sexta-feira, 11 de julho de 2014

CAÇA AO VOTO: candidatos se preparam para confronto de ideias e primeiro debate já tem dada marcada


CAÇA AO VOTO: candidatos se preparam para confronto de ideias e primeiro debate já tem dada marcada
 Entre os comícios, arrastões e carreatas, realizados pelos seis candidatos ao governo do Estado na Paraíba, na caça ao voto, os debates sem dúvida, são as atividades mais esperadas pelos eleitores no processo eleitoral já deflagrado. Os debates consistem no confronto de ideias onde os candidatos podem expor para os eleitores as propostas que pretendem colocar em prática nas mais diversas áreas como saúde, educação, segurança, geração de emprego, mobilidade urbana, habitação, caso cheguem ao poder. Dependendo do desempenho do candidato, o debate pode se decisivo e ajudar o eleitor a escolher o governante que irá conduzir os destinos do seu Estado pelos próximos quatro anos.

Na Paraíba, as principais emissoras de TV e de Rádio, já agendaram debates com os candidatos ao governo do Estado. E o primeiro debate já tem data marcada. Será realizado no dia 31 de julho pela TV Master de João Pessoa. Pela primeira vez este ano desde que o inicio da campanha eleitoral, os candidatos ao governo do Estado Ricardo Coutinho (PSB), Vital do Rêgo (PMDB), Cássio Cunha Lima (PSDB), Major Fábio (PROS), Tárcio Holanda (PSOL), e Antônio Radical (PSTU), estarão frente a frente para debater suas propostas e ideais. Apresentado pelo jornalista Alex Filho, o debate dividido em cinco blocos, terá um formato diferente. Cada candidato poderá levar até 20 pessoas para a plateia.

Os assessores dos candidatos já começam a trabalhar no sentido de explorar bem o espaço e assim, vencer o confronto de ideias. O senador Vital do Rêgo, já confirmou presença nos estúdios da TV Master no dia 31 e garantiu que participará de todos os debates. Para ele, os debates são oportunidades importantes que ajudarão o eleitor a decidir o voto. Vital garantiu vai se levar para os debates as propostas que pretende colocar em prática na Paraíba caso seja eleito governador nas eleições de outubro. Espera que sejam debates de alto nível. O senador Cássio Cunha Lima e o governador Ricardo Coutinho, assim como os demais candidatos, também confirmaram presença nos debates e pretendem usar os espaços para apresentar as suas propostas nas mais diferentes áreas.

A Rede Paraíba de Televisão, também já definiu a data de seus debates e entrevistas com os candidatos ao governo do Estado. Os dias foram definidos a partir de uma reunião que aconteceu na sede da TV Cabo Branco, em João Pessoa, e contou com representantes dos partidos que têm representação na Câmara Federal. Os representantes dos partidos assinaram um documento, onde se comprometeram a participar dos eventos nos dias agendados. As entrevistas nas TVs Cabo Branco e Paraíba serão realizadas de 18 a 22 de agosto, acontecem no JPB 2ª Edição. De 15 a 19 de setembro, as entrevistas serão no JPB 1ª Edição.

O tradicional e decisivo debate do primeiro turno será realizado no dia 30 de setembro. Se houver segundo turno, o debate será no dia 23 de outubro. O primeiro turno da eleição será no dia 5 de outubro e o segundo turno, no dia 26. O Sistema Correio de Comunicação também realizará debates com os candidatos ao Governo do Estado. De acordo com o Projeto das Eleições 2014, também haverá espaço para entrevistas com os candidatos a vice-governador e senador, além dos debates envolvendo os candidaturas com representação na Câmara Federal.

Os temas abordados nas entrevistas serão saúde, segurança, educação, geração de emprego e renda, transporte, habitação, turismo e infraestrutura, entre outros, a serem sorteados previamente no mesmo dia das entrevistas. No caso da TV Correio, também serão realizadas duas perguntas com temas livres, mas a quantidade irá variar de acordo com o tempo gasto pelos candidatos por resposta.

No Sistema Correio, as entrevistas com os seis candidatos na Rádio 98 FM ocorrerão entre dos dias 21 a 25 e 28 de julho, e terão uma hora de duração. O programa Correio Debate tem início às 12h. Conforme o sorteio, as entrevistas ocorrerão de 21 a 28 de julho.

Já na TV Correio, durante o programa Correio Debate, as entrevistas ocorrerão no dia 5 e dos dias 8 a 12 de setembro, e terão 10 minutos de duração. O tradicional debate da TV Correio acontece na noite do dia 26 de setembro. E para fechar o primeiro turno das eleições, os candidatos se enfrentam e apresentam seus programas de governo na Rádio 98 FM, ao meio-dia do dia 1º de outubro.

Severino Lopes 

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário