quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Política da Paraíba ainda é dominada pelas mesmas famílias

Mesmo com novos representantes como Toinho do Sopão, política da Paraíba ainda é dominada pelas mesmas famílias e pela mesma maneira de fazer política: o marido que indica a esposa e o pai que elege o filho

A Assembléia Legislativa do Estado teve uma renovação de quase 50%, de acordo com a divulgação dos candidatos eleitos pelo Tribunal Regional Eleitoral. A maior surpresa ficou por conta de Toinho do Sopão (PTN). Ele obteve uma votação histórica com quase 60 mil votos. Porém mudam-se os nomes e permanecem os sobrenomes. Saiu Zenobio e entra a esposa Lea Toscano, sai Aguinaldo, eleito deputado federal, e entra a irmã Daniela Ribeiro (PP).

Já outros políticos influentes, conseguiram eleger as suas esposas, como por exemplo, o presidente da Famup e prefeito de Pucuí Buba Germano . O gestor emplacou a esposa Gilma Germano (PPS) na ALPB e o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB) também indicou e elegeu a companheira Eva Gouveia (PTN).

O campeão de votos na Câmara federal Welington Roberto (PR), conseguiu emplacar o seu filho, Caio Roberto, com mais de 32 mil votos. Caio dedicou o sucesso nas urnas ao apoio do seu pai: “Ele é o meu espelho e exemplo só tenho a agradecer a ele que é tudo para mim”, explicou. Quem também conseguiu um mandato de deputado foi o vice-governador Luciano Cartaxo do PT.

Além destes, figurões também entram na lista dos que retomam assento na Casa de Epitácio Pessoa, como os ex-deputados Vituriano de Abreu (PSC), Frei Anastácio (PT), Tião Gomes (PSL) e o ex-governador Wilson Braga (PMDB). Nesta eleição, apenas um suplente conquistou assento: doutor Aníbal Marcolino (PSL). Ricardo Barbosa, ao contrário, nesta campanha não conseguiu sequer amargar o posto. O socialista teve apenas quase 12 mil votos.

A Região Metropolitana de João Pessoa, no entanto, não elegeu representantes: perderam a campanha Expedito Pereira (PDMB) e Domiciano Cabral (DEM) representantes de Bayeux e disputaram uma cadeira na Assembléia Legislativa. Outro postulante da região, que era tido como favorito foi Quinto de Santa Rita do PMDB. Ele saiu derrotado na corrida pela Câmara Federal.

Do PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário