sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PT articula candidatura para Câmara

PT articula candidatura para Câmara
 A bancada do PT da Câmara decidiu nesta quinta-feira formar uma comissão para conversar com partidos em busca de apoio para presidir aCasa. Ainda sem anunciar um nome para o cargo, a legenda se movimenta para enfrentar o peemedebista Eduardo Cunha (RJ), que articula seu nome para ocupar a cadeira da presidência.


A comissão será formada por dois ex-presidentes da Câmara – Marco Maia (RS) e Arlindo Chinaglia (SP) –, além do líder do partido, Vicentinho (SP), e dos deputados José Guimarães (CE) e Geraldo Magela (DF). A ideia é consolidar o apoio entre os partidos da base e depois procurar integrantes do blocão de Eduardo Cunha (PTB, PR, PSC e SD) e a oposição.


Para os petistas, o partido tem legitimidade de alcançar a presidência da Câmara por ser o maior partido da Casa. Eduardo Cunha, por outro lado, diz que “não há clima” para uma candidatura petista e que o acordo de rodízio entre PT e PMDB não vale mais para a próxima legislatura.


Na avaliação de Vicentinho, a candidatura de Cunha são contrárias as orientações partidárias do PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer e principal sócio do governo Dilma Rousseff.


“Nós jamais vamos concordar com uma candidatura que signifique uma candidatura de oposição. Como vamos concordar com uma candidatura que seja contrária a suas orientações partidárias”, questionou.


O petista criticou quem integra partidos da base e atua contra o governo. “Se você tem um partido da base do governo, tem que construir um caminho com o governo. Se você tem um partido da base do governo, como algumas pessoas agem como oposição? É oposição na eleição, que é muito mais grave. É oposição permanente, sistemática. Mais oposição que o PSDB e o DEM. Alguma coisa tem que ser corrigida”, disse.


Questionado sobre qual seria o nome para enfrentar Eduardo Cunha na disputa, o líder do PT evitou citar os cotados. "Felizmente nós temos vários nomes, mas vamos discutir da maneira mais unida possível", disse.


Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário