quinta-feira, 30 de outubro de 2014

UFPB realiza triagem gratuita para pessoas que gaguejam

UFPB realiza triagem gratuita para pessoas que gaguejam
 O Departamento de Fonoaudiologia da UFPB realizará, nesta quinta-feira (30), a I Semana de Atenção à Gagueira da UFPB. As ações fazem parte das comemorações do Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG 2014), comemorado no último 22 de outubro, e contam com a apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia (4ª Região), Associação Brasileira de Gagueira e Instituto Brasileiro de Fluência (IBF).


O tema central da campanha deste ano é “Gagueira e Mercado de Trabalho”. Foram propostas ações e discussões pautadas na intervenção, pelo fonoaudiólogo, do sujeito que gagueja, assim como estratégias de acolhimento e sensibilização da sociedade perante este grupo. Todas as ações serão voltadas para fonoaudiólogos, estudantes de Fonoaudiologia, pessoas que gaguejam, familiares de pessoas que gaguejam e quem mais desejar conhecer sobre a temática.


A grande ação da campanha da Gagueira na Paraíba está prevista para esta quinta-feira (30) a partir das 14h. A Universidade realizará triagem (avaliação) para pessoas (crianças, jovens e adultos) com queixa de gagueira na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFPB, com encaminhamento posterior para tratamento gratuito deste público.


Na sexta-feira (31), os participantes do curso realizarão ações, das 8h às 17h, de promoção de saúde e educação frente a pessoas que gaguejam em escolas do município de Cabedelo/PB. Por fim, no sábado (31), das 8h às 18h, será promovido o curso sobre “Distúrbios da Fluência: Etiologia, Diagnóstico Diferencial e Terapia”, para fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia, com a presidente do Instituto Brasileiro de Fluência, Fga. Dra. Anelise Junqueira Bohnen, no Auditório do Complexo de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da UFPB.


UNIPÊ Na Unipê, também nesta quinta-feira (30 de outubro), às 18h30, acontecerá o FonoCine, com a exibição do Filme "O Discurso do Rei" mais Roda de Conversa sobre Gagueira" no Auditório do Espaço de Vivência Acadêmica (EVA) do Unipê. E, na sexta-feira (31), às 20h, também no Auditório do Espaço de Vivência Acadêmica do Unipê, será realizada a Palestra “Gagueira e Mercado de Trabalho”, com a presidente do Instituto Brasileiro de Fluência, Anelise Junqueira Bohnen, do Rio Grande do Sul.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário