quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PF investiga atentado contra presidente do TRE



Ministro da Justiça propôs trabalho conjunto com as polícias locais

Christina Lemos e Mariana Londres, do R7, em Brasília.

A Polícia Federal já investiga o atentado sofrido pelo presidente do TRE-SE (Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe), Luiz Araújo Mendonça. A tentativa de homicídio aconteceu na manhã desta quarta-feira (18). O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que propôs trabalho conjunto das Polícias Federal, Civil e Militar.

- O Ministério da Justiça colocou a Polícia Federal à disposição do governador para apurar a autoria do atentado. Conversei com Déda [Marcelo Déda, governador de Sergipe] e Lewandowski [Ricardo Lewandowski, ministro do TSE] e combinamos de fazer um trabalho conjunto.

O ministro da Justiça disse que falou também com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assunto.

- Coloquei o presidente Lula ciente dos fatos. O esforço é para prender os autores do atentado no menor prazo possível. Pode se tratar de motivação eleitoral ou não. A PF já está no Estado para atuar conjuntamente com a Polícia Civil e Militar [que atua nas buscas].
O atentado

O atentado contra o carro presidente do TRE-SE, Luiz Araújo Mendonça, aconteceu pela manhã na avenida Beira Mar, nas proximidades da ponte que dá acesso ao bairro Coroa do Meio, em Aracaju. O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski e o Ministro da Justiça, Luiz Barreto, não descartam que o crime tenha motivação eleitoral.

Confira também
TSE não descarta motivação eleitoral

Presidente do TRE-SE ganha proteção policial
...Os tiros que atingiram o carro do presidente do TRE foram de pistola e espingarda calibre 12. Luiz Mendonça foi pego de raspão. Logo, foi encaminhado para um hospital particular da capital e está fora de perigo. Já o motorista foi baleado em várias partes do corpo e levado ao Hospital de Urgências de Sergipe. Seu estado de saúde é grave.

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe informou que o carro utilizado pelos criminosos foi encontrado queimado próximo a um dos shoppings de Aracaju, no bairro Jardins. As unidades especializadas da Polícia Civil e Militar, junto com a Dipol (Divisão de Inteligência e Planejamento Policial), trabalham desde a manhã para encontrar os quatro suspeitos. As investigações serão conduzidas pelo Cope (Complexo de Operações Especiais).

Biografia

Sergipano do município de Itabaiana, o desembargador começou a carreira de promotor de Justiça em 1983. Em agosto de 2003, foi promovido a procurador de Justiça. Foi membro do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso, sendo também membro do Conselho Estadual de Assistência Social.

Mendonça também exerceu o cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública por duas vezes. Ele foi presidente do Consene (Conselho de Segurança Pública do Nordeste).

Desde 15 de junho de 2005, foi nomeado para exercer o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe. Em 10 de março de 2009 foi empossado presidente e corregedor do TRE para o biênio 2009-2011.

DO R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário