quarta-feira, 29 de julho de 2015

Vereadores de CG detonam proposta de criação de CPI contra Vené

Vereadores de CG detonam proposta de criação de CPI contra Vené
Na entrevista bombástica concedida a Folha de São Paulo, o ex-diretor financeiro da Prefeitura Municipal de Campina Grande Rennan Trajano acusou oito vereadores de participaram de um suposto “mensalinho” realizado na CMCG em troca apoio político ao então prefeito Veneziano Vital do Rêgo e em votações de projetos na Casa.

A denúncia do já chamado “homem bomba” foi desmerecida na plenário Casa de Félix Araújo, por vereadores da situação e oposição.

Os parlamentares reprovaram a forma como Renal formulou a denúncia, e garantiram desconhecer qualquer existência de “mensalinho” na Casa. Eles também rejeitaram a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pelo vereador João Dantas (PSD), para investigar Veneziano.

Mesmo sendo governista, o vereador Cícero Buchada (PTN) criticou as denúncias do ex- tesoureiro da PMCG, Rennan Trajano Farias. Buchada disse que sem documentos que comprovem existência do “mensalinho”, não haveria motivos para instalar a CPI. Para ele, é preciso muita cautela e documentos para acreditar nas denúncias do ex-tesoureiro.

- Eu vejo com muita cautela. Uma denúncia dessa precisa ter muito respaldo para opinar e comentar. Só assino com a verdade nas mãos; através de documentos - enfatizou.

Cícero ressaltou que, no momento, não assinará a CPI por faltas de documentos para as investigações do suposto “mensalinho”.

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal Orlandino Farias, também criticou as denúncias de Renan e a proposta de criação de CPI de João Dantas. Vereador mais antigo na Casa com oito mandatos, Orlandino disse que desconhece algum vereador que tenha recebido dinheiro do “mensalinho”, citado por Rennan Trajano Farias na entrevista à Folha, para votar em projetos da prefeitura de Campina Grande, no governo do então prefeito, Veneziano.

Orlandino disse não ter conhecimento sobre o caso e que nunca ofereceram dinheiro para ele votar em projetos.

- Não tenho conhecimento nenhum, não sou homem para se vender e votar em projetos - disse

Em entrevista a Rádio Caturité AM, ele acredita que Rennan Trajano não citará nomes dos possíveis vereadores envolvidos no suposto mensalinho, se realmente for aberta uma CPI para investigar o caso.

- Se eu achar que a CPI tem fundamento eu posso assinar - finalizou o vereador, que está em seu sétimo mandato na Casa Félix Araújo.

Líder PMDB na Casa, e vice líder da oposição, o vereador Olímpio Oliveira, também desconhece as denúncias de vereadores envolvidos no “mensalinho” e ressaltou ser lamentável.

- Nós vivemos em um país que a cada dia nós temos uma denúncia mais surpreendente do que a outra. É lamentável porque quando isso acontece macula toda classe politica e o cidadão já não sabe mais em que acreditar. É muito ruim para um país em que o povo perde a esperança nos seus políticos – afirmou.


Ele comentou sobre nota publicada pelo ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, que afirmou existir por trás dessas denúncias motivações politicas.

- O ex-prefeito Veneziano, evidentemente, ele é responsável por tudo que fala – disse.

Olímpio ressaltou que acredita no nome de Veneziano para as eleições de 2016 a prefeito de Campina Grande.

- Eu vejo ainda o deputado federal Veneziano um nome muito forte- concluiu.


Aliado do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), o presidente da CMCG, Pimentel Filho, afirmou que todos os parlamentares da Casa Félix Araújo se sentem atingidos pelas declarações do ex-tesoureiro Rennan Trajano, que revelou a suposta existência de “mensalinho” na Câmara.

Pimentel ressaltou que as contas de Veneziano não foram votadas na CMCG e que as declarações de Renna só mancharam o nome da Casa de Félix de Araújo.


O presidente falou que Campina Grande deseja que as denúncias sejam esclarecidas, ma garantiu que uma das acusações é inexistente. O ex-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande Nelson Gomes Filho, foi outro que não deu crétto s denúncias feitas pro Rennan Trajano, sobre esquema de corrupção nas campanhas da família Vital do Rêgo e a existência de um “mensalinho” na CMCG.

O parlamentar destacou que provavelmente Trajano citou os nomes dos vereadores envolvidos para Justiça e acredita que a criação de uma CPI não terá um bom final.

- Já se falou tanto em CPI nessa Casa e até agora não vi funcionar nenhuma. Se for a criação de mais uma eu acredito que ficará como as outras. Infelizmente, no tempo que aqui estou eu não vi essa CPI nenhuma pelo final. Então, não acredito que essa terá um final feliz – disse. Ele espera que a posição da Mesa Diretora seja correta e diz que não assina pedido de CPI.

- Eu não assino. Não tenho porque assinar esse pedido de CPI e não vejo motivos para isso – falou.


O vereador afirmou que as denúncias contra vereadores da Casa Félix Araújo têm falhas. - Eu posso esclarecer um fato que não tem lógica. Nenhuma das contas do prefeito Veneziano foi julgada na minha administração, até porque disseram que tinha sido um dinheiro para aprovar contas e conta nenhuma foi aprovada. A primeira falha está aí – concluiu.


Severino Lopes

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário