sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bento XVI assina decreto que torna irmã Dulce beata



O papa Bento XVI assinou, nesta sexta-feira, o decreto que formaliza a condição de beata da freira baiana irmã Dulce. A informação foi passada por meio de um telefonema pelo postulador da causa, d. Ricardo Petrone, para a superintendente de Obras Sociais de irmã Dulce, Maria Rita Pontes, que confirmou a notícia à imprensa. A formalização do ato ocorre somente a partir da publicação do documento no Jornal do Vaticano, que deve ser no próximo sábado.

A disposição do Vaticano de transformar o "Anjo Bom da Bahia" - como ficou conhecida - em beata foi anunciada pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, d. Geraldo Majella Agnelo, no dia 27 de outubro, mês em que o Vaticano reconheceu um milagre ocorrido por intercessão da freira. Faltava apenas a assinatura de Bento XVI no processo, que foi iniciado em janeiro de 2000 pelo próprio d. Geraldo. Desde junho de 2001, o processo tramitava na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano.

De acordo com a assessoria da Arquidiocese de Salvador, que também confirma a assinatura, a expectativa é que a cerimônia de beatificação aconteça no primeiro semestre de 2011.

Com a assinatura, a religiosa se torna a primeira beata baiana, ficando a apenas um passo da canonização, quando poderá ser considerada santa. Para ser canonizada, será necessária a comprovação de mais dois milagres, que devem ser reconhecidos pelo Vaticano. "Mesmo não sendo uma surpresa, ficamos muito felizes", disse Maria Rita.

Maria Rita já tem audiência marcada com o governador Jaques Wagner na próxima semana para discutir a ajuda financeira que espera receber do governo para as comemorações. "As obras não têm condições de custear a festa sozinha".


Do Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário