quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mudanças para unificar ensino no país pode incluir novas disciplinas em currículo escolar

Gerentes dos Núcleos Regionais de Educação do Estado se reuniram, nesta quarta-feira (29), para iniciar o debate sobre as mudanças discutidas pelo Governo Federal para unificar o ensino público no País. No próximo ano, o currículo dos alunos de escolas estaduais já pode vir com mudanças, inclusive com novas disciplinas e material didático.

Segundo a secretária-executiva Pedagógica, da Secretaria de Estado de Educação, Roseane Marinho, esse assunto vem sendo avaliado pelo Governo Federal desde 2013, mas só em janeiro deste ano começou a ser colocado em prática. “O Ministério da Educação está na fase de discussão da chamada Base Nacional, com todos os Estados. O objetivo é ver a melhor forma de construir um documento oficial, que sirva de referência para as mudanças curriculares dos alunos e até para a formação e qualificação dos professores”, disse ela.

A previsão é de que esse documento seja apresentado em setembro, para então ser avaliado com os Estados. Assim, ele deve ser finalizado e colocado em prática já em 2016. “A ideia é fazer com que alunos que estão nas escolas da região Sul do Brasil possam estudar na região Norte, que alunos do Centro-Oeste possam estudar no Nordeste e assim por diante, sem prejuízo de calendário ou grandes diferenças na grade curricular”, explicou a secretária Roseane Marinho, destacando que as especificidades de cada região vão ser respeitadas, como é o caso das áreas indígenas, por exemplo.

No próximo mês, um seminário vai marcar o lançamento do debate sobre a Base Nacional de Educação para a sociedade em geral, na Paraíba. Assim, o assunto pode receber sugestões e apoio de diversos setores, não apenas da comunidade acadêmica.



Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário