quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Muita indecisão para Deputado


Pesquisa mostra que 66% ainda não têm voto definido para Câmara Federal e 61% para ALPB
Thais Cirino // thaiscirino.pb@dabr.com.br
A onze dias da eleição, 61% dos eleitores paraibanos ainda não sabem em quem votar para ocupar uma das 36 vagas da Assembleia Legislativa. Esse é o resultado da pesquisa encomendada pelo jornal O Norte ao Instituto Diário Data Associados referente às eleições 2010. O número é ainda maior quando os entrevistados foram questionados sobre a intenção de voto para a Câmara Federal, quando 66% disseram não saber ou não responderam a pergunta. Foram ouvidos 1.100 eleitores entre os dias 12 e 15 deste mês.Na pergunta espontânea não são indicados os nome dos candidatos.

Para a deputada Iraê Lucena (PMDB), que não pontuou na pesquisa, a falta de conhecimento dos nomes que estão na disputa é ruim para a democracia. "É lamentável que o cidadão não companhe a atividade legislativa dos deputados, mas essa não é apenas uma realidade da Paraíba, mas de todo o país", comentou. A deputada não acredita que o comportamento ausente de alguns parlamentares tenha influenciado no resultado."Isso me deixa triste, mas não acho que tenha refletido na pesquisa".

Já para outro deputado que tenta o retorno à Casa de Epitácio Pessoa, o tucano João Gonçalves (PSDB), as respostas dos eleitores têm, sim, relação com a atitude dos parlamentares. "O comportamento dos deputados prejudica, e muito, a visão que as pessoas têm da Assembleia. Por isso é importante que se divulgue os nomes de quem comparece às sessões", defendeu. Apesar de ser um dos mais presentes, o deputado também não pontuou.

Entre os candidatos que receberam votos para deputado estadual, estão os democratas Lindolfo Pires e José Aldemir, os peemedebistas Francisca Motta e Gervásio Maia, além de Tião Gomes (PSC), com 2% das intenções cada um. Já para deputado federal, o peemedebista Wilson Filho saiu na frente com 4% dos votos, sendo seguido de perto pelo colega de legenda Hugo Motta (3%), pelo petista Luiz Couto (2%) e pelo presidente do PTB, Armando Abílio (2%).

Uma das curiosidades da pesquisa, está no fato de que nomes ausentes da disputa para a Assembleia Legislativa foram citados por eleitores e são responsáveis por 22% das intenções. Um exemplo é o candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), que recebeu 2% dos votos. Quem também teve o apoio para concorrer à deputado estadual é o candidato à reeleição ao governo José Maranhão (PMDB), que teve 1% dos votos. Como voto espontâneo, o candidato é convidado apenas a se manifestar sobre o candidato de sua preferência.

Apesar de estar disputando a reeleição na Assembleia Legislativa, a deputada Olenka Maranhão não recebeu votos na pesquisa, em contrapartida, 1% dos entrevistados disseram que ela poderia ocupar uma das 12 vagas na Câmara Federal. No total, 12% dos eleitores questionados sobre o voto para deputado federal disseram votar em pessoas que não estão na disputa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 31033/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 30378/2010. Os percentuais da pesquisa estão arredondados e, por esta razão, pode acontecer que a soma dos números não atinja 100%, podendo ficar entre 99% e 101%. O intervalo de confiança da consulta é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Assembleia

Intenção espontânea de voto para Deputado Estadual

Tião Gomes 2%
Lindolfo Pires 2%
Gervásio Maia 2%
Francisca Motta 2%
José Aldemir 2%
Ivaldo Morais 1%
André 1%
Alencar 1%
Anísio Maia 1%
Ricardo 1%
Wilson 1%
Outros nomes citados 22%
NR/NS 61%
Total 100%

câmara

Intenção espontânea de voto para Deputado Federal

Wilson 4%
Hugo Motta 3%
Luiz Couto 2%
Armando Abílio 2%
Jeová Campos 1%
Nildo 1%
Leonardo 1%
Dr. Damião 1%
Benjamin Maranhão 1%
Roberto 1%
Wellington 1%
Quinto 1%
Aguinaldo Ribeiro 1%
Outros nomes citados 12%
NR/NS 66%
Total 100%



Do Diario da Borborema

Nenhum comentário:

Postar um comentário