tiro, mas o raio-x confirmou que foi apenas a pancada” completou a sobrinha das vítimas que acompanha o caso.

Família acredita que ação estava sendo planejada há mais de 20 dias
Na comunidade do sítio Manguape, as reclamações na área de segurança pública são constantes. Somente nesta semana, três outros agricultores também foram assaltados na região e tiveram seus pertencentes levados por bandidos.
No caso específico da ação contra o vice-prefeito, os familiares acreditam que os ladrões já estavam planejando o ataque há mais de 20 dias.
Isso porque, há duas semanas, dois homens chegaram à propriedade de Luiz Gonzaga se identificando como policiais civis. Na ocasião, eles contaram que haviam recebido uma denúncia que o agricultor tinha uma arma em casa. “Eles se identificaram como policiais e levaram a arma que meu tio tinha em casa. Ele desconfiou, mas entregou. Os dois não estavam em viaturas, nem muito menos apresentaram documentos como autoridades. Acreditamos que são os mesmos ladrões. Eles primeiro desarmaram meu tio para depois praticar o assalto” completou Gudânia.

Cidade está sem delegado há mais de 60 dias
Em Montadas, apenas dois policiais militares cuidam de toda a segurança ostensiva do município que atualmente possui cerca de 5 mil habitantes.
Há mais de dois meses, a localidade não dispõe dos serviços de um delegado de Polícia Civil, porque o que respondia pela cidade, Francisco Iasley de Almeida, sofreu um acidente automobilístico e está de licença médica.

Arimatéia cobra providências imediatas
De acordo com o secretário de gestão do município, José de Arimatéia Souza – que inclusive já foi prefeito de Montadas por três mandatos – a situação está muito difícil. “Já solicitamos da Secretaria de Segurança Pública do estado um reforço para a cidade de Montadas. O principal alvo dos criminosos tem sido os agricultores e produtores da zona rural, mas na sede do município, os crimes também estão acontecendo sistematicamente. Vamos solicitar uma audiência com o governador para que ele possa ouvir os nossos anseios. Do jeito que está não dá pra continuar” comentou.

Blog do Márcio RANGEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário