sábado, 25 de outubro de 2014

Durante debate, Aécio Neves cita petrolão e Dilma Roussef compara seu governo a FHC

Durante debate, Aécio Neves cita petrolão e Dilma Roussef compara seu governo a FHC
 Inflação e corrupção foram os temas que dominaram o primeiro bloco dodebate promovido pela "TV Globo" nesta sexta-feira (24). O candidato Aécio Neves (PSDB) citou reportagem da revista "Veja" contra a rival Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição. A denúncia trata do desvio de verbas da Petrobras, conhecido por "petrolão". A presidende prometeu, se eleita, combater a inflação. Aécio disse que desde o Plano Real (1994), Dilma será a primeira presidente que terminará o mandato com a inflação maior do que recebeu.


Dilma respondeu que durante o seu governo foram criados mais de 11 milhões de empregos.


"Criamos empregos sim, candidato. O senhor não pode questionar. Aumentamos o salário mínimo em 71%", disse ela, que prometeu reduzir a inflação em um eventual segundo mandato.


"Espero fazer um governo melhor se for eleita, controlando a inflação", disse ela. Aécio questionou a taxa de investimento do País, hoje de 16,5% do PIB, a pior da década.


"O seu governo afugentou os investimentos e a inflação infelizmente está de volta. A situação do Brasil é extremamente grave, candidata, e é preciso que seu governo reconheça isso, porque os mercados, outros países, os brasileiros, já reconhecem".


Aécio insistiu no tema. Ele disse que inflação alta e crescimento baixo será a marca da presidente. "Vocês chegaram à obra prima de aumentar impostos e deixar uma dívida pública muito maior", respondeu Dilma.


Segundo Dilma, os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) deixou nas costas do povo as crises ocorridas nos oito anos de mandato, com arrocho salarial e desemprego.


"Fizemos naquele momento o que precisava ser feito e tenho uma honra e um orgulho enorme de ter hoje como aliado muito próximo o presidente Fernando Henrique, aquele a quem a senhora teceu elogios que talvez eu não tenha tido ainda a oportunidade de fazer."

Petrolão

Segundo a reportagem da revista "Veja" desta semana, o doleiro Alberto Yousseff afirmou, em depoimento à PF (Polícia Federal), que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) tinham ciência do esquema de devio instalado na Petrobras. No debate, Aécio questionou a petista: "a senhora sabia?".


Na resposta, Dilma afirmou que a Veja faz "oposição sistemática" a ela e ao PT e fez "calúnia e difamação" com a reportagem publicada hoje. "E o senhor endossa na sua pergunta (…) A revista Veja não apresenta umaprova", disse a petista, que afirmou que a publicação tenta dar um "golpe eleitoral".


"E isso não é a primeira vez que ela fez: fez em 2002, em 2006, em 2010 e 2014, mas o povo não é bobo (…) O povo brasileiro vai mostrar a sua indignação no domingo, votando e derrotado essa proposta que o senhor representa."


Na réplica, Aécio disse que Dilma deveria se explicar, e não desqualificar a revista. "Não acreedito que acusação a revista seja a melhor resposta. A delação premiada só traz ao réu benefício se tiver prova", afirmou o tucano.


Outros debates e pesquisas Este é o quarto debate entre Dilma e Aécio no segundo turno das eleições presidenciais.


O primeiro foi realizado pela Bandeirantes, no último dia 14.


O segundo, promovido pelo UOL, "Folha de S. Paulo" e SBT, ocorreu no dia 16 e ficou marcado pela agressividade dos dois candidatos. O baixo nível da discussão repercutiu negativamente, e os dois candidatos baixaram o tom no debate do dia 19, organizado pela TV Record.


Às vésperas do segundo turno, Dilma ampliou a vantagem sobre Aécio nas pesquisas. No levantamento do Datafolha, divulgado nessa quinta-feira (23), Dilma tem 53% das intenções contra 47% de Aécio, considerando apenas os votos válidos. Pesquisa Ibope também divulgada ontem aponta a petista com 54% das intenções contra 46% do tucano.


UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário