terça-feira, 24 de agosto de 2010

Maracanã inicia reforma e cadeiras inferiores são retiradas do estádio



Em 50 dias, reunião irá decidir quando acontecerá o fechamento total do estádio

Operários retiram as primeiras cadeiras do anel inferior do Maracanã

Foram iniciadas, na manhã desta terça-feira (24), as obras no anel inferior do Maracanã, primeiro passo da reforma do estádio visando o Mundial de 2014, que será realizado no Brasil e deverá ter o estádio como palco da final. Neste primeiro momento, os operários começaram a retirar as cadeiras do setor.

Com isso, o anel inferior já foi todo isolado e o torcedor não terá mais acesso a ele nos próximos jogos. A capacidade do Maracanã passará a ser de 45 mil torcedores, que só terão acesso às arquibancadas e cadeiras especiais. Já será assim no duelo entre Flamengo e Atlético-MG, quinta-feira (26), às 21h.

A previsão da Secretaria de Obras do estado é que esta primeira etapa da reforma dure aproximadamente 50 dias. Depois disso, haverá uma reunião entre governo e o consórcio responsável pelas obras, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Odebrecht e Delta, para definir o próximo passo.

É provável que a etapa seguinte seja o fechamento completo do palco, com o início das obras das arquibancadas. Se isso ocorrer, Flamengo e Fluminense, que mandam suas partidas do Campeonato Brasileiro no local, terão de arrumar outro estádio para jogarem até o fim do ano.

Em relação às cadeiras que estão sendo cuidadosamente retiradas, o destino delas ainda não é certo. Contudo, existe a possibilidade de alguns clubes que possuem estádios de menor porte no estado as recebam, o que ainda não foi confirmado pelo governo e nem pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Cerca de 35 mil assentos serão retirados.

O Maracanã terá de estar totalmente reformado até dezembro de 2012, data limite estabelecida pela Fifa. Em 2013, haverá a disputa da Copa das Confederações no Brasil. As obras estão orçadas em R$705 milhões.

Rampas mais largas serão construídas para facilitar a evacuação dos torcedores. As antigas rampas do anel superior serão reativadas, com o remanejamento dos camarotes. A Fifa exige que em oito minutos o estádio seja esvaziado. Cerca de dois mil empregos serão gerados.

O Maracanã também passará a ser todo coberto, protegendo a torcida da chuva. Novos banheiros serão construídos, o estacionamento ampliado, assim como a área da imprensa, e o campo será reduzido, também para atender ao pedido da entidade máxima do futebol, passando a ter 105m x 68m, contra os 110m x 75m atuais.

Cauê Rademaker, do R7, no Rio de Janeiro.Texto: ..
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário