Desde a semana passada que o as 10.757 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano no Estado já foram devidamente preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). As 24.400 mídias geradas esta semana na sede do TRE foram encaminhadas aos Núcleos de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas – NATUS para que os dados fossem inseridos e os equipamentos fiquem prontos para a votação.
Das urnas preparadas, 9.523 serão utilizadas e 1.234 ficarão como reservas.
A preparação consistiu em carregar a urna com as informações que estão num cartão de memória quanto à zona eleitoral a que ela pertence, o município, o local de votação e a seção.
Por medida de segurança após a votação esses dados são criptografados e só poderão ser identificados no sistema de totalização dos votos através de um programa criado e utilizado apenas pela Justiça Eleitoral.
Transporte das urnas - O transporte das urnas que serão utilizadas nas eleições de domingo (5) na Paraíba começou nesta quinta-feira (2). Somente do Núcleo de Apoio Técnico às Urnas (Natu), de João Pessoa, vão sair, até a sexta-feira, 4.245 urnas eletrônicas que serão distribuídas entre 23 Zonas Eleitorais atendidas pelo Núcleo.
O trabalho será feito até o fim da tarde para transportar os equipamentos até os municípios deSanta Rita (2ª Zona), Cruz do Espírito Santo (3ª Zona), Sapé (4ª Zona), Itabaiana (6ª Zona),Mamanguape (7ª Zona), Guarabira (10ª Zona), Caiçara (15ª Zona), Rio Tinto (55ª Zona),Cabedelo (57ª Zona), Jacaraú (60ª Zona) e Bayeux (61ª Zona). Ao serem entregues, as urnas eletrônicas são conferidas em cada Zona Eleitoral.
Na sexta-feira serão transportados os últimos equipamentos, desta vez, para outras 12 Zonas Eleitorais, incluindo as que estão localizadas na capital. Os equipamentos vão ficar armazenados em locais que foram determinados pelos chefes de cartório, sob segurança da polícia e serão instaladas nos locais de votação na sexta-feira e sábado.
Votação Paralela O sorteio das seções eleitorais que terão suas urnas auditadas durante a votação paralela das eleições gerais deste ano será feito às 10h do sábado pela Comissão de Votação Paralela, presidida pelo juiz auxiliar José Guedes Cavalcanti Neto. O sorteio será feito na sala de treinamento do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com a presença de representantes do Ministério Público Eleitoral, dos partidos políticos e coligações.
PBAgora
Nenhum comentário:
Postar um comentário