terça-feira, 21 de outubro de 2014

Técnicos discutem ações de recuperação do tamarindo de Augusto dos Anjos

Técnicos discutem ações de recuperação do tamarindo de Augusto dos Anjos
 Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) se reúnem, nesta quarta-feira (23), com autoridades do setor de Educação e Cultura de Sapé, no Agreste paraibano, para discutir plano de recuperação do famoso pé de tamarindo, fonte de inspiração do poeta Augusto dos Anjos, que está se deteriorando e ameaçado de cair, em virtude da infestação de pragas e doenças.


Por solicitação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do município, o engenheiro agrônomo Pedro Paulo e o diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva, realizaram, semana passada, uma vistoria técnica e interditaram toda área em torno da árvore, que tem mais de 200 anos de existência.


De acordo com o secretário executivo de Educação e Cultura de Sapé, Werton da Silva Santos, além da ação do tempo, a velha árvore está sendo fortemente atacada por cupins e formigueiros diversos. Ele disse que “se providências de um tratamento adequado não forem tomadas com urgência, o pé de tamarindo corre sérios riscos de desabar”.


Apesar das ameaças, o pé de tamarindo do Engenho Pau D’arco, no município de Sapé, onde nasceu Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, continua resistindo bravamente. Sob a sombra da antiga árvore, o poeta paraibano estudou as lições e escreveu seus primeiros poemas.


Na avaliação do secretário de Educação, o Memorial Augusto dos Anjos é um importante empreendimentocultural, que tem por objetivo resgatar e preservar a memória do nosso poeta maior, e também divulgar turisticamente a cidade de Sapé, gerando emprego, renda e desenvolvimento na região.


Criado em 2006, pelo Governo da Paraíba, o Memorial Augusto dos Anjos, que é administrado pela Prefeitura Municipal de Sapé, está instalado na casa da ama de leite do poeta, Guilhermina, e recebe turistas de todo o Brasil e do mundo. O ambiente comporta uma biblioteca com um vasto acervo sobre o poeta do “Eu”, uma videoteca contendo depoimentos da vida e obra de Augusto, um auditório para conferências e cursos, com capacidade para 70 pessoas, além de uma variedade de painéis que contam a vida do poeta a partir da infância até a morte, em 1914, na cidade de Leopoldina, Minas Gerais.


Secom_PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário