terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vinte favoritos para a Câmara Federal

PT lidera o ranking nacional entre os partidos com maior quantidade de candidatos com boas chances de obter a vitória



A Paraíba tem 20 candidatos com maiores chances de vitória na disputa pelas 12 vagas na Câmara Federal. É o que aponta o levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que, para a elaboração da lista, considerou fatores relevantes para vitória nas urnas, como desempenho individual, peso da coligação, estrutura de campanha dos candidatos e pesquisas eleitorais. De acordo com a estimativa do órgão que atua no dia a dia do Congresso Nacional, 58% dos parlamentares paraibanos, em exercício do mandato, têm chances de serem eleitos.

Em todo o país, foram identificados 812 favoritos na disputa pelas 513 cadeiras ofertadas em Brasília. Do total, em relação à Paraíba, 13 candidatos com maior chance na avaliação do Diap pertencem à base governista, sendo nove filiados ao PMDB, partido com maior número de favoritos. O PT, o PR, o PP e o PTB fecham o favoritismo governista com um eleito, cada. As coligações "Uma Nova Paraíba I e II", lideradas pelo PSB de Ricardo Coutinho, elegeria apenas cinco postulantes oriundos do PSDB (2), DEM (2) e PDT (1). O PT, mesmo em coligação governista, possui entre os três favoritos, dois alinhados com a oposição (Júlio Rafael e Luiz Couto).

O PT ocupa em todo o Brasil o 1º lugar no ranking de chance de eleger deputados federais. O partido do presidente Lula lançou 371 candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal e 139 deles têm boas chances de serem eleitos. Este ano, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para deputado federal. A candidata Nilda Godim, mãe do prefeito de campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) é única mulher a integrar a lista dos favoritos paraibanos.

Com margem de acerto entre 85% e 100% aferida durante os últimos cinco pleitos, o estudo, de acordo com o cientista político e coordenador do Diap, Antônio Augusto de Queiróz, não possui caráter de pesquisa eleitoral, nem foi baseado em consulta externa. "Combinamos fatores quantitativos e qualitativos como a trajetóriae a popularidade do partido, os recursos, as coligações e vinculação a candidatos e o apoio governamental conferido pela utilização das máquinas municipais, estaduais e federal", detalhou.

Confira a lista

Aguinaldo Ribeiro (PP)

Armando Abílio (PTB)

Benjamin Maranhão (PMDB)

Clerot (PMDB)

Damião Feliciano (PDT)

Efraim Filho (DEM)

Hugo Motta (PMDB)

Jeova (PT)

Julio Rafael (PT)

Leonardo Gadelha (PSC)

Luiz Couto (PT)

Major Fábio (DEM)

Manoel Junior (PMDB)

Nilda Gondim (PMDB)

Quinto (PMDB)

Roberto Paulino (PMDB)

Romero Rodrigues (PSDB)

Ruy Carneiro (PSDB)

Wellington Roberto (PR)

Wilson Filho (PMDB)

________________________________________

Fonte Diário da Borborema

Nenhum comentário:

Postar um comentário