quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Justiça Eleitoral notifica Tiririca, que deve apresentar defesa até dia 23



Deputado eleito com 1,35 milhão de votos terá de provar que é alfabetizado.
Ação penal não impede diplomação; processo irá para o STF.



A Justiça Eleitoral de São Paulo informou que notificou nesta quarta-feira (13) o candidato eleito a deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, sobre a ação penal aberta contra ele na 1ª Zona Eleitoral da capital. Como são dez dias de prazo, Tiririca deve apresentar defesa até 23 de outubro.

A ação apura a veracidade da declaração de alfabetização entregue em seu pedido de registro de candidatura com vistas às eleições 2010. O candidato foi notificado no diretório do Partido da República (PR).

saiba mais

Terra natal de Tiririca não encontra registro de sua alfabetização Veja imagens de Itapipoca, onde Tiririca viveu infância pobre Tiririca pode ter que passar por prova de leitura e ditado, diz procuradoria Justiça aceita denúncia contra Tiririca por suspeita de analfabetismo A ação penal não impede a diplomação do candidato eleito nem afeta seu mandato, de acordo com o juiz Aloísio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral.

Depois de diplomado, Tiririca passará a ter foro privilegiado e o processo será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A denúncia foi recebida como complementação a uma outra, de 22 de setembro, que apura se houve omissão da declaração de bens.

A Constituição exige que, para assumir um mandato eletivo, o candidato seja alfabetizado.

O advogado de Tiririca, Ricardo Vita Porto, disse ao G1 que não se manifestará sobre o caso

Do G1 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário