segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Governo Estadual realiza oficinas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

Governo  do Estado encerra a etapa de elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PEGIRS-PB, com a realização de quatro oficinas regionais, entre os dias 14 e 17 deste mês. As capacitações são voltadas para gestores públicos municipais, órgãos institucionais e sociedade civil organizada das cidades de Sousa, Patos, Campina Grande e João Pessoa.


De acordo com Vanessa Fernandes, gestora ambiental da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, os treinamentos têm como objetivo a apresentação e discussão das proposições viáveis, bem como as diretrizes, metas e estratégias do Plano. “Essa é a última etapa do processo de elaboração do Plano, que deve ser lançado até o final deste mês”, ressaltou Vanessa.

De acordo com as etapas do processo de implantação do Plano Estadual e dos planos municipais, os técnicosda Secretaria e de outros órgãos ligados ao meio ambiente visitaram várias cidades, onde traçaram os perfis dos resíduos sólidos domiciliares e realizaram oficinas regionais, ocasião em que os gestores dos 223 municípios paraibanos tiveram oportunidade de esclarecer eventuais dúvidas sobre a necessidade de se adequar à Lei Federal que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Nos eventos, os representantes dos municípios também receberam orientações para a implantação dos consórcios públicos que vão gerir o manejo e a destinação dos resíduos nas suas regiões.

Veja as datas e os locais onde acontecerão as oficinas:


Dia 14.10 – 8h – Sousa (Núcleo Estadual de Treinamento de Professores de Sousa, no Gato Preto)

Dia 15.10 – 8h – Patos (Auditório do Campus da UFCG, no Bairro Santa Cecília)

Dia 16.10 – 8h – Campina Grande (Auditório do IFPB, no Bairro Jardim Dinamérica)

Dia 17.10 – 8h – João Pessoa (Auditório do IFPB, em Jaguaribe)

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário