quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PB terá 1.350 vagas de estágio entre novembro e janeiro

Os jovens paraibanos terão nos próximos meses mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. Entre novembro próximo e janeiro de 2011, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) prevê a oferta de 1.350 vagas de estágio na Paraíba. Por conta da sazonalidade, esse número excede em 600 a quantidade de vagas ofertadas no Estado, que geralmente é de 250 por mês.

De acordo com o supervisor de Operações do CIEE na Paraíba, Euler Sales, a maior parte das oportunidades de trabalho disponibilizadas está em João Pessoa. Em segundo e terceiro lugar nesse ranking estão Campina Grande e Patos. Cidades de maior porte como Cabedelo, Santa Rita, Sousa, Pombal e Cajazeiras também registram boa oferta de vagas.

Em geral, o segmento econômico que mais demanda a contratação de estagiários é o de Serviços, que responde por 40% das vagas oferecidas. Em seguida, vêm Indústria, com 30% e o Comércio, também com 30%. No final de ano, as vagas do comércio se sobressaem em relação aos outros setores.

“Devido aos festejos de final de ano e o recebimento do 13º salários pela população economicamente ativa, é natural que os segmentos da economia como comércio e serviços contratem mais para suprir a demanda de atividades”, destaca Euler Sales.
Além disso, o número elevado de contratações nessa época do ano devido a uma conjugação de fatores, entre eles os indicadores positivos da economia, em especial as perspectivas de manutenção e até elevação das taxas de crescimento, previstas em saudáveis 7,5% para este ano.

O segundo fator é o vencimento de grande número de contratos, boa parte por conta da formatura de universitários que, assim, não podem mais estagiar. Além disso, muitas empresas oferecem vagas, porque efetivaram seus estagiários ou porque vários deles completaram o prazo legal de dois anos de contrato na mesma empresa.

Há, ainda, um terceiro aspecto indicado por Sales. “Com a retomada do desenvolvimento, são poucos os profissionais qualificados para atender às exigências do mercado e esse cenário reforça o estágio como modalidade eficaz de recrutamento, retenção e preparação de novos talentos para assegurar condições de ampliação em seus quadros funcionais, num futuro bem próximo”.

É importante destacar que as novas contratações devem respeitar a nova Lei do Estágio, que completou dois anos no final de setembro trazendo mais segurança jurídica para as contratantes e mantendo, como estímulo, a isenção de encargos trabalhistas e previdenciários, para as oportunidades de capacitação prática oferecidas a estudantes regularmente matriculados e que estejam frequentando instituições de ensino superior, médio e técnico.

Em todo o Brasil, 66 mil vagas de estágio estão sendo oferecidas entre novembro deste ano e janeiro próximo, para estudantes de praticamente todos os tipos de curso. Para aproveitar a maior oferta prevista, é importante que os interessados atualizem seus currículos, aumentando as chances de serem convocados para processos seletivos.

Essa atualização de dados poderá ser feita pelo site www.ciee.org.br ou nas unidades e postos de atendimento do CIEE. Estudantes ainda não cadastrados também podem fazê-lo gratuitamente no mesmo site. Em diversas situações, a inclusão da informação de que o aluno avançou uma fase em seus estudos de inglês, por exemplo, pode fazer toda a diferença entre a contratação ou a rejeição de um candidato.

Segundo o supervisor de Operações do CIEE na Paraíba, Euler Sales, o estágio é uma ótima chance de o estudante praticar as atividades da área que escolheu seguir, além de seguir as posturas comportamentais e pessoais requeridas pelo ambiente corporativo e fazer contato que terá com várias áreas de atuação, o que o auxiliará na escolha da futura profissão.

Do Paraíba 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário