domingo, 15 de agosto de 2010

Na menopausa, 200 calorias diárias a mais podem resultar em ganho de 10 quilos por ano





Até a menopausa chegar, são raras as mulheres que pensam nela. Até pelo menos uns 40 anos, não conheço nenhuma que se interesse muito pelo assunto. Li outro dia que, com o metabolismo mais lento durante essa fase da vida, um excesso diário de apenas 200 calorias pode significar um aumento de 10 quilos no fim de um ano. Dez quilos!
Diante desse número, entrevistei o endocrinologista e especialista em Nutrologia, Cristiano Merheb, que fala de cuidados importantes que as mulheres devem tem com o corpo na menopausa.

Por que as mulheres engordam na menopausa?

O que notamos é que, na maioria dos casos, as pessoas não têm conhecimento do que devem comer e de como devem se exercitar para envelhecer com saúde e sem de engordar. Mas não é algo que começa na hora da menopausa. Atribuo essa dificuldade de se manter magra a um somatório de ações equivocadas ao longo de uma vida. Por isso, nessa fase da vida da mulher notamos tantos casos de obesidade.

Quais é a alimentação ideal para a mulher manter a forma?

Quem que quer se manter em forma sempre precisa, entre outras coisas, entender o papel de determinados grupos alimentares no corpo humano. Do ponto de vista energético, devemos compreender que somente os carboidratos têm capacidade de engordar. Mas isso só acontece se não houver espaço na musculatura para seu armazenamento, o que ocorre com pessoas sedentárias, que não fazem atividades físicas. Uma rotina alimentar equilibrada tem como base universal, para quem tem ou não atividade física regular, o consumo de carnes (magras de preferência), legumes, verduras e frutas em quantidade. A partícula energética do ponto de vista muscular (amidos- arroz integral, feijão branco, aipim cozido, batata dôce/ barôa, lentilha, grão de bico e farofa), deve entrar no esquema nas refeições pós-atividade física. Doces e massas não são proibidos, porém, de forma bastante eventual.

Que tipo de atividade física consegue compensar o ganho de peso mais fácil nessa fase?

Atividade física não deve ser encarada como um método de emagrecimento. Ajuda a prevenir a obesidade, mas não emagrece por si só. Daí porque tanta gente que conhecemos entra na academia, queimam calorias em excesso, mas não perdem gorduras. Quem emagrece em academia é porque alterou profundamente seus maus hábitos alimentares. Colocar responsabilidade de emagrecimento em exercícios sem organizar rotina alimentar não resolve o problema. Não quero dizer com isso que não se deve malhar! Atividade física é a chave para uma vida saudável desde que o metabolismo de gorduras esteja ajustado corretamente e isso se faz com comida.

Há algo que as mulheres que adoram doces podem fazer para substituir essa necessidade?

Sim! Usem doces sem adição de açúcar. Guardem isso, é o que se deve procurar nas embalagens dos alimentos.

É verdade que um excesso diário de 200 calorias pode significar o aumento de 10 quilos no peso ao final de um ano?

Uma vez que quase tudo na natureza é calórico e somente carboidratos engordam, as calorias de carnes e gorduras não precisam ser contadas. O cuidado precisa ser tomado com alimentos a base de cerveja, açúcar e farinha de trigo refinados.

Fumo e álcool fazem a mulher engordar mais na menopausa?

Nem mais nem menos! O álcool é algo que se pode tolerar em uma rotina de vida equilibrada e saudável, diferente do fumo que em hipótese alguma pode ser positivo.

O quanto esse ganho fácil de peso tem a ver com a depressão de que sofrem muitas mulheres na menopausa?

Depende da forma como cada pessoa lida com a depressão. Existem indivíduos que recorrem aos alimentos como forma de conforto e outros que desenvolvem grande inapetência nessas situações.

Abaixo, 5 dicas para não esquecer:

1 Evite em sua rotina, a todo custo: cerveja e alimentos a base de farinha de trigo e açúcar;

2 Mantenha uma rotina, mesmo que não muito frequente, de atividades físicas;

3 Alimente-se a cada 3 horas sem sobrecargas de carboidratos;

4 Regre sua rotina alimentar de forma a comer saudável e equilibrado durante a semana, sempre com muitas proteínas magras, legumes, verduras, frutas e carboidratos integrais. Somente inclua algum alimento que contenha farinha de trigo ou açúcar nos finais de semana e mesmo assim sem grandes exageros;

5 Troque a cerveja das comemorações e eventos sociais pelas bebidas destiladas. Faça isso com moderação.


Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário