segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Grupo que explodia bancos na PB é preso




Após 60 dias de investigação, envolvendo mais de 40 agentes da Polícia Civil dos estados da Paraíba e Alagoas, foi preso na madrugada de ontem um grupo apontado como sendo responsável por vários crimes contra agências bancárias na região. Com o bando, que foi capturado no interior do estado de Alagoas, foram localizadas armas, veículos, munições e até um maçarico importado com alto poder de corte. Durante a investida, houve troca de tiros e um dos criminosos acabou morto.


Da esquerda para a direita:José Romão, Edmundo Vieira de Souza, Ed Carlos Lucena e Ricardo Henrique Oliveira. Foto: Fotos: Policia Civil de Alagoas/Ascom/Divulgacao A operação teve início as 1h40 de ontem, na cidade de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas. Homens do Grupo de Operações Especiais (GOE/PB) e do Departamento de Investigação Criminal (DEIC/AL). O bando estava escondido em uma residência na periferia da cidade, que servia como espécie de "fortaleza do crime" onde eles guardavam armas, veículos e outros materiais utilizados nas ações criminosas. Os investigadores também querem descobrir se existe envolvimento de algum policial com a quadrilha.

Quando perceberam que estavam cercados, os criminosos investiram contra os agentes e a partir daí, teve início uma intensa troca de tiros, que acabou com um dos assaltantes morto e quatro detidos. Foram presos os paulistanos Edi Carlos Lucena Ramalho, de 26 anos; Ricardo Henrique Oliveira Silva, de 33; Edmundo Vieira de Souza, 35 e ainda o alagoano José Romão de Souza Filho, de 48. O outro criminoso que acabou morrendo no confronto foi Jailson Soares, de 29, também conhecido como "Véia", apontado como chefe da gangue.

De acordo com o delegado Mário Jorge Barros, os trabalhos contaram com o apoio dos policiais da Paraíba, na semana que antecedeu o primeiro turno das eleições e teve o seu auge na sexta, dia 29 de outubro, quando parte dos bandidos estavam em João Pessoa, se preparando para receber um equipamento importado. "Recebemos primeiro a informação que parte do grupo tinha saído de Alagoas para Paraíba. Eles tinha como objetivo receber um maçarico de plasma. Foi aí que contamos com o apoio dos agentes daParaíba que fizeram o cerco no local e evitaram a ação. Os bandidos na ocasião conseguiram fugir, mas o equipamento foi apreendido dentro da mala de um dos carros usados pela quadrilha" contou o delegado.

Com o bando, a polícia apreendeu duas pistolas, um revólver calibre 38, uma máquina fotográfica, R$ 3 mil em espécie, luvas, um outro maçarico de plasma, 17 munições calibre 380 e quatro de 765, e ainda um gerador de energia.

Do Diário da Borborema

Nenhum comentário:

Postar um comentário