sábado, 9 de outubro de 2010

Perfuradora chega ao local em que os 33 mineiros estão presos no Chile

Poço foi aberto às 8h03 locais, 9h03 de Brasília.
Familiares comemoraram aos gritos de 'Chi, chi, chi, le, le, le!'.
Giovana Sanchez Do G1, na Mina San José *


O poço pelo qual serão içados os 33 mineiros presos em uma mina de cobre no Chile foi aberto na manhã deste sábado (9).
A perfuradora T-130, do plano B de resgate, atingiu o local em que os mineiros estão presos às 8h03 locais (9h03 de Brasília), na Mina San José, próximo à cidade de Copiapó, no norte do país.
Eufóricos e emocionados, os parentes dos mineiros, que estão alojados no acampamento Esperança, subiram à montanha próxima e comemoraram o feito, aos gritos de 'Chi, chi, chi, le, le, le!'. A abertura do túnel foi anunciada por uma sirene e celebrada por um sino, que já toca por mais de meia hora.

As equipes de resgate devem decidir mais tarde, ainda neste sábado, quando eles provavelmente vão começar a subir os mineiros, segundo o ministro chileno da Mineração, Laurence Golborne.
Os engenheiros responsáveis pelo resgate precisam decidir se vai ser preciso ampliar o túnel com um cilindro de metal, antes que seja iniciada a subida dos mineiros, o que poderia ocorrer já a partir da terça-feira, segundo previsões anteriores do governo.
saiba mais
Nos últimos dias, os mineiros, presos a uma profundidade de 630 metros desde um acidente em 5 de agosto, fizeram atividades físicas mais intensas para se preparar para o resgate. Eles devem ser submetidos a uma dieta de alimentos sólidos seis horas antes de subir.
Um médico e um mineiro serão os primeiros a descer, revezadamente, à mina. No máximo, vão descer três pessoas de cada vez.
Na quinta-feira, as equipes de resgate fizeram uma simulação cronometrada de como serão os trabalhos.
"Isso é muito forte, é um sentimento muito grande. Imagino o que meu irmão deve estar sentindo lá dentro", disse à France Presse Gastón Henríquez, que esperava emocionado próximo à entrada da mina.
"Estamos muito felizes, porque sofremos muito nesses dois meses. Esperamos agora que eles saiam logo para que possamos abraçá-los e levá-los para casa", disse Wilson Ávalos, que tem dois irmãos presos na mina San José.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário