sexta-feira, 11 de julho de 2014

Escola Judiciária Eleitoral lança na próxima terça campanha contra venda de voto


 A Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba estará promovendo no próximo dia 15, terça-feira, a partir das 14h, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba , o lançamento da etapa 2014 de seu programa "Voto vendido, povo vencido" que tem como intuito conscientizar o eleitorado paraibano quanto à importância do voto e à problemática da comercialização do voto por parte do eleitor.


Na ocasião, os instrutores da EJE-PB, Andréa Ribeiro de Gouvêa, Alexandre Basílio Coura, André Cavalcanti Soares e Eduardo Rangel Ribeiro, estarão falando sobre o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, fruto de uma capacitação promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral da qual os mesmos participaram.


Em seguida, acontecerá a palestra do Juiz Marlon Jacinto Reis, um dos criadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE - e incentivador da Lei da ficha Limpa e do Projeto de Lei que visa promover a Reforma Política e eleitoral no País. O evento se encerrará com o lançamento do livro "O Nobre Deputado", de autoria do palestrante, Márlon Reis.


O livro - Em "O Nobre Deputado", Márlon Reis apresenta os resultados de uma pesquisa inédita: conseguiu ouvir pessoas que participam dos meandros da política sobre como se define a eleição de um deputado federal ou estadual. Para que isso fosse possível, foi necessário lhes assegurar o mais absoluto anonimato.

O resultado da pesquisa não é apresentado de forma acadêmica, nem enfadonha. A história foi construída baseada em um personagem fictício, chamado de Cândido Peçanha, que encarna ele próprio as condutas descritas nos depoimentos reais colhidos por Márlon Reis. (informações do site:http://www.onobredeputado.com.br)

O autor - Márlon Reis nasceu em 1969. É juiz de Direito, titular da 58ª zona eleitoral do Maranhão. Ficou conhecido nacionalmente por ter sido um dos articuladores da coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa.


Foi o primeiro juiz a impor aos candidatos a prefeito e a vereador revelarem os nomes dos financiadores de suas respectivas campanhas, antes da data da eleição. A medida foi adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral e virou uma regra nacional.


É também um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede de abrangência nacional que reúne 50 das mais importantes organizações sociais brasileiras e que congrega 330 comitês locais espalhados por todo o país. Márlon se dedica há anos ao estudo das instituições democráticas brasileiras. Atualmente está trabalhando na redação de tese de doutoramento em Sociologia Jurídicas e Instituições Políticas. É ainda autor do livro “O Gigante Acordado”, publicado pela LeYa em 2013.


Ascom-TRE-PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário