sábado, 18 de outubro de 2014

Em vigor a partir deste domingo, horário de verão altera serviços públicos na Paraíba

Em vigor a partir deste domingo, horário de verão altera serviços públicos na Paraíba
 Mesmo a Paraíba não precisando adiantar em 1h os ponteiros dos relógios, o horário de verão que entra em vigor a partir deste domingo (09), vai alterar alguns serviços na Paraíba. por dependerem do horário de Brasília. Veja abaixo como ficam voos, eleições e funcionamento de bancos no estado durante a mudança nos relógios do país.

Os passageiros que embarcam nos aeroportos Castro Pinto, na Grande e João Pessoa, e João Suassuna, em Campina Grande, viajam no horário local, que consta no bilhete comprado precisam ficar atentos ao novo horário para não perderem o vôo. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) orienta aqueles que tiverem dúvidas, que liguem com antecedência para as companhias aéreas.

Já os bancos funcionam conforme o horário de Brasília e têm o funcionamento antecipado em uma hora na Paraíba. A partir desta segunda-feira (20), todos abrem a partir das 9h e encerram às 15h, até o fim do horário de verão.


Por conta do horário de verão, o Guia Eleitoral, veiculado no rádio e na tv, também será antecipado em uma hora a partir do próximo domingo. Embora a Paraíba não adote a mudança de horário a exibição do programa seguirá o horário de Brasília. Os guias eleitorais serão exibidos às 6h e às 11h no rádio, e às 12h e às 19h30 na televisão. A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba informa aos representantes partidários que fiquem atentos quanto à mudança de horário da exibição pois isso significa uma hora a menos no horário da entrega do material às emissoras que geram os programas no rádio e na TV. Porém a mudança de horário, entretanto, se dará apenas no que diz respeito ao Guia Eleitoral. A votação no dia 26 de outubro seguirá o horário local permanecendo das 8h às 17h.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que os eleitores votam obedecendo o horário local. Portanto, a votaçãona Paraíba ocorre normalmente das 8h às 17h. Segundo o TSE, a divulgação do resultado das eleições para presidente da República no segundo turno só começará a partir das 20h, pelo horário de Brasília. Isso porque, com a adoção do horário de verão, o estado do Acre ficará com três horas a menos de fuso horário em relação à Capital do país.

Já os resultados do segundo turno para governador nos 13 estados e no DF começarão a ser divulgados logo após o término da votação em cada estado (17h, no horário da Paraíba). Nenhum dos estados do Nordeste está incluído entre os que participam do horário de verão, que começa neste domingo e segue até o dia 22 de fevereiro de 2015. O objetivo da alteração nos relógios é aproveitar mais a luz solar para economia de energia.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul adiantam os relógios em uma hora.

O horário de verão começa neste domingo (19), e afetará diretamente os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora. A edição 2014/2015 do horário brasileiro de verão terá uma semana a mais, para não coincidir com o carnaval, e terminará no dia 22 de fevereiro do ano que vem.

Instituído pela primeira vez em 1931, o horário de verão é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal.

Com a mudança de horário é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

O horário de verão só é aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses estados o consumo é maior e é onde os melhores resultados são alcançados. A aplicação no Norte e no Nordeste não foi recomendada, porque teria poucos benefícios em termos de economia de energia. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o aproveitamento da luz natural ao longo do dia no verão é maior em locais mais próximos aos trópicos. Nos locais mais próximos à Linha do Equador o aproveitamento é reduzido, porque há uma menor intensificação da luz natural ao longo do dia.

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário