segunda-feira, 16 de agosto de 2010

No sufoco, Vasco bate o Prudente e alcança primeira vitória fora de casa



Cariocas abrem o marcador, deixam donos da casa empatarem e conseguem o resultado positivo graças ao pênalti convertido por Nilton
o jogo escalações Eder Luís comemora com os companheiros o
primeiro gol do Vasco (Foto: Marcelo Sadio)O Vasco confirmou a boa fase no Brasileirão ao bater o Grêmio Prudente por 2 a 1, na tarde deste domingo, no interior de São Paulo, e alcançou a sua primeira vitória fora de casa na competição nacional. O resultado manteve o técnico Paulo César Gusmão como o único treinador invicto no campeonato. Já são 14 partidas sem derrota. Além disso, após a pausa para a Copa do Mundo, o Gigante da Colina já conquistou quatro triunfos e três empates. Os gols dos cariocas foram marcados por Eder Luís e Nilton, de pênalti. João Vítor fez para os paulistas.

O resultado levou o Gigante da Colina à nona colocação na competição, com 20 pontos, um a menos do que o Botafogo, primeira equipe na zona de classificação para a Libertadores. O Grêmio Prudente permaneceu na 14ª colocação, com 15.

Na próxima rodada, o Grêmio Prudente encara o Goiás, no sábado, às 18h30m (horário de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia. O Vasco enfrenta o Fluminense, no domingo, também às 18h30m (de Brasília), no Maracanã.

Eder Luís abre o marcador para o Vasco na etapa inicial


Quem pensou que o Vasco fosse esperar o Grêmio Prudente tomar a iniciativa do jogo se enganou. Os cariocas partiram para cima dos paulistas e tiveram duas oportunidades seguidas. Aos três, Fágner cruzou para Zé Roberto, que fez o giro e rolou para Felipe. Pressionado por um defensor, o maestro errou a pontaria e chutou por cima do gol. Dois minutos depois, em mais uma boa trama, Eder Luís encontrou Max livre pelo lado esquerdo. Já dentro da área, o lateral finalizou por cima do travessão.

Aos nove não teve jeito. Fágner cruzou da direita e Eder Luís se antecipou aos zagueiros para abrir o marcador: 1 a 0 Vasco. O Gigante da Colina permaneceu com o domínio da partida, e os paulistas assustavam apenas nos contra-ataques. Aos 21, Wesley invadiu a área pelo lado direito e soltou a bomba. Fernando Prass tocou com o pé esquerdo antes de a bola estourar na trave. Quase o empate dos donos da casa.

O Vasco seguiu pressionando, conduzido pela boa atuação do trio ofensivo, formado por Felipe, Zé Roberto e Eder Luís. O lateral-direito Fágner também era um dos destaque do jogo. Aos 27, Zé Roberto recuperou uma bola no meio-campo, tabelou com Felipe, e arriscou da entrada da área por cima do gol dos paulistas. Em uma nova tabela entre os dois apoiadores, aos 32, o camisa 6 arriscou de fora e errou a pontaria.

A pressão dos cariocas seguiu até os últimos minutos da etapa inicial. Aos 35, Max cobrou escanteio na cabeça de Nilton. O volante subiu mais do que os zagueiros e cabeceou para fora. Oito minutos depois, Felipe rolou para Zé Roberto, que cortou um adversário, e chutou rente à trave do Grêmio Prudente.

Prudente empata, mas Nilton, de pênalti, garante vitória dos cariocas


O Vasco voltou para a etapa final pressionando o Prudente para ampliar o marcador. Logo aos dois minutos, Eder Luís tocou para Felipe na entrada da área. O maestro chegou batendo de primeira e a bola explodiu na defesa paulista. Três minutos depois, Zé Roberto recebeu ótimo passe de Fágner. Já dentro da área, o camisa 10 girou em cima de um zagueiro e chutou para defesa do goleiro Giovanni.

Enquanto os cariocas permaneciam tocando a bola em busca da melhor oportunidade, os paulistas não conseguiam chegar ao gol vascaíno. Aos 12, Fágner arriscou de fora da área para defesa de Giovanni. No minuto seguinte, o Vasco foi castigado. João Vítor soltou a bomba da intermediária, a bola bateu na trave e entrou. Sem culpa no lance, Fernando Prass não teve tempo de saltar para tentar a defesa.

Mesmo com o gol, o Vasco não se intimidou. Aos 20, Max lançou para Eder Luís dentro da área. O atacante ajeitou para Felipe, que chutou de primeira. A bola passou por cima do gol dos paulistas. O Prudente respondeu dois minutos depois. João Vítor arriscou de fora da área e Prass saltou para defender. Aos 24, PC Gusmão sacou Felipe, cansado, e apostou na entrada do garoto Jonathan, de 19 anos.

Aos 33, Max tentou invadir a área e foi derrubado por um zagueiro. Pênalti marcado pelo árbitro alagoano Francisco Carlos Nascimento. Na cobrança, Nilton bateu no meio do gol, Giovanni defendeu e, na sobra, o volante chutou para colocar os cariocas novamente em vantagem.

O Prudente ainda perdeu um gol inacreditável aos 40. Rafael Martins cruzou e Wanderley, dentro da pequena área, furou. No fim, o Gigante da Colina comemorou a sua primeira vitória fora do Rio de Janeiro.

GRÊMIO PRUDENTE 1 X 2 VASCO Giovanni; Roberto Silva, Anderson Luis, Leonardo e Marcelo Oliveira; João Vítor, Rodrigo Mancha (Diego Giaretta), Carlos Eduardo (Rafael Martins) e Adriano Pimenta (Fabiano Gadelha); Wesley e Wanderley. Fernando Prass; Fagner, Fernando, Dedé e Max (Jumar); Rafael Carioca, Romulo, Nilton e Felipe (Jonathan); Éder Luis (Nilson) e Zé Roberto
Técnico: Márcio Barros Técnico: PC Gusmão
Gols: Eder Luís, aos nove minutos do primeiro tempo; João Vítor, aos 13 minutos, Nilton, aos 34 minutos do segundo tempo.
Cartões: Wanderley, Leonardo, Wesley (Prudente); Rômulo, Max (Vasco)
Estádio: Prudentão, em Presidente Prudente (SP)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL/Fifa)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG/Fifa) e Adson Lopes Leal (BA).

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário