quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jornal carioca dá destaque ao Festival de Artes de Areia em edição online


A 12ª edição do Festival de Artes de Areia, que será realizada entre os dias 14 e 18 de setembro na cidade de Areia, no Brejo paraibano, foi destaque na versão eletrônica do jornal carioca O Dia (http://odia.terra.com.br/portal/viagens). Postada na tarde dessa terça-feira (6) sob o título “Festival de Artes de Areia oferece oficinas gratuitas, na Paraíba”, a matéria ressalta a oportunidade, promovida pelo festival, de encontro entre artistas de diversas vertentes da cultura paraibana.

Segundo destaca a matéria de O Dia online, estão programadas 70 atividades e oficinas gratuitas ligadas às áreas de música, dança, audiovisual, teatro, circo, literatura, artes plásticas e arte popular. Neste ano, serão homenageados artistas nordestinos como Genival Lacerda e Ariano Suassuna, e o público terá a oportunidade de assistir às apresentações e performances de outros convidados ilustres, como o cantor e compositor Zé Ramalho, a atriz Mayana Neyva, o ator Luís Carlos Vasconcelos (o palhaço Xuxu) e o Reisado de Zabelê, entre outros.

Criado em 1976, sob a denominação de “Festival de Verão de Areia”, com o objetivo de discutir os principais temas ligados à cultura brasileira do período, o Festival contou, em sua primeira edição, com a participação de personalidades como Ariano Suassuna, Dias Gomes, Ferreira Gullar, Paulo Pontes e João Ubaldo Ribeiro, dentre outros nomes consagrados.

Pela importância como um espaço de reflexão e contestação da realidade de então, o evento chamou a atenção das autoridades, que proibiram sua realização em 1982, em pleno declínio do regime militar. Ao longo das últimas décadas, o evento aconteceu de forma esporádica, sem previsão de continuidade – as últimas edições foram em 2005 e 2008.

Conforme matéria veiculada no Portal da Cultura, do Ministério da Cultura, o formato do Festival de Artes de Areia é uma iniciativa que busca democratizar a cultura entre todos os moradores e visitantes da cidade de Areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário