domingo, 28 de novembro de 2010

Partidos escolhem neste domingo candidatos a prefeito e vice para eleições suplementares




Os partidos políticos dos municípios de Marcação e Itapororoca vão escolher neste domingo (28), durante a realização de convenções partidárias, os candidatos a prefeito e vice-prefeito que pretendem disputar as eleições suplementares que irão acontecer, simultaneamente, nas duas localidades no dia 19 de dezembro. As convenções serão realizadas conforme o calendário estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em ambos os municípios os eventos políticos estão previstos para ocorrer somente na parte da tarde. Os locais de realização ainda estão sendo definidos pelas lideranças políticas de cada localidade.

Itapororoca

O prefeito interino de Itapororoca há sete meses, Erilson Rodrigues, do PTB, que também é ex-presidente da Câmara Municipal, desde já se lança candidato a prefeito. Ele disse em entrevista ao PolíticaPB que já conta com o apoio de partidos como o PTB, PP, PMDB, PPS, PRB e parte dos Democratas. O nome mais cotado para compor a chapa de vice-prefeita com Erilson é o da vereadora Nelza Madruga do PMDB.

Erilson contou ainda que se acha credenciado a disputar o cargo. “Ao longo desses sete meses como prefeito interino pude desenvolver várias ações, a exemplo da valorização de servidores e também de obras estruturantes na cidade, e por isso, acredito ter condições e a aceitação da população para disputar esse cargo eletivo”, frisou Erilson.

Outro pretenso candidato para as eleições de Itapororoca, é o democrata Celso Morais. Ele tem como sugestões para vice os nomes de Luciana Fernandes (PSDB) e o de Batista Brito (PSB).

Contudo, o vereador e presidente municipal do DEM, Paulo Queiroz, disse que a maioria dos filiados do partido na localidade deve apoiar Erilson Rodrigues. “Estamos esperando a convenção para que nossos filiados, que hoje são cerca de 170, uma média de 70% deve apoiar Erilson”, garantiu Paulo.

Marcação

Em Marcação a expectativa é de que haja pelo menos dois candidatos a prefeito. O primeiro é Adriano Barreto, do PR, que terá como vice José Bernardo (PTB). “Defendo que haja as eleições pois se trata de uma vontade coletiva, da população que já espera quase dois anos. E eu não quero que a justiça me eleja prefeito, e sim, quero ter a oportunidade de disputar novamente”, disse Adriano que foi responsável pela ação que cassou o ex-prefeito e também foi o segundo colocado nas eleições municipais passadas. Ele já conta com o apoio do PR, DEM e PTB.

O outro possível candidato prefeito é Gil Marcos do PMDB com o possível vice José Pedro do PT. Ambos contam com o apoio do ex-prefeito cassado, Paulo Sérgio (PMDB). Ambos já contam com o local do PT, PRP, PRB, PSB E PMDB.

Já o atual prefeito interino, Edfrance dos Santos Silva (PMDB) confirmou nesta tarde à reportagem do PolíticaPB que não sairá candidato e também ficará neutro em termo de apoio político. “Não pretendo ser candidato pois minha prioridade é cuidar da administração municipal”, garantiu ele.

Veja ainda resumo do calendário eleitoral para eleições em Marcação e Itapororoca:

28 de novembro – Domingo (21 dias antes)

Último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito.

29 de novembro – segunda-feira (20 dias antes)

Data a partir da qual poderá ser apresentado no Cartório Eleitoral o requerimento de Registro de Candidatura aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito.

30 de novembro – terça-feira (19 dias antes)

Último dia do prazo para a apresentação do requerimento de registro de candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito pelo partido ou coligação,no Cartório Eleitoral, até as dezenove horas.

01 de dezembro – quarta-feira (18 dias antes)

Último dia para os candidatos requererem seus registros perante o Cartório Eleitoral, até às 19 (dezenove) horas, caso os partidos ou coligações não os tenha requerido.

Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral.

Data a partir da qual os partidos políticos registrados podem fazer funcionar, das 8 (oito) às 22 (vinte e duas horas), alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos.

11 de dezembro – sábado (8 dias antes)

Último dia para o Juiz Eleitoral realizar sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito.

12 de dezembro – domingo (7 dias antes)

Data a partir da qual pode ser veiculada a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

16 de dezembro – quinta-feira (03 dias antes)

Último dia para a realização de debates.

17 de dezembro – sexta-feira (02 dias antes)

Último dia para propaganda política mediante comícios ou reuniões públicas.

18 de dezembro – Sábado (01 dia antes)

Último dia para propaganda eleitoral mediante alto-falantes e amplificadores de som ou para promoção de carreata e para distribuição de material de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos.



Do PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário