quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Presidente do Chile acredita que resgate dos 33 mineradores pode terminar hoje



Dos operários, 32 são chilenos e apenas um, Carlos Mamani, é boliviano.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta quarta-feira (13) que o resgate dos 33 mineradores presos na jazida San José pode terminar ainda hoje.

"Conseguimos reduzir os prazos, agora estamos resgatando três mineradores a cada duas horas. Ainda faltam 20 mineradores, pode ser que consigamos terminar hoje mesmo", disse Piñera após o resgate do 13º mineiro, ao comparecer diante dos jornalistas acompanhado do presidente da Bolívia, Evo Morales, que viajou hoje ao local.

Os mineradores estavam desde o dia 5 de agosto a 700 metros de profundidade em uma jazida do norte do Chile.

Dos operários, 32 são chilenos e apenas um, Carlos Mamani, é boliviano. Por isso a presença de Morales na região.

22º resgatado - O mineiro Samuel Ávalos foi o 22º trabalhador resgatado da mina San José, pouco depois das 17h desta quarta-feira (13), e foi recebido pela namorada.

Ávalos, 43, tem três filhos com Ruht Guzmán Donoso: Jonathan, 18, Carolina, 9, e Eduardo, 2. De acordo com Ruth, ele já apresentou problemas com álcool e drogas.

Antes dele, foram resgatados outros 21 mineiros, em uma sequência de subidas e descidas da cápsula "Fênix" que começou na noite desta terça-feira (12). Faltam agora 11 trabalhadores, que ainda estão na mina.

21º resgatado -O eletricista Yonni Barrios Rojas foi o 21º trabalhador a subir à superfície a bordo da cápsula "Fênix", após 69 dias preso em uma galeria da mina San José, no Chile.

Como tinha experiência prévia com tarefas de enfermagem, Barrios, 50, ficou responsável por medir a pressão e realizar breves relatórios médicos sobre as condições dos companheiros. Por isso, acabou ganhando o apelido de "dr. House" dentro da mina, em referência ao personagem de uma série de televisão.

Yonni também ficou conhecido porque é aguardado no exterior da mina por duas companheiras, que já brigaram.

Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário