quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Curiosidade sobre elefantes


Os elefantes podem chegar aos 50 anos de idade. E, ao contrário do que muita gente pensa, ele não bebe água pela tromba. Apenas suga a água para esguichar em sua boca, já que fica meio difícil abaixar até a água com esse volume todo. A capacidade de sua tromba é de até 10 litros.

Suas passadas são pesadas, obviamente, e por isso seu andar pode ser ouvido a 1 km de distância. Além das enormas patas para sustentação, as orelhas dos elefantes também chamam a atenção pelo seu tamanho. Isso porque elas servem também para refrescar o animal, como abanadores. Mas não é só isso. Como a superfície das orelhas é grande, e repleta de veias, quando o sangue está circulando e passa pelas orelhas recebe essa brisa refrescante, diminuindo sua temperatura antes de continuar seu circuito pelo resto do corpo.

Os elefantes não são apenas pesados, com suas toneladas empoeiradas. Para comportar as até 7 toneladas, um elefante pode chegar a quase 4 metros de altura. Depois do homem, o elefante é o mamífero que mais vive. São cerca de 78 anos de vida.

Também é dos elefantes o recorde de maior gestação entre os mamíferos. Um filhote de elefante leva quase dois anos – entre 609 e 760 dias – para nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário