sábado, 14 de agosto de 2010

Incentivo à fitoterapia


Lagoa Seca será sede de evento que discutirá os benefícios das plantas medicinais


A utilização de plantas medicinais em tratamentos caseiros é um costume antigo peculiar da população nordestina. É comum encontrar uma ou outra receita, à base de plantas e ervas, que atuam substituindo os remédios tradicionais, em certos casos de alto valor, produzidos pelas indústrias farmacêuticas. Esse costume, muito benéfico para a população, ainda enfrenta resistência e um certo preconceito por parte de algumas pessoas da região.


Agricultores do município costumam utilizar a boa qualidade da terra para cultivar ervas e plantas Foto: Katharine Nóbrega/Especial DB/D./D.A Press
Com a iniciativa de promover uma maior aceitação desses métodos, conhecidos como fitoterápicos, o município de Lagoa Seca, Agreste do estado, vai ser sede de um evento nacional para discutir os benefícios das plantas medicinais para a saúde dos paraibanos. O Encontro Nacional de Plantas Medicinais vai acontecer entre os dias 16, 17 e 18 de setembro no município de Lagoa Seca.

Serão oferecidas palestras e discussões com representantes de vários estados brasileiros como Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais. O foco das discussões é passar orientações que vão do plantio ao uso correto das plantas medicinais.

A representante do Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada as Comunidades (PATAC), uma das entidades envolvidas na organização do evento, Verônica de Moura Barbosa, disse que já está promovendo reuniões, com as entidades envolvidas na organização, para definir os detalhes finais sobre o evento. "Muita coisa já foi definida e agora só faltam detalhes de produção".

Vinte e cinco agricultoras paraibanas, ligadas à Articulação do Semi-árido (ASA), vão aproveitar a oportunidade para discutir as políticas e programas nacionais voltados para a utilização desses medicamentos naturais. Junto com as paraibanas mais 85 agricultoras, de outros estados brasileiros, vão compartilhar informações e experiências que vão possibilitar o aprimoramento nas técnicas de produção e aproveitamento das plantas. "Essas discussões são um avanço muito grande para o nosso estado. É importante que elas sejam levadas para toda a população da Paraíba", finalizou ontem Verônica de Moura Barbosa.



Fonte: Diário da Borborema
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário