quinta-feira, 17 de julho de 2014

Caravana do Coração realiza atividades em Esperança e mais 12 municípios da Paraíba

 Secretaria de Saúde do Estado promove, de 20 de julho a 2 de agosto, a 2ª Caravana do Coração. A ação de saúde tem como objetivo visitar 13 municípios com o apoio de 50 profissionais. Os municípios que vão participar da caravana são: Itaporanga, Cajazeiras, Souza, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Santa Rita. A atividade é realizada em parceria com a Associação Círculo do Coração do Recife.

Desde que foi criada, há poucos mais de dois anos, a Rede de Cardiologia Pediátrica PB/PE realizou mais de 45 mil atendimentos, além de mais 240 cirurgias cardíacas e mais de 3,5 mil consultas e exames especializados.

Durante a Caravana, serão realizadas consultas e exames em crianças de zero a 12 anos, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes a partir de 28 semanas, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiopatia, ultrassonografia com suspeita, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.

Uma das novidades da Caravana do Coração deste ano será a realização de um curso de reanimação neonatal em sala de parto, que será ofertada para enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. A capacitação vai acontecer no mesmo local dos atendimentos.

“Vamos agregar a capacitação à assistência. Vamos preparar o profissional para dar continuidade a esse atendimento”, explicou o pediatra Cláudio Régis, coordenador estadual da Rede de Cardiologia Pediátrica.

A parte lúdica da caravana também é mais uma inovação desta segunda edição. As crianças e gestantes serão recepcionadas por arteterapeutas, que apresentarão músicas em referência ao tema da medicinapreventiva.

A presidente do Círculo do Coração, que também coordena a Rede de Cardiologia Pediátrica, Sandra Mattos, explicou que a Caravana do Coração tem por objetivo realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos do Sertão até a Zona da Mata, com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas. A equipe do Círculo do Coração se conecta diariamente com 20 maternidades e um hospital para realizar triagem, diagnóstico e manejo terapêutico de crianças com cardiopatias congênitas nos municípios.

Sendo identificada alguma anormalidade, os bebês são encaminhados para o Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, para condução do tratamento, sempre acompanhado pela equipe médica de Pernambuco. Os casos mais complexos são direcionados para o Real Hospital Português, no Recife, onde o Círculo do Coração atua. Todas as maternidades e hospitais envolvidos no projeto estão conectados com o Círculo do Coração de Pernambuco.

Cronograma da Caravana – A primeira cidade a ser visitada será Itaporanga, no dia 21; no dia 22, Cajazeiras; dia 23, Sousa; dia 24, Catolé do Rocha; dia 25, Pombal; dia 26, Patos; dia 27, Princesa Isabel; dia 28, Monteiro; dia 29, Esperança; dia 30, Picuí; dia 31, Guarabira; dia 1º, Itabaiana; e dia 2, Santa Rita.

Os pacientes devem ser cadastrados pelos municípios no site www.rcp.circulodocoracao.org.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário