segunda-feira, 18 de outubro de 2010

No 2° debate, Serra e Dilma deixam acusações em segundo plano



No segundo debate realizado entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no segundo turno pela Folha/RedeTV!, na noite deste domingo (17), os candidatos evitaram as acusações mais diretas e voltaram a citar os programas apresentados durante suas propagandas e nos horários eleitorais.
A petista, que foi bastante incisiva no debate realizado pela Band no último domingo, preferiu questionar por diversas vezes o tucano sobre as privatizações promovidas pelo governo Fernando Henrique Cardoso, mesmo mote de seus últimos programas de TV.
Do outro lado, Serra focou seus questionamentos à adversária em possíveis inconsistências no discurso da ex-ministra, lembrando, principalmente, falhas na gestão da saúde e da segurança pública.
Em suas considerações finais, Dilma afirmou que tem a honra de ser apoiada e de estar no mesmo projeto "do maior presidente da República que esse País já viu". "Assim como em 2002 a esperança venceu o medo, o amor vai vencer o ódio", disse. A candidata petista também disse que o Brasil tem grande capacidade de realização.
"Temos também uma cultura de paz. Ela é a base do fato de que somos um País diferente. Somos a maior democracia do mundo de valores humanos". Dilma também falou sobre a educação e a valorização do professor, da consolidação do SUS e da articulação com o Estado. "Um País que respeita a biodiversidade e o meio-ambiente", afirmou a candidata. Ela disse que fará um governo voltado para "a pessoa humana".
Em sua última intervenção, Serra afirmou que para ele é um motivo de orgulho se apresentar como candidato à presidência da República. "Vim de uma família pobre, de gente trabalhadora. Graças a escola pública, eu cheguei onde cheguei". O tucano também ressaltou os valores que aprendeu com sua família. "Meus valores que aprendi quando criança são a verdade, a honestidade, a liberdade, a democracia, a justiça e a solidariedade", disse Serra.
O ex-governador paulista afirmou que sua vida pública foi pautada nesses valores. "Quem está no comando tem que servir ao público e não se servir dele". Serra disse que o que quer para o Brasil é um governo "de união nacional. O Brasil nunca vai ser desenvolvido enquanto as regiões não caminharem juntas". Serra prometeu um pacto nacional pela educação e finalizou pedindo um voto e, pedindo ao seu eleitor, que conquiste mais um voto.

Do Paraiba Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário