sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Urnas eletrônicas começam a ser instaladas em CG, JP e cidades da Região da Borborema

Urnas eletrônicas começam a ser instaladas em CG, JP e cidades da Região da Borborema
As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do próximo domingo, começam a ser instaladas em Campina Grande e para os 23 municípios do Compartimento da Borborema para os locais das quatro zonas eleitorais da cidade. Somente em Campina, segundo maior colégio eleitoral do Estado, serão usados 882 urnas e mais uma para quem for votar em trânsito. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral, 90 equipamentos ainda ficarão na reserva e as seções eleitorais serão abertas para o eleitor, a partir das 8h do domingo. Os prédios em que ocorrerão as votações, serão entregues hoje a Justiça Eleitoral.

Desde a semana passada que o as 10.757 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano no Estado já foram devidamente preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).  As 24.400 mídias geradas esta semana na sede do TRE foram encaminhadas aos Núcleos de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas – NATUS para que os dados fossem inseridos e os equipamentos fiquem prontos para a votação.

Das urnas preparadas, 9.523 serão utilizadas e 1.234 ficarão como reservas.

A preparação consistiu em carregar a urna com as informações que estão num cartão de memória quanto à zona eleitoral a que ela pertence, o município, o local de votação e a seção.

No cartão de memória, foram instalados nas urnas os programas do Tribunal Superior Eleitoral com os dados dos eleitores daquela seção e ainda quais o candidatos em quem ele pode votar e suas respectivas fotos.


Por medida de segurança após a votação esses dados são criptografados e só poderão ser identificados no sistema de totalização dos votos através de um programa criado e utilizado apenas pela Justiça Eleitoral.


Transporte das urnas - O transporte das urnas que serão utilizadas nas eleições de domingo (5) na Paraíba começou nesta quinta-feira (2). Somente do Núcleo de Apoio Técnico às Urnas (Natu), de João Pessoa, vão sair, até a sexta-feira, 4.245 urnas eletrônicas que serão distribuídas entre 23 Zonas Eleitorais atendidas pelo Núcleo.


O trabalho será feito até o fim da tarde para transportar os equipamentos até os municípios deSanta Rita (2ª Zona), Cruz do Espírito Santo (3ª Zona), Sapé (4ª Zona), Itabaiana (6ª Zona),Mamanguape (7ª Zona), Guarabira (10ª Zona), Caiçara (15ª Zona), Rio Tinto (55ª Zona),Cabedelo (57ª Zona), Jacaraú (60ª Zona) e Bayeux (61ª Zona). Ao serem entregues, as urnas eletrônicas são conferidas em cada Zona Eleitoral.

Na sexta-feira serão transportados os últimos equipamentos, desta vez, para outras 12 Zonas Eleitorais, incluindo as que estão localizadas na capital. Os equipamentos vão ficar armazenados em locais que foram determinados pelos chefes de cartório, sob segurança da polícia e serão instaladas nos locais de votação na sexta-feira e sábado.


Votação Paralela O sorteio das seções eleitorais que terão suas urnas auditadas durante a votação paralela das eleições gerais deste ano será feito às 10h do sábado pela Comissão de Votação Paralela, presidida pelo juiz auxiliar José Guedes Cavalcanti Neto. O sorteio será feito na sala de treinamento do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com a presença de representantes do Ministério Público Eleitoral, dos partidos políticos e coligações.

A votação paralela é uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas e acontece no mesmo horário em que os eleitores podem votar em todo o Brasil, das 8h às 17h. No sábado, estudantes convidados registram os votos em cédulas de papel e eles são guardados em urnas de lona.

No domingo, as cédulas são retiradas e os votos anunciados e digitados na urna eletrônica numa cerimônia pública no andar térreo do TRE, sob a fiscalização de autoridades, representantes de partidos, advogados e asociedade de modo geral. No final, os resultados são comparados para comprovar a segurança do equipamento.


PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário