quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Cerca de 70% das urnas eletrônicas do 2º turno na PB estão prontas

Cerca de 70% das urnas eletrônicas do 2º turno na PB estão prontas
 Aproximadamente 70% das urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno na Paraíba já foram preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Cerca de 7.900 das 11.317 urnas eletrônicas foram lacradas pelo TRE. Desse total, 9.523 urnas vão ser instaladas e 1.794 são da reserva de contingência.


A carga e o lacre estão sendo realizados em audiências nos cinco Núcleos de Apoio Técnico da Urna Eletrônica (NATUs), localizados em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras. O chefe da Seção do Voto Informatizado (Sevin), Lúcio Guimarães, informou que os trabalhos vão ser concluídos na quarta-feira (22). “Em caso de alguma urna instalada na seção eleitoral apresentar problema, será imediatamente substituída por outra da reserva de contingência”, explicou Lúcio.


Participam das audiências juízes e promotores eleitorais e representante da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB). Na oportunidade, são inseridos os dados de candidatos e eleitores e, após essa atividade, as urnas são lacradas e programadas para funcionar apenas no dia 26 de outubro, data em que ocorrerá o segundo turno.


“A ação visa garantir a segurança e a credibilidade do sistema utilizado no pleito”, explicou o coordenador do NATU de Campina Grande, Jeremias Lacerda, que coordena os trabalhos de 90 municípios do Compartimento da Borborema.


Após a preparação, as urnas eletrônicas vão ser transportados para os 77 cartórios eleitorais da Paraíba. A secretária de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Patrícia Lemos, disse que o transporte começa na quinta-feira (23) e até o sábad (25) haverá a instalação nas seções eleitorais.

Apesar da legislação eleitoral garantir que representantes dos partidos políticos e coligações podem acompanhar a preparação das urnas, os seus representantes não fiscalizam o trabalho. A revelação foi feita pela diretora-geral do TRE, Alexandra Cordeiro.


Na semana passada, o TER-PB recebeu as 200 urnas novas que serão utilizadas no segundo turno das eleições para governador e presidente da República, que acontecerão no dia 26 de outubro. Este foi o primeiro lote de um total de 300 urnas que o Tribunal Superior Eleitoral enviará para substituir as urnas quebradas no primeiro turno. As urnas chegaram na última quarta-feira (15).

As urnas serão testadas e preparadas como unidades de contingência, pois por determinação legal as urnas utilizadas no segundo turno devem ser as mesmas usadas no primeiro. Somente em caso de quebra elas podem ser trocadas. A preparação de todas as urnas, inclusive as que vêm do TSE,  segue até o dia 22 nos cinco NATUs (Núcleos de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas), que ficam em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras.


PBAGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário