quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Jornalista José Nêumanne Pinto receberá título de Cidadão Paulistano


O jornalista e escritor José Nêumanne Pinto receberá o título de Cidadão Paulistano, dia 4 de novembro próximo, em sessão solene, às 19 horas, no Palácio Anchieta, localizado no Viaduto Jacareí, 100, no bairro da Bela Vista, capital paulista. Proposta pelo vereador Quito Formiga, a homenagem foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de São Paulo.

José Nêumanne Pinto, jornalista, poeta e escritor, nasceu em Uiraúna, no sertão da Paraíba, em 1951. Foi repórter especial da Folha de S. Paulo, chefe de redação do Jornal do Brasil e editor de política e editorialista de O Estado de S. Paulo. Ganhou o Prêmio Esso de Informação Econômica (com Maria Inês Caravaggi, Perfil do operário brasileiro hoje, Jornal do Brasil) e o Troféu Imprensa de Reportagem Esportiva (com Paulo Mattiussi, Eder Jofre e o boxe brasileiro), ambos em 1976. Também recebeu o prêmio Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, em 2005, ao melhor livro de 2004, o romance O silêncio do delator.

O novo cidadão paulistano tem dez livros publicados: três romances, três de poesia e quatro de perfis, reportagens, artigos e ensaios jornalísticos. Atualmente, é editorialista do Jornal da Tarde, articulista de O Estado de S. Paulo e comentarista diário na Rádio Jovem Pan, de São Paulo, e no SBT (“Direto ao Assunto”). Lançou, ainda, o CD As Fugas do Sol (CPC-Umes), no qual lê poemas de sua autoria, com trilha sonora composta e interpretada pelo maestro Marcus Vinicius de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário