segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Avalanche de lama na China deixa pelo menos 120 mortos e 2 mil desaparecidos




Pelo menos 120 pessoas morreram e 2.000 estão desaparecidas em avalanches de lama que se seguiram a uma forte chuva no noroeste da China, segundo a agência oficial Xinhua.

Os danos materiais calculados também são consideráveis: 1,4 milhão casas foram destruídas e os prejuízos podem chegar a 275 bilhões de iuanes, ou mais 30 bilhões de euros.

O primeiro-ministro Wen Jiabao chegou neste domingo à província de Gansu, devastada pelos deslizamentos de terra registradas na véspera, atingindo a província de população tibetana.

Vinte mil pessoas foram retiradas do local, segundo a televisão estatal.

Muitas casas, em escombros, foram arrastadas.

As autoridades mobilizaram 3.000 soldados e centenas de profissionais de saúde para as operações de busca e resgate.

"A água do rio Bailong subiu muito e muitas pessoas ficaram presas", declarou à agência Diemujiangteng um funcionário do governo local.

"Neste momento, a lama é o principal obstáculo às operações de resgate", informou, acrescentando que em algumas estradas alcançava um metro de altura.

Desde o começo do ano, a chuva forte deixou em toda a China mais de 2.100 mortos ou desaparecidos, provocando a evacuação de 12 milhões de pessoas.

As imagens da televisão estatal mostravam os moradores caminhando sobre ruas cobertas de barro, carros parcialmente sepultados na lama e soldados limpando as ruas com pás, e à procura de sobreviventes.

O nível da água começava a baixar no vale depois que as autoridades destruíram com explosivos uma barreira de escombros que havia bloqueado o fluxo do rio, segundo a Xinhua.

Foram as piores enxurradas do país, em dez anos.




Uol Últimas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário