segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tchau, crise: Grêmio derrota o Goiás e sai da zona de rebaixamento



Vibrante e dedicado, Tricolor gaúcho faz 2 a 0 e inicia reação no Campeonato Brasileiro. Esmeraldino cai para o penúltimo lugar
o jogo escalações Chega de falar de crise, de risco de rebaixamento, dos nove jogos sem vitória. Renato Gaúcho prometeu um Grêmio melhor neste domingo e cumpriu. O Tricolor começa a se reinventar no Campeonato Brasileiro. No Olímpico, derrotou o Goiás por 2 a 0, jogou bem e deixou os torcedores satisfeitos. Vitória importante, para descarregar, aliviar os ombros e tirar o time da zona de rebaixamento. A equipe chega 15 pontos e está na 15ª posição. Por outro lado, o Goiás, que na última quinta-feira eliminou os gremistas da Copa Sul-Americana com uma vitória pelo mesmo placar, em Porto Alegre, cai para o penúltimo lugar, com 13.

O Grêmio teve vários destaques. Douglas voltou a jogar bem, Souza, agora capitão, teve muita raça, e Neuton foi seguro na zaga. Mas ninguém brilhou mais que Willian Magrão. O volante, autor dos gols da partida, usou a camisa 9, número que marca os grandes artilheiros, e deitou e rolou.

As duas equipes voltam a jogar no próximo sábado, às 18h30m. O Grêmio visita o Ceará, no Castelão, enquanto o Goiás recebe o Grêmio Prudente, no Serra Dourada.

Confira a classificação completa do Campeonato Brasileiro


Sai, crise!


Mais do que fugir da zona de rebaixamento, o Grêmio tenta se reinventar. Na atitude e na técnica. A queda na Copa Sul-Americana, semana passada, justamente contra o Goiás, deu ainda mais peso ao jogo do Brasileirão. Recém-chegado, o técnico Renato Gaúcho teve dois dias para começar a dar o jeito dele ao time. Escolheu o esquema 3-6-1, passou a braçadeira de capitão de Victor para Souza e chacoalhou o grupo.

Willian Magrão fez os dois gols do Grêmio
(Foto: Roberto Vinícius / Futura Press)O Tricolor mordeu o tempo todo, agrediu o adversário desde o princípio. Willian Magrão quase abriu o placar no primeiro minuto. O chute cruzado passou perto da trave direita de Harlei. Souza também tentou, Fábio Santos foi boa alternativa pela esquerda, Douglas correu mais e até marcou, e Jonas batalhou muito para se livrar dos zagueiros que não davam folga. A melhor chance que teve foi aos 19. Pela direita, deixou dois adversários para trás e bateu de esquerda. A bola passou perto e assustou o goleiro do Esmeraldino. Pressionado, o Goiás não conseguia sair nos contra-ataques. Bernardo sumido, Pedrão pouquíssimo acionado e Everton Santos bem marcado.

Renato conversou com os defensores o tempo todo. Orientou, corrigiu posicionamento e tentou passar confiança, principalmente a Neuton. Depois do desempenho ruim no meio de semana, sobrou vontade ao garoto. Tanta que ele se apresentou no ataque. Aos 21, tabelou com Souza pela esquerda, recebeu de volta pouco depois do meio-campo e foi. Avançou, costurou a defesa verde e tocou na saída de Harlei quase da pequena área. Aí foi como se o tempo parasse. Todos no Olímpico aguardaram o desfecho da linda jogada, até que Wendel Santos salvou pouco antes da linha de gol.

O quase golaço de Neuton deu mais gás ao Grêmio. Aos 30, Jonas recebeu cruzamento na área, desviou de cabeça, e Harlei pegou. Três minutos depois, o primeiro gol da era Renato Gaúcho. Douglas cobrou falta na trave, a bola voltou para o meio da área, e Willian Magrão, de primeira, com força, para quase furar a rede de tanta raiva. Gol de volante com camisa 9, número de artilheiro. Gol para descarregar e começar a chutar a crise para longe do Olímpico. Aos 37, Souza encheu o pé de muito longe e por pouco não acertou o ângulo

Magrão goleador


O Grêmio não se permitiu acomodar. Voltou ligado, brigou por cada pedaço do campo, apertou o Goiás. Ora pela esquerda, ora pela direita. Meias no reforço da marcação, zagueiros e volantes chegando forte na frente. Um mutirão pela volta da boa fase. O maior exemplo disso foi uma ótima oportunidade criada aos quatro minutos. Pela direita, Ozéia avançou até o campo do adversário e passou de calcanhar para Jonas. De primeira, o atacante tocou de costas para Willian Magrão, que chegava de trás. Ou o volante rolava para Souza no meio da área ou chutava. Chutou e errou. Harlei fez boa defesa.

Wendel marca Jonas em bom duelo no jogo
(Foto: Lucas Uebel / Agência Estado)Victor foi um observador no segundo tempo. E viu o Grêmio chegar ao segundo gol na bola parada. Aos 18, Douglas, como há muito não se via, voltou a ser garçom. Em cobrança de falta para a área, colocou na cabeça de Willian Magrão. O volante-artilheiro subiu bem e fez o segundo. Dele e do time. Renato chamou Douglas à beira do campo e lhe deu um forte abraço. O técnico disse que precisa ajudar o meia a recuperar o bom futebol. Parece ter começado.

Irritado com a postura do time, Leão fez três mudanças ao mesmo tempo. Tirou Wellington Monteiro, Bernardo e Everton Santos. Entraram Romerito, Felipe e Otacílio Neto. Não adiantou de nada porque o Grêmio manteve a pressão. Aos 31, Jonas recebeu lindo passe de Douglas na área, dominou no peito e bateu por cima do gol.

Renato Gaúcho também mudou. Lançou Borges, Leandro e Fernando nos lugares de Edilson, Souza e Douglas, respectivamente. Todos saíram muito aplaudidos. Os pouco mais de dez mil torcedores que foram ao Monumental reconheceram o esforço do grupo, jogaram com a equipe. Aos 47, Fábio Santos quase fez mais um para deixar a vitória ainda mais bonita. Jonas cruzou, e o lateral se jogou, de carrinho, para fazer o terceiro, mas Harlei defendeu. Não fez falta. O Grêmio sobrou no Olímpico.

Grêmio 2 x 0 Goiás Victor, Ozéia, Rafael Marques e Neuton; Edilson (Borges), Ferdinando, Willian Magrão, Souza (Leandro), Douglas (Fernando) e Fábio Santos; Jonas. Harlei, Wendel Santos, Valmir Lucas, Rafael Toloi e Júnior; Amaral, Jonilson, Wellington Monteiro (Romerito) e Bernardo (Felipe); Everton Santos (Otacílio Neto) e Pedrão.
Técnico: Renato Gaúcho. Técnico: Emerson Leão.
Gols: Willian Magrão, aos 33 do priemeiro tempo e aos 18 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Edilson e Leandro (Grêmio); Bernardo, Rafael Toloi, Valmir Lucas eAmaral (Goiás).
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre. Data: 15/08/2010. Árbitro: José Henrique de Carvalo-SP. Auxiliares: Kléber Lucio Gil-SC e Guilherme Dias Camilo-MG. Público total: 11.469. Renda: 162.588,50.

dO G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário