quarta-feira, 3 de novembro de 2010

170 anos de devoção ao Divino Pai Eterno serão comemorados com a chegada da Imagem peregrina

Os 170 anos de devoção ao Divino Pai Eterno serão comemorados em Campina Grande no próximo domingo, 7, a partir das 16h, no Parque do Povo, com a visita da imagem peregrina. Neste dia, de fé e louvor para os católicos campinenses, o padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade-GO, vai presidir a missa que contará também com a presença do bispo da Diocese de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, e deve reunir aproximadamente 30 mil fiéis.

A vinda da imagem peregrina faz parte de um cronograma de encontros realizados ao longo deste ano e a ação evangelizadora é uma iniciativa do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, que tem promovido para as pessoas, em diferentes cidades brasileiras, tardes de muita alegria, paz, amor e fraternidade. A primeira visita da imagem peregrina neste ano aconteceu no mês de maio, em São Luís-MA e reuniu 40 mil pessoas.

No dia 13 de junho, a imagem foi para a cidade de Paulínia-SP e cerca de 30 mil pessoas participaram da missa presidida pelo padre. Robson. Também receberam a missa em comemoração aos 170 anos de Devoção ao Divino Pai Eterno as cidades de Recife-PE e Brasília-DF, e receberão ainda neste ano São José do Rio Preto-SP e Porto Alegre-RS.

A Diocese de Campina Grande, parceira na organização do encontro, espera que esta visita abra espaço para a peregrinação anual da imagem, uma vez que a Basílica de Trindade pretende repetir a celebração posteriormente, fazendo com que a imagem percorra as capitais e as cidades de maior representatividade do país.

HISTÓRIA – De acordo com relatos históricos, por volta de 1840, um casal chamado Constantino Xavier e Ana Rosa de Oliveira encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a imagem, que foi levada para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com a sucessão de milagres. A partir daí começou então a comemoração festiva, com a novena que culmina sempre no dia da grande festa, realizada no primeiro domingo do mês de julho.

SITE DO SANTUÁRIO DIVULGA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA A CAMPINA GRANDE

O site do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, www.paieterno.com.br, já está divulgando a visita da visita da imagem peregrina a Campina Grande, que acontece no próximo domingo, 7, a partir das 16h, no Parque do Povo, como parte das comemorações dos 170 anos de devoção. No momento litúrgico que, de acordo com o site, será transmitido ao vivo pela Rede Vida, os fiéis irão juntamente com o reitor do Santuário, em Trindade-GO, o padre Robson de Oliveira, e o bispo diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, render graças e louvor ao Pai Eterno. O site do Santuário também destacou o empenho da Diocese local, através de Dom Jaime, para a realização do encontro, que deve reunir aproximadamente 30 mil fiéis no Parque do Povo. Além de Campina Grande, a capital paraibana também estará recebendo a imagem peregrina no sábado, 6 de novembro, e a celebração será no Busto de Tamandaré. A imagem, que já percorreu outras cidades brasileiras neste ano, também será levada a São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa de Oliveira que, um dia, enquanto trabalhavam na terra, tocaram com a enxada algo rígido que não era pedra, mas um medalhão de barro, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles levaram o medalhão para casa e junto com os outros familiares, começaram a rezar o terço, dando início à realização de muitas graças e milagres.

A notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno. O número de devotos foi crescendo e a residência do casal de agricultores já não comportava tantas pessoas que viajavam por longas distâncias para ver o medalhão. Em 1843 foi construída uma capela de folhas de buriti, que também acabou se tornando pequena, então o casal doou um terreno às margens do córrego Barro Preto, onde foi construída uma nova capela.

Constantino encomendou ao artista plástico Veiga Valle uma réplica da figura encontrada no medalhão, em tamanho maior e esculpida em madeira, surgindo então a imagem venerada em Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo coroando, solenemente, a Virgem Maria. Esta imagem feita pelo artista goiano ainda pode ser vista até hoje no Santuário Velho, também conhecido como Igreja Matriz de Trindade.

PADRE ROBSON VISITA CAMPINA GRANDE PELA PRIMEIRA VEZ COM IMAGEM PEREGRINA DO DIVINO PAI ETERNO

A imagem peregrina do Divino Pai Eterno estará em Campina Grande no próximo domingo, 7, a partir das 16h, quando será realizada uma missa no Parque do Povo para celebrar os 170 anos de devoção. A imagem será trazida do Santuário da Basílica do Divino Pai Eterno, localizada em Trindade, interior de Goiás, pelo reitor do santuário, padre Robson de Oliveira, que estará na cidade pela primeira vez.

Padre Robson é membro da Congregação dos Missionários Redentoristas, o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida, interior de São Paulo. Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno desde dezembro de 2003, nasceu em Trindade-GO, no dia 26 de abril de 1974 e entrou para o Seminário aos 14 anos de idade, tornando-se sacerdote aos 24 anos.

Depois de realizar trabalhos na Pastoral de Vocações e na formação de jovens para a vida religiosa no seminário por dois anos, padre Robson foi para a Irlanda e depois para Roma, onde fez o mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano. O religioso tem quase cem artigos publicados que tratam de temas diversos e também trazem orientações para a vida ética e cristã.

Ao voltar de Roma, padre Robson sentiu a necessidade de difundir a devoção ao Divino Pai Eterno e passou a conquistar espaços na televisão, inicialmente apenas na região Centro-Oeste, através da TV Brasil Central, que transmitia as missas semanais que reúnem mais de 5 mil fiéis; e depois, em nível nacional, pela Rede Vida.

Através da "Novena dos Filhos do Pai Eterno", transmitida pela TV, padre Robson e sua equipe conquistaram o carinho e a emoção do povo de todo o Brasil com suas pregações e preces. No início do ano passado, o padre começou a comandar mais uma novena em rede nacional: a Novena do Perpétuo Socorro.

Amado por muitos católicos, o padre Robson também é muito admirado por evangélicos que escrevem elogiando o trabalho missionário realizado pelas novenas transmitidas através da TV e recebe milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas por novos fiéis em todo o Brasil e até mesmo no exterior.

HISTÓRIA – A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira. Certo dia, enquanto eles lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir, notaram ser um medalhão belíssimo de barro, com tamanho em torno de meio palmo de circunferência, e onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, que foi levado para casa.

Constantino e seus familiares começaram a rezar o terço, principalmente aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer. A notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno.




Do Paraiba AgoraA

Nenhum comentário:

Postar um comentário